Você certamente já deve ter ouvido falar dos alimentos termogênicos. A nutricionista Danielle Milhão explica que eles elevam o gasto calórico e mantêm o metabolismo bem ativo, aumentando as chances de queimar gordura.
Leia mais
Cinco benefícios do óleo de coco
Organização é o segredo de uma dieta
Cinco benefícios e cinco cuidados que você precisa saber sobre suplementos
Esses alimentos estão muito presentes na minha dieta. Diariamente, adiciono pimenta, gengibre e hortelã ao suco verde de todas as manhãs e bebo suco verde após as refeições e iogurte com canela à tarde.
Os principais alimentos termogênicos
- Café
– Chá verde e branco
- Wasabi (para quem gosta de sushi!)
- Pimenta
Foto: Tatiana Cavagnolli, Agência RBS
- Açafrão
- Gengibre
- Curry
– Canela
Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Agência RBS
- Guaraná em pó
- Hortelã
A seguir, confira a entrevista com a nutricionista Danielle Milhão.
Quais os benefícios dos alimentos termogênicos?
Ele aceleram o metabolismo. São bons aliados para quem está querendo diminuir o percentual de gordura corporal, ou para quem gosta, simplesmente, de manter hábitos saudáveis de vida. Mas
lembre-se: consumir alimentos termogênicos não dispensa a realização de exercícios e de uma alimentação equilibrada.
O que significa acelerar o metabolismo?
As reações no seu corpo estão ocorrendo de forma mais rápida e efetiva, o que é fundamental para quem deseja emagrecer e ser saudável.
A proteína também exerce papel importante?
Além dos termogênicos, que aceleram as reações do seu corpo, existem as estratégias alimentares que tornam o seu metabolismo mais inteligente, isto é, fazem com que o seu organismo queime gordura, tonifique e elimine as impurezas, como um processo natural. A proteína é um exemplo deste tipo de alimentação, carnes magras, de gado, frango ou peixe, ovos, queijos brancos, todos eles deixam nosso corpo mais esperto, e, na medida e horários certos, modificam a estrutura interna daquela pessoa que tem tendência a armazenar gordura, fazendo-a emagrecer e se manter assim por toda vida. Quem já possui um metabolismo organizado (que não forma gordura), vai se manter cada vez melhor utilizando este tipo de estratégia.
Comer de três em três horas também ajuda a acelerar o metabolismo?
Esta é outra forma inteligente de beneficiar seu corpo, fazendo-o queimar mais gordurinhas.
Quando você se alimenta poucas vezes ao dia, e passa muitas horas sem comer, o organismo interpreta como se também não pudesse gastar, porém, quando se alimenta de forma mais frequente, você estará acionando o botão de “gastar energia”, é assim que funciona. Então, comer de 3 em 3 horas não é termogênico, mas modifica o metabolismo permanentemente e positivamente.
Comentários