Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Saiba quais são os 10 inimigos da dieta

29 de maio de 2013 16

A pedido do blog, a nutricionista Larissa Signori listou os 10 inimigos de qualquer dieta. São alimentos ricos em gorduras, com calorias vazias e cheios de açúcar.

Larissa recomenda que também devemos evitar os alimentos industrializados que têm muito corante e conservante e acabam viciando as papilas gustativas. “Por isso fica tão difícil deixar de comê-los”,  explica. A dica dela é consumir o mínimo possível.

Leia mais:
Dez alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo
Aprenda a fazer 10 exercícios com o equipamento funcional TRX
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que ajudam a emagrecer
Cinco benefícios do óleo de coco

Veja a lista:


1 – PIZZA

Se for cheia de queijo amarelo e com ingredientes calóricos e gordurosos, pode prejudicar a dieta. Felizmente, temos versões mais leves, feitas com massa integral e recheios utilizando verduras e queijos brancos.


Foto: Iris Rocha


2 – DOCES

Além da alta densidade calórica, mesmo em pequena quantidade, balas, biscoitos recheados e chocolates também contêm gordura. Parte será utilizada como fonte de energia, mas o restante vai ser acumulado na forma de gordura.


Foto: Divulgação



3 – BEBIDA ALCOÓLICA

Com considerável densidade calórica, normalmente é consumida numa quantidade que coloca a perder todo o esforço feito com a dieta. Além disso, é diurética, podendo causar desidratação.


Foto: Paulo Franken


4 – REFRIGERANTES

Na versão zero ou comum, o refrigerante é um péssimo alimento para a saúde. Possui calorias vazias sem qualquer tipo de nutriente. A versão normal contém grande quantidade de açúcar. Já a light ou zero tem muito mais sódio, o que desequilibra o organismo e desidrata, além de utilizar adoçantes que, comprovadamente, fazem mal à saúde se consumidos em grande quantidade. O excesso de química gera um desequilíbrio fisiológico no organismo prejudicando a perda de peso.


Foto: Stock.Xchng


5- SUCO DE CAIXINHA

São cheios de açúcar. A maioria contém corantes e conservantes. E o pior, dá a ilusão de ser algo saudável. Opte por aqueles que não têm adição de açúcar e conservantes.


Foto: stock.xchng


6 – FRITURAS

A alta quantidade de gordura compromete qualquer dieta e provoca uma digestão lenta.


Foto: stock.xchng


7 – CARBOIDRATOS REFINADOS

Causam pico de insulina no sangue devido à rápida digestão e não proporcionam muito tempo de saciedade pelo baixo teor de fibras, que nos mantêm sem fome por mais tempo. Opte por versões integrais de pães, massas, arroz e todo o carboidrato que for ingerir.


Foto: Cristiano Estrela, Agência RBS


8 – SORVETE

Normalmente são repletos de açúcar, gordura trans, conservantes e corantes, o que favorece o aumento de peso. A melhor opção é preparar versões sem gordura trans e menos calóricas para poder consumi-lo de vez em quando.


Foto: Daniela Meira


9 – EMBUTIDOS E CARNES PROCESSADAS

São ricos em gorduras que podem elevar o colesterol e vêm repletos de toxinas que dificultam o emagrecimento. Sem contar no alto teor de sódio. Exemplo: salames, presunto, salsicha, linguiça, etc.


Foto: Gilmar de Souza


10 – SAL

Se consumido em grandes quantidades, causa retenção hídrica e favorece o aumento da pressão. Enquanto a recomendação diária é de 6g, o brasileiro consome em média o dobro desta quantidade. Alimentos industrializados, caldos prontos e temperos industrializados são os grandes vilões. Alguns desses temperos podem conter 1000mg de sódio em ½ tablete ou em uma colher de chá. Opte pelas ervas frescas e temperos naturais que sempre virão acompanhados de micronutrientes importantes.


Foto: Fernando Gomes


–> HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR A DIETA

PULAR REFEIÇÕES

Ao contrário do que muita gente pensa, pular refeições não ajuda no emagrecimento. Vai tornar o seu metabolismo mais lento além de deixar você com muito mais fome para a próxima refeição.

COMER RÁPIDO

O organismo precisa de um tempo para receber a mensagem de saciedade, por isso é tão importante comer devagar e mastigar bem os alimentos.

RÓTULOS

É importante ler os rótulos dos produtos que consumimos. Através deles, obtemos informações corretas sobre o alimento. É importante avaliar os ingredientes que sempre vêm em ordem de concentração na receita, do maior para o menor, além de ficar atento ao teor de gordura e fibras dos produtos para saber o que vai te alimentar bem.

Comentários (16)

  • Tatiane Machado diz: 29 de maio de 2013

    Olha o que achei… postei no teu face tb….

  • Margarete diz: 29 de maio de 2013

    Muito boa a reportagem e recomendações para uma vida mais saudável.

  • Luiz diz: 29 de maio de 2013

    Que eu saiba, 1000 mg é = 1 kilo né ? Como é que vai caber 1 kilo de sal em meio tablete ou em 1 colher de chá como afirmou acima a nutriocionista ? Ou será que tô ficando louco ?

  • neuza cunegatto diz: 29 de maio de 2013

    ótima reportagem,mas o problema está no sal!

  • luis da silva diz: 29 de maio de 2013

    Faltou o sexo porque depois de 2 horas de sexo te da uma fome come tudo que vem pela até as dez coisas que engordam.

  • carlos diz: 29 de maio de 2013

    certo seria abolir as dietas e sim focar na reeducação alimentar.

  • Barra de Cereal » Arquivo » Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados diz: 30 de maio de 2013

    [...] mais: Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Dez alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Saiba por que o pilates é o queridinho das academias diz: 31 de maio de 2013

    [...] alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer Aprenda a [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Quais assuntos você gostaria de ler no Barra de Cereal? diz: 31 de maio de 2013

    [...] motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer Aprenda a [...]

  • aclisio teixeira diz: 1 de junho de 2013

    muito boa reportagem sempre que possível coloquem reportagens como esta, um grande indicativo pra termos uma boa saúde.

  • Marta diz: 9 de junho de 2013

    Aline, à noite sinto muita fome e o que tenho feito é comer um sanduiche por volta das 20h. Um pão francês sem miolo com alface, tomate, uma fatia de presunto magro e orégano. Sei que o pão integral é melhor mas o francês é mais barato. O que acha?

  • Nair diz: 10 de novembro de 2013

    Obrigada pelas boas orientações.
    Nair

Envie seu Comentário