Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 30 maio 2013

Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados

30 de maio de 2013 43

O chá verde tem gosto amargo, mas vale a pena fazer algumas caretas pelo bem que ele faz para a nossa saúde. Tomo todos os dias. Convoquei a nutricionista Denise Entrudo para nos explicar por que essa bebida é a queridinha das dietas. Confira!

Leia mais:
Saiba quais são os 10 inimigos da dieta
Dez alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que ajudam a emagrecer
Aprenda a fazer 10 exercícios com o equipamento funcional TRX

Cinco motivos para tomar o chá verde:
1. É um alimento anti-inflamatório e antioxidante
2. Melhora a recuperação muscular pelo potencial antioxidante
3. Previne o envelhecimento e doenças como o câncer
4. Aumenta a termogênese e isso gasta mais calorias
5. Pode diminuir o colesterol ruim

BENEFÍCIOS
Denise explica que o chá verde pode atuar de forma benéfica em algumas doenças como diabete mellitus 1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Além disso, pelo seu potencial antioxidante, previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular.

Um estudo realizado no Japão publicado na revista Obesity (2007) constatou que a ingestão regular pode diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo que diminui a circunferência da cintura. Além disso, as catequinas e a cafeína do chá podem atuar na termogênese aumentando o gasto calórico diário.

QUANTIDADE RECOMENDADA
No mínimo, um litro de chá verde por dia para ter os benefícios.

CHÁ EM FOLHAS É MAIS EFICIENTE

Os estudos nos mostram que o ideal é ingerir o chá das folhas. Em sachê, nem sempre vai ter as folhas. A indústria acaba misturando os talos também. E em cápsulas, ainda não foi comprovado um efeito benéfico como a ingestão do chá. Você pode encontrar o pacote com as folhas de chá verde no supermercado, no Mercado Público e em lojas de produtos naturais. Eu compro a versão acima.

CUIDADOS
Quem tem insônia não deve tomar o chá após as 16h, pelo teor de cafeína. Também não é recomendado consumi-lo próximo às refeições, pois os fitatos diminuem a absorção de nutrientes como o ferro. Então, nada de terminar o almoço e logo consumir o chá verde. Evite também açúcar e adoçante.