Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Saiba por que o pilates é o queridinho das academias

31 de maio de 2013 15


Foto: Tatiana Cavagnoli, Agência RBS

Fortalecimento da musculatura, resistência muscular, alinhamento postural e prevenção de doenças como a osteoporose são as principais razões que levam tantas pessoas para as aulas de pilates. Existem academias e estúdios com filas de espera, tamanha a procura.

Trata-se de um trabalho direcionado e os resultados aparecem em poucas sessões. Convoquei o instrutor de pilates e personal trainer Matheus Zanchet para explicar esse método que promove a saúde integral, age no âmbito físico, mental e espiritual.
- Não se compara a nenhum outro trabalho realizado em academia e nem substitui os exercícios aeróbicos, tampouco a musculação – declara Matheus.

Dez alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo
Saiba quais são os 10 inimigos da dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Aprenda a fazer 10 exercícios com o equipamento suspenso

A seguir, confira as explicações do instrutor de pilates Matheus Zanchet:

O QUE É O PILATES
É um método de alongamento e exercício físico que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução, uma técnica de reeducação do movimento, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.


Foto: Tatiana Cavagnoli, Agência RBS

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
1 – Contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.
2 – Muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.
3 - A prática pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e dores, o que pode, comprovadamente, desencadear o sono natural.
4 – Ajuda a aumentar força e resistência sem hipertrofia dos músculos, porque se concentra no desenvolvimento do “core” – músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal -, e nas costas.
5 – Ao promover a boa postura e equilíbrio, pode ajudar na prevenção da osteoporose e consequentes quedas.
6 – É um exercício que literalmente reintroduz você ao seu próprio corpo. Quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o estresse da vida moderna.
7 - Auxilia na prevenção da incontinência urinária, uma vez que fortalecer o pavimento pélvico.
8 – Ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do “core”. Isso significa menos lesões.
9 - Ajuda na recuperação e evita lesões recorrentes por ser uma atividade de baixo impacto.
10 - Um mantra bastante ouvido nas academias é “sem dor, sem ganho”, mas isso não se fala num estúdio de pilates. É uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.

RESULTADOS
Após 10 sessões, já é possível notar algumas mudanças, como aumento da flexibilidade, do tônus muscular e alívio de dores.

AJUDA NO EMAGRECIMENTO
Por promover um corpo mais tonificado, modelado e alongado, auxilia no emagrecimento. O ideal é associar o pilates com um exercício aeróbico, tanto para o gasto calórico, quanto para o trabalho cardiovascular.
O pilates e a caminhada são uma combinação perfeita.

TERAPIA
Pode ser praticado e utilizado como terapia para diversas dores crônicas, tensões e estresse, problemas de coluna, nervo ciático, tendinites e bursites, fibromialgia, tornozelo e pé, quadril, ombro, cotovelo e punho, dores de cabeça, contusões etc.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER
A grande vantagem do método pilates é que ele pode ser adaptado para diferentes tipos de praticantes.
Para aqueles que sofrem de dores crônicas ou desconfortos musculares, não gera desgaste articular, pois envolve exercícios de baixo impacto e com poucas repetições.
Pode auxiliar na reabilitação, na parte estética, no ganho de condicionamento físico ou preparo de atletas.


Foto: Oaclubs, Reprodução

Comentários (15)

  • ivete tochetto diz: 31 de maio de 2013

    x

  • lisete pasquali diz: 31 de maio de 2013

    É muito bom, eu adoro fazer pilates

  • Barra de Cereal » Arquivo » Quais assuntos você gostaria de ler no Barra de Cereal? diz: 31 de maio de 2013

    [...] Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que ajudam a emagrecer Aprenda a fazer 10 exercícios com o equipamento suspenso Abraços e um ótimo fim de semana! [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo diz: 1 de junho de 2013

    [...] mais: Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados Saiba quais são os 10 inimigos [...]

  • MARIA HELENA HERRERA DA SILVA diz: 1 de junho de 2013

    beleza, por experiencia propria eu e meu marido, fizemos por 7 meses, agora depois de 1 viagem, pretendo voltar, se ela ainda me aceitarem….

  • Barra de Cereal » Arquivo » Solidariedade no combate à obesidade diz: 2 de junho de 2013

    [...] o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados Saiba quais são os 10 inimigos [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Nutricionista explica os benefícios de cada ingrediente do suco verde diz: 3 de junho de 2013

    [...] mais Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que [...]

  • Jeanete rego diz: 3 de junho de 2013

    O método é igual para todos? Na faixa etária dos 70 anos, por exemplo, há algumas restrições? Sempre vejo em muitas academias, que o procedimento é sempre o mesmo, ficando apenas por conta do aluno avaliar até onde ele pode exigir de seu organismo. Nem sempre as pessoas estão preparadas para se proteger, acredito eu. Poderia ter uma resposta em meu e-mail? Grata.

  • “A liberdade que a corrida te dá nenhuma outra atividade proporciona” | Blog da Maratona diz: 5 de junho de 2013

    [...] mais: Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Aprenda a fazer 10 exercícios com o equipamento suspenso Confira um treino de corrida para [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Tire suas dúvidas sobre o whey protein e outros suplementos diz: 6 de junho de 2013

    [...] o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Saiba quais são os 10 inimigos da dieta Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Confira 10 dicas para ter sucesso em uma dieta diz: 6 de junho de 2013

    [...] gordura e aumentar o rendimento Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo Saiba por que o pilates é o queridinho das academias Saiba quais são os 10 inimigos da [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Saiba o que é o overtraining e cinco dicas para evitá-lo diz: 9 de junho de 2013

    [...] Saiba por que o pilates é o queridinho das academias [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Quatro pratos para um jantar light no dia dos namorados diz: 11 de junho de 2013

    [...] Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada Confira sete motivos para incluir a quinoa na alimentação Confira 10 dicas para ter sucesso em uma dieta Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo Saiba por que o pilates é o queridinho das academias [...]

Envie seu Comentário