Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Nutricionista explica os benefícios de cada ingrediente do suco verde

03 de junho de 2013 12


Foto: Divulgação

Apreciado pelas celebridades, o suco verde é famoso por conter propriedades antioxidantes benéficas ao organismo. Ajuda a diminuir a ação dos radicais livres e a liberar as toxinas, que muitas vezes são acumuladas pela alimentação inadequada, estresse, poluição etc.

Leia mais
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Saiba por que o pilates é o queridinho das academias
Saiba quais são os 10 inimigos da dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, que ajudam a emagrecer

Conforme a nutricionista Ana Carolina Bragança, da Clínica Nutrissoma, a bebida é utilizada nas dietas de desintoxicação, que têm a finalidade de promover a renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia, melhorando a circulação, reforçando as defesas do organismo, retardando o envelhecimento e auxiliando na perda de peso.

O suco verde pode ser feito a partir de combinações específicas de frutas ricas em antioxidantes, alimentos termogênicos, vegetais verdes com propriedades diuréticas, fibras e alimentos com excelentes fontes sais minerais. Para o efeito de emagrecimento, a ingestão  precisa ser associada a uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Ana Carolina Bragança explica cada um dos ingredientes do suco verde que tomo todos os dias. A receita eu já postei aqui, lembram?


DESVENDANDO O SUCO VERDE

2 FOLHAS DE COUVE, 1 PUNHADO DE SALSINHA, 1 PUNHADO DE HORTELÃ E 2 PEDAÇOS DE AIPO

Ricos em clorofila, destacam-se entre as demais hortaliças por serem ricos em vitamina C, importante para proteger o sistema imunológico e reduzir sintomas de resfriado. A vitamina C, por prevenir os danos causados pelos radicais livres, pode estar associada à redução da gravidade de condições inflamatórias, como a asma, osteoartrite e artrite reumatoide. Também tem efeito benéfico na promoção da saúde cardiovascular.

São também fonte de vitamina A, um antioxidante flavanóide natural, também necessária para a manutenção saudável das membranas mucosas e da pele e essencial para a visão.

Além disso, esses vegetais verdes se destacam também por serem excelentes fonte de minerais como potássio, sódio, cálcio, manganês e magnésio. O potássio, por sua vez, é um importante componente das células e fluidos do corpo que ajuda a controlar a taxa cardíaca e a pressão arterial.

1 MAÇÃ VERMELHA COM CASCA



A ingestão de frutas sempre está relacionada a hábitos saudáveis , e a maçã é rica em nutrientes essenciais para o nosso organismo. Reduz o colesterol, diminui a retenção hídrica e combate os radicais livres.


1 PIMENTA VERMELHA


É um excelente alimento termogênico, ou seja, faz o corpo elevar a temperatura corporal, promovendo maior queima de energia, inclusive aquela armazenada na forma de gordura. Ela possui uma substância chamada capsaicina, que, além de promover ardência ao seu sabor, promove a melhora da circulação sanguínea, auxiliando na prevenção das doenças cardiovasculares. Contém poucas calorias e é fonte de vitaminas A, C e do complexo B.


1 PEDAÇO DE GENGIBRE


Foto: Divulgação

É um alimento termogênico, rico em vitaminas, anti-inflamatório, digestivo, tem efeitos contra resfriados, tosse, bronquites, asma, rouquidão, inflamações de garganta.


1 LIMÃO



É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).


200MLDE ÁGUA DE COCO OU ÁGUA MINERAL


A água de coco é mais indicada que a água mineral, por ser mais rica em minerais. O potássio é o eletrólito mais abundante na água de coco, mas quantidades significativas de sódio, cálcio, magnésio, cloreto, zinco, manganês, ferro e cobre também são observadas. É uma bebida relativamente pouco calórica, destaca-se ainda sua propriedade diurética, seu potencial antioxidante, e em alguns estudos cita-se inclusive sua ação protetora contra tumores malignos.


1 COLHER DE CHIA E 1 COLHER DE LINHAÇA


Por serem ricas em fibras, quando hidratadas, têm a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de emagrecimento. Além disso, possuem ácidos omega 3 e 6.

RECOMENDAÇÕES

- Não substituir o almoço e o jantar pelo suco verde.
- Não é recomendado para quem sofre de gastrite ou outros distúrbios gástricos. Embora os ingredientes sejam benéficos ao organismo,  são irritantes para a mucosa gástrica (camada que reveste o estômago) e podem agravar o problema.

Comentários (12)

  • Ana diz: 3 de junho de 2013

    Eu faço só com laranja, couve, chia e linhaça fica ótimo!

  • Carla Fachim diz: 4 de junho de 2013

    Aline, parabéns pelo Blog.
    Estou adorando!!
    Tenho dúvidas:
    como devo consumir a chia?
    Quais as vantagens da quinoa?
    Qual a quantidade diária recomendada?
    Beijo!

  • Jo diz: 10 de junho de 2013

    Boa noite. Primeiro parabéns pelo blog, estou adorando! Tenho uma dúvida, em relação ao suco verde: Devo acrescentar no café da manhã ou devo substituir o café da manhã pelo suco verde? Tenho dúvidas. Obrigada.

  • Geruza Nunes diz: 27 de agosto de 2013

    Gostaria de saber se vc coa ou não e qual o tipo de pimenta vc utiliza.

    Grata,

    Geruza Nunes

  • raissa silva diz: 12 de novembro de 2013

    sempre que tomo sinto “roer” o estomago, uma dorzinha incomoda, será que devo suspender?

  • Fabrícia Ferreira diz: 13 de janeiro de 2014

    Eu tenho gastrite, então eu não utilizo esses alimentos irritantes gástricos, sou estudante de nutrição, no meu suco eu faço com couve, hortelã, as vezes coloco espinafre, coloco uma fatia de melão ou a maçã, a linhaça ou a chia, o gengibre é indispensável, uma pitada dele não irrita o estômago, pepino, e coloco outra fonte de vitamina c menos ácida que o limão, mas nada de pimenta, pois a pimenta é irritante gástrica, vc pode trocar por canela ou chá verde que são ótimos termogênicos e não altera o sabor do suco… Fica uma delícia. PS: meu desafio maior é tomar sem coer, ainda estou me adequando rsrs

  • celio costa diz: 10 de março de 2014

    oi me chamo celio moro no usa comecei a tomar o suco verde a semana passada dia 03 marco 2014 estou me centino muito bem mais gostaria mais informacoes estou tomando o suco de 03 pedacos de abacaxi,03 pedasos de maca,01 punhado de couve,350ml agua de coco,03 pedacos de gengibre,02 galhinhos de hortela, chia duto sem acucar.em uma semana senti diferenca, gostaria de saber os beneficios dessacombinacao e por quanto tempo posso tomar obrigado celio.

Envie seu Comentário