Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Saiba por que o colágeno é a proteína que está na moda

05 de junho de 2013 0


Swisabeuaty, Reprodução

Utilizado em tratamentos estéticos, com a promessa de auxiliar na diminuição da flacidez e da celulite, o colágeno definitivamente está na moda. As mulheres estão cada vez mais em busca de tratamentos que deixem uma aparência mais bonita e saudável.

- Eu costumo recomendá-lo para pessoas que têm tendência à flacidez e para quem está perdendo bastante peso – explica a nutricionista Ana Carolina Bragança.

Ela destaca ainda que não há pesquisas conclusivas sobre o auxílio do colágeno no emagrecimento.

Leia mais:
Uma dieta para perder gordura e aumentar o rendimento
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Saiba por que o pilates é o queridinho das academias
Saiba quais são os 10 inimigos da dieta

A seguir, a nutricionista Bárbara Riboldi, da Clínica Nutrissoma, tira todas as dúvidas sobre o colágeno. Espero que gostem!

CINCO BENEFÍCIOS DO COLÁGENO
1 – Estimula o metabolismo de células da pele
2 – Consequentemente, pode auxiliar na diminuição da flacidez e celulite
3 – Existem benefícios da suplementação de colágeno para atletas com dores articulares e prevenção de lesões articulares
4 – Auxilia como coadjuvante em dietas de emagrecimento
5 – Fortalece cabelos e unhas

O QUE É
O colágeno é uma proteína abundante do corpo humano, representando cerca de 30% de toda a proteína que temos. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas e impedindo a deformação dos tecidos. É o que fez a pele ficar lisinha e sem flacidez.

EMAGRECE OU NÃO?
Acredita-se que o colágeno auxilia na prevenção da flacidez após o emagrecimento. Estudos demonstram que o uso de suplementação de colágeno em mulheres idosas com baixo consumo de proteínas, auxiliou a adequação do consumo proteíco e, com isso, ocasionou na perda de peso. Vale ressaltar que apenas incluir o colágeno na alimentação não ocasionará a perda de peso. É preciso aliá-lo a uma alimentação equilibrada.

INDICAÇÃO
É indicado principalmente para mulheres com mais de 30 anos. Elas possuem uma quantidade menor de musculatura no corpo, o que faz com que o depósito de colágeno seja menor. A síntese de colágeno diminui após os 30 anos. Além da idade, outros fatores podem comprometer a produção da substância: tabagismo, excesso do sol e deficiência alimentar dos nutrientes necessários para síntese do colágeno (vitamina C, zinco, silício, cobre e manganês).

CONTRAINDICAÇÃO
É contraindicado para pessoas com consumo elevado de proteínas e pacientes com doenças renais. Também não é recomendado para gestantes e lactantes. Só deve ser utilizado como complemento alimentar com um objetivo específico, quando orientado por um profissional da saúde.

MELHOR VERSÃO
No mercado, são comercializados colágeno em cápsula, em líquido e em pó. O mais recomendado é o hidrolisado, que será rapidamente absorvido pelo organismo (pois é “pré-digerido”). É importante buscar versões que sejam livres de açúcar e que também contenham outros precursores do colágeno, como o silício e a vitamina C.

A maioria das marcas de colágeno em cápsulas possui apenas 1g da proteína. São necessárias, no entanto, 10 cápsulas ao dia. Desta forma, é mais prático utilizar o colágeno hidrolisado em pó. Uma colher de sopa por dia é suficiente.

MARCAS RECOMENDADAS
Em pó: linha Puris
Líquido: Proteincolla

COMO E QUANDO TOMAR
Misturado a líquidos, como suco e leite, à noite ou pela manhã.

GELATINA
Muitas pessoas utilizam a gelatina como um alimento fonte de colágeno. A gelatina tem colágeno, mas não pode ser considerada um alimento-fonte. A gelatina contém grandes quantidades de açúcar, corantes e conservantes que não trazem benefício algum para a saúde.

Siga o blog no Facebook

Envie seu Comentário