Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nutricionista tira todas as dúvidas sobre a intolerância à lactose

13 de junho de 2013 33


Tadeu Vilani, Agência RBS

Quem tem intolerância à lactose pode tomar o suplemento whey protein após o treino na academia? Por sugestão da leitora Jacqueline Ricalde, pedi para a nutricionista Ana Carolina Bragança, da Clínica Nutrissoma, esclarecer essa e outras as dúvidas.

Leia mais:
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Veja como os exercícios físicos podem ajudar a definir o abdômen
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Confira 10 dicas para ter sucesso em uma dieta
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo

Confira as dicas:

INTOLERÂNCIA À LACTOSE
A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A intolerância à lactose, então, é a incapacidade de digerir lactose.

PRINCIPAIS CAUSAS
- A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não produz a enzima lactase suficiente, essa enzima é a responsável pela digestão da lactose.

- É muito comum em adultos e pode começar em diferentes momentos da vida, normalmente a causa é genética, mas também pode causada por gastroenterite viral ou bacteriana e outras doenças, como a doença celíaca, que podem destruir as células produtoras de lactase que revestem o intestino delgado. Cirurgias no intestino delgado também podem causar intolerância à lactose.

- Bebês prematuros podem ter intolerância à lactose, por não ter o intestino completamente formado ainda.

ALTERNATIVAS ALIMENTARES
- Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, cortando da dieta, produtos com leite ou derivados.

- Se a intolerância não for grave (maior parte dos intolerantes), o indivíduo não precisa cortar completamente qualquer alimento que contenha lactose e, com o passar do tempo, a pessoa vai aprendendo sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas da intolerância à lactose (diarreia, inchaço, flatulência).

- Uma das maiores preocupações em caso de intolerância à lactose é adotar uma dieta que substitua os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio, pois sua deficiência pode causar osteoporose. Por esta razão, é importante, quando for possível (intolerância menor), manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, com uma uma quantidade que seja bem tolerada pelo organismo (que não apresente nenhum sintoma).


Foto: stock.xchng

- O iogurte, por exemplo, muitas vezes é tolerado por ser um leite fermentado por bactérias (conhecidas como lactobacillus) que digerem parcialmente a lactose.

- Já existem no mercado leites de vaca de baixa lactose, que possuem, em média, menos 90% de lactose do que os convencionais.



Foto: Divulgação

- Para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert (foto), entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos. Esses microorganismos também consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero. De qualquer forma, isso depende muito da fábrica. Em caso de dúvida na embalagem, é sempre bom verificar com o fabricante antes de consumir o produto.


Foto: Júlio Cordeiro, Agência RBS

- Já temos no mercado o leite de vaca zero lactose. Na sua fabricação, a própria indústria utiliza a enzima lactase para digerir totalmente a lactose original desse leite.

- Os famosos iogurtes e leites a base de soja também são excelentes substitutos totalmente sem lactose, uma vez que a indústria inclúi quantidades de cálcio e nutrientes adequados.

EXERCÍCIOS FÍSICOS X INTOLERÂNCIA À LACTOSE
- A intolerância á lactose não interfere na vida de alguém que malha.

- A orientação da alimentação pré-treino é a mesma de uma pessoa sem intolerância à lactose, uma vez que o leite e derivados não são interessante antes do treino, por terem a sua digestão mais lenta. No pré-treino, deve-se optar por alimentos ricos em carboidratos de digestão fácil. O que deve ser levado em conta é a quantidade e o tempo de digestão desse alimento, para garantir que ele servirá de combustível para a execução da atividade, sem comprometer a massa magra e o desempenho do treino. Variando de acordo com as necessidades individuais de cada um.

Se o indivíduo necessitar de suplementos a base de proteína do leite como Whey Protein, por exemplo, ele deverá consumir o do tipo isolado (90-98% de proteínas). A proteína isolada contém uma quantidade muito pequena de lactose ou por vezes indetectável, sendo uma boa alternativa.

FÓRMULA PARA DIGERIR A LACTOSE
Existem diversas formulações enzimáticas comercialmente disponíveis (cápsulas de lactase) que podem ajudar na digestão da lactose ingerida e reduzir significativamente os seus sintomas. No entanto, estes produtos algumas vezes não eliminam completamente os sintomas, pois os resultados variam de pessoa para pessoa e com as diferentes formulações dos produtos.

Comentários (33)

  • gabriela Hack diz: 13 de junho de 2013

    E onde seriam vendidas as cápsulas de lactase? Precisão de prescrição ou podem ser compradas livremente?
    obrigada

  • vika diz: 13 de junho de 2013

    teu interesse

  • Maribel Lyrio diz: 13 de junho de 2013

    As capsulas de lactase são vendidas na farmácia Bulla Manipulação, somente com prescrição médica.
    No Uruguay também é vendido o Intolac( lactase).

  • Débora diz: 13 de junho de 2013

    Adorei o post, Aline. Sou intolerante a lactose devido a doença celíaca, que descobri numa fase bem avançada. A marca que criou esse leite 0 lactose ganhou na loteria, aqui em casa todos consumimos.

  • ivan melo diz: 13 de junho de 2013

    Pessoal,
    Minha mulher tem intolerância à lactose. No final do ano passado fui a Porto Alegre (moramos em Foz do Iguaçu) e visitando o Zaffari, conheci o recém lançado leite Piracanjuba, com ZERO LACOTOSE. Foi a solução total para o problema dela, pois hoje toma leite puro todos os dias, sem qualquer problema. Chegando em Foz, falei com o pessoal do Supermercado Muffato, dei a eles uma embalagem vazia e mandaram adquirir o produto em Goiás, onde situa-se a indústria. Hoje me agradecem, pois as vendas são extraordinariamente grandes, conforme me informaram. Bom para todos. Por que não dizer o nome do produto e local onde o encontramos quando isso só ajuda as pessoas?
    Vamos lá: Piracanjuba.

  • Lélio diz: 13 de junho de 2013

    Ivan, Não tenho certeza se este Piracanjuba é REALMENTE 0 lactose, como diz bem grande na embalagem. Eu tenho intolerância a lactose e tenho tomado o leite Ninho Baixa Lactose, da Nestlé que, como o Piracanjuba, tem o acréscimo de lactase à sua fórmula, e não tenho mais tido problemas.

  • ivan melo diz: 13 de junho de 2013

    Prezado Lélio,
    Sim, é ZERO lactose. A empresa comprou o direito de uso da fórmula de uma empresa do Canadá. Imagine, minha esposa sequer podia comer uma fatia de queijo que ficava dias passando muito mal. Nem mesmo medicamentos em cujo excipiente contenha lacotose. Era coisa muito séria mesmo! Agora ela toma copos desse leite puro. Para ela o NINHO baixa lactose nem falar. Creio que eles não iriam arriscar colocar bem grande na embalagem ZERO lacotose, sem ser realmente, pois além de se tratar da saúde das pessoas, quantos processos não enfrentariam? Recomendo experimentar aos pouquinhos. Além do mais está praticamente o preço do leite comum (aqui está R$ 3,49 o litro). Eu mesmo passei a tomá-lo no café e não sinto diferença. Ele é semi-desnatado.
    Grande abraço e estamos aí.
    Ivan Melo – Foz do Iguaçu-PR

  • Solange N. Pereira diz: 13 de junho de 2013

    Eu sou intolerante a lactose e conheci o leite Piracanjuba aqui no Supermercado Zaffari de Porto Alegre também. Ele me salvooouuu :)

  • Fernanda diz: 14 de junho de 2013

    Eu também, depois que conheci o Piracanjuba, nunca mais tomei outro leite de baixa lactose.Creio que ele cumpre o que promete, pois eu tinha sintomas até quando tomava iogurte, leite baixa lactose e leite comum então, nem se fala.Agora com esse leite zero lactose, posso consumí-lo tranquilamente.

  • Nilto Bueno diz: 14 de junho de 2013

    Tenho um filhinho com apenas cinco aninhos que tem intolerância a lactose, descobrimos cedo com um médico muito bom aqui de Caxias do Sul o Dr. Arthur Preto, receitou logo o leite de baixo teor de lactose.
    Hoje usamos no mama dele somente leite de baixo teor de lactose das marcas PIRACAMJUBA zero lactose e da marca ELEGE com menos 90% de lactose ambos da caixa cor laranja.
    Abraços.

  • Mônica diz: 14 de junho de 2013

    O leite Piracanjuba é Show! Eu tenho intolerância grave e ele foi minha salvação. Agora foi lançado também o achocolatado Zero lactose da mesma marca. Ainda não encontrei na rede Zaffari, mas parece que já estão providenciando.

  • Leka diz: 14 de junho de 2013

    Pessoal, zero % nunca é mesmo zero %, sempre há uma margem de tolerância. Além disso, cada indivíduo (organismo) responde de uma forma, então o negócio é testar mesmo os produtos disponíveis no mercado e ver qual é o melhor para cada um!

    Aline, gostaria de sugerir outra pauta: intolerância à proteína do leite (meu caso).

    Abraços!

  • Luciano diz: 15 de junho de 2013

    Pessoal, eu também tenho intolerância a lactose faz 5 anos e tomo diariamente o LACTAID, suplemento que contem a lactase. Não é remédio e só é vendido nos EUA. Compro sempre em grandes quantidades e se acaso alguém quiser comprar algumas unidades comigo devo estar recebendo de um amigo que está vindo de lá agora. Entre em contato caso alguém se interesse. Abraços

  • adrieli diz: 4 de agosto de 2013

    meu filhinho tem 1 ano e 3 meses e le intoleravel a lactose desde os 3 meses,sempre usei o leite aptamil sem lactose,ele agora esta usando o piracanjuba 0%lactose,muito bom,nem parece ser sem lactose,ele esta adorando,mas eu estou com um grande problema,ele adora nescau,toddy,estava colocando,mas ai apareceu a diarreia,nao sei o q faço…me de uma dica do que por pra ele na mamadeira q nao o prejudique..obrigado

  • Julianne Tozo diz: 9 de agosto de 2013

    Eu também moro no interior do Paraná e graças a Deus estão vendendo o Piracanjuba sem lactose, maravilhoso. Agora só falta as cafeterias aderirem a ele e nos salvarem. Abraços!

  • Jé diz: 8 de outubro de 2013

    Bom dia galera.
    PEÇO A ATENÇÃO DE TODOS…
    ESTOU PROMOVENDO UM ABAIXO-ASSINADO PEDINDO A “LEI DA LACTOSE” OU SEJA, OBRIGAR OS FABRICANTES A DESTACAREM NAS EMBALAGENS DOS PRODUTOS “CONTÉM LACTOSE” OU “NÃO CONTÉM LACTOSE”.
    PEÇO A AJUDA DE TODOS É FÁCIL E RÁPIDO DE ASSINAR. SE POSSÍVEL DIVULGUEM NO FACEBOOK, TWITTER E VIA EMAIL A TODOS OS SEUS CONHECIDOS. É UMA CAUSA MUITO IMPORTANTE!

    http://change.org/leidalactose

    RBS POR FAVOR AJUDE-NOS A DIVULGAR ESSE ABAIXO-ASSINADO!

  • Danyelle diz: 17 de outubro de 2013

    meu namorado tem tolerância a lactose tenho medo dele ingerir o alimento que contenha lactose e eu nao conseguir ajuda-lo oque posso fazer para socorre-lo se caso ele ingerir lactose ?

  • Luana Bicalho diz: 18 de outubro de 2013

    Nossa eu nunca vi este leite..vou tentar achar aqui em são paulo

  • LORENA RIBEIRO FREITAS diz: 21 de novembro de 2013

    Gente descobri agora que tenho intolerância a lactose.. Minha médica me receitou lactase para amenizar quando fosse ingerir leite e derivados mas não adiantou… É só tomar e correr para o banheiro. Alguém pode me informar alguns produtos q não contenham lactose , sinceramente não estou podendo comer biscoito,iogurte, queijo, vitamina…alguém me ajuda

  • Sih diz: 26 de novembro de 2013

    Oi… eu sei que tenho intolerância a lactose mas ainda não consigo evitar de consumir alimentos que a contenham, sou muito desregrada para cuidar o que me afeta e o que não. Mas enfim, queria informar que existe o Lactaid pra vender aqui em Porto Alegre numa farmácia no Moinhos Shopping. Abraços.

  • Tiane diz: 9 de dezembro de 2013

    Bom Dia,

    Fiz um exame mas minha medica saiu de licença, gostaria de saber se tenho intolerância a Lactose ou não.

    segue resultado abaixo:

    TESTE DE TOLERÂNCIA A LACTOSE
    - Resultado Basal – 80,0 mg/dL
    - Resultado 30 – 86,0 mg/dL
    - Resultado 60 – 78,0 mg/dL
    - Resultado 90 – 80,0 mg/dL
    - Resultado 120 – 85,0 mg/dL
    - Resultado 150 – 85,0 mg/dL
    - Resultado 180 – 85,0 mg/dL

    Fico no aguardo.

  • Gabriele diz: 10 de janeiro de 2014

    Boa Tarde Luciane. Meu nome é Gabriele Marques. Moro em Sete Lagoas, MG.
    Procurando reportagens sobre LACTASE achei seu site e resolvi te escrever.
    Desde pequena nunca ingeri leite de vaca, de saquinho, de caixinha, nenhum. ”Mamei” em minha mão desde pequena até os 5 anos por causa da intolerância a lactose, IL. A uns 3 anos atrás, fui ao médico de estomago, ele me pediu que fizesse a endoscopia. Eu fiz, ele disse que tenho gastrite nervosa e me receitou omeprazol. Pensando que não iria adiantar, pois meu problema é IL, tomei o comprimido e realmente não resolveu. Alguns anos atrás a IL era brando, eu comia, não passava tanto mal. Minha boca inchava e eu ficava cuspindo por um bom tempo. Aí passava. Agora não, não posso comer 1 bis, 1 queijo, nada, nada que tenha leite/queijo/derivados que vomito e fico quase 6 horas com muita dor no estomago. Relatei meu caso a minha cunhada e ela me disse que sua sogra também tinha esse mesmo problema, a IL, e que ela tomava capsulas de LACTASE. Como ela mora no RJ, ela então me mandou dessas capsulas que sua sogra toma para ver se no meu caso iria ajudar. Ela me disse que eu tomava o medicamente 15/20 min antes de comer alguma coisa derivada do leite. Fiz o teste, na quarta-feira, comi um hambúrguer e não restringir que viesse sem mussarela. Deixei com a mussarela pra mim ver a reação do medicamento. NADA FEITO. Tava com esperança que não ia passar mal, mas passei. Nunca passei tanto mal igual dessa ver agora que ingeri a capsula de LACTASE. Vomitei muito, no outro dia meu estomago ainda estava doendo, e agora estou com medo de ingerir novamente e acontecer a mesma coisa, porque passar mal é muito ruim, uma sensação horrível.
    O que acha sobre meu caso? Me ajudaria com alguma posição?
    Aguardo seu retorno.
    Desde já agradeço.
    Att,
    Gabriele.

  • Mayara diz: 13 de janeiro de 2014

    Tenho intolerância a lactose e me adaptei bem com um produto importado chamado Lactaid (fast act). Esse produto é muito superior ao manipulado. É vendido sem receita médica nos EUA, por ser um suplemento. Costumo comprar no ebay ou Mercado Livre.

  • matheus diz: 15 de janeiro de 2014

    Gostaria de saber se tomar leito zerp lactose com nescau ,pode me prejudicar deviado a interancia a lactose?

  • Renata diz: 13 de fevereiro de 2014

    Meu filho de 5 anos também adora achocolatado no leite e eu encontrei no mercado o da marca Native que além de não ter lactose ainda é orgânico. Ele adora.. e dou o leite Piracanjuba sem lactose.

  • alex diz: 21 de fevereiro de 2014

    Hoje no extra aqui na avenida Assis ribeiro sampa, vi esse leite piracanjuba, comprei na hora, so tomava leite de soja, mas descobri q leite de soja não é bom para os homens! Acho q com o tempo, vai aparecer mais marca pensando nessa galera com intolerância a lactose… boa sorte

  • SHEILA DE SOUZA NUNES diz: 14 de março de 2014

    “adrieli” eu li o seu comentário e meu filho também tem intolerância a lactose e vi q vc estava dando pro seu filho toddy e nescau mais vc não viu que eles tem nos ingredientes “leite” por isso que seu filho deu diarreia então vc tem que trocar por achocolatado pois esse não tem leite boa sorte…

  • comprar curtidas diz: 10 de abril de 2014

    Muito bom o blog, adorei. Muito interessante!!

  • Paulo Aguiar diz: 10 de abril de 2014

    Prezada, acabo de receber a notícia de que minhas duas filhinhas, gêmeas de 1 ano e dois meses, nasceram prematuras de 6 meses e meio têm intolerância à lactose através de exame de sangue realizado recentemente. O exame não sei o nome, mas, foi realizado devido ao tratamento que fazem referente à tosses constantes e a insuportável falta de ar. Exame pedido pelo médico que às trata para “asma” ou “bronquite asmática”. Como totalmente leigo no assunto e nunca tive interesse neste, agora comecei a me preocupar. Eis minhas indagações: 1ª A intolerância à lactose, pode ter algo a ver com a tosse e a possível asma?? 2ª Existe uma dieta confiável em que supriria a falta de ingestão e leite e seus derivados?? 3ª O uso das cápsulas de lactase pode ser usadas como tratamento à crianças nascidas prematuramente? Desde já agradeço a atenção. Obrigado. A propósito, muito bom o blog.

Envie seu Comentário