Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cinco benefícios das aulas de luta, que podem queimar até mil calorias

26 de junho de 2013 3


Fotos: Carlos Eduardo Guedes, Divulgação

Professor de lutas, o faixa preta de jiu-jitsu Fabiano Porto Mendes, da Academia Cia Athletica, revela que a procura por esse tipo de modalidade nas academias está cada vez maior. Tudo porque as aulas proporcionam emagrecimento, definição muscular e queimam muitas calorias.

Leia mais:

Conheça oito benefícios do amaranto, que auxilia no emagrecimento
Confira 10 cuidados antes de começar uma atividade física
10 motivos para incluir o ômega 3 na dieta
Confira os 10 chás amigos da dieta e da saúde
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

ALGUMAS MODALIDADES
JIU-JITSU
É uma arte marcial fundamentada na defesa pessoal. É um dos esportes que mais cresce no mundo, ganhando milhares de adeptos todos os anos. Por ser uma arte que não emprega golpes traumáticos, é passível de ser adequada à todas as idades e ambos os sexos.

BOXE
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

MMA
As artes marciais mistas (AMM), mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: mixed martial arts) incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão. Podem ser praticadas como esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio no qual dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Utilizam uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

MUAY THAY
É uma arte marcial originária da Tailândia. A disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. Juntamente com o Jiu-Jitsu é a arte marcial mais praticada por lutadores de MMA.

CINCO BENEFÍCIOS DAS AULAS DE LUTA

FÍSICOS - Desenvolve força, resistência, flexibilidade, velocidade, agilidade, definição muscular e emagrecimento.

MOTORES – Desenvolve coordenação motora, equilíbrio, habilidades motoras.

PSICOLÓGICOS - Desenvolve autoestima, autoconfiança, autocontrole, diminuição do estress do dia a dia.

COGNITIVOS – Desenvolve capacidade de planejamento, tomada de decisão, pensamento estratégico, velocidade de raciocínio.

SOCIAIS – Trabalho em equipe, confiança no colega, respeito, amizade, hierarquia.

CORPO DEFINIDO
As lutas promovem emagrecimento e definição muscular, desenvolve equilíbrio, força, coordenação motora, além de estimular a capacidade de planejamento e estratégia, autocontrole, autoconfiança, autoestima. Muitas famosas, como a apresentadora Sabrina Sato, estão fazendo aulas para modelar o corpo.

PROCURA
O condicionamento físico é o principal fator que leva tantas pessoas para as aulas de lutas. Por ser algo totalmente diferente, é grande a motivação. As aulas se tornam agradáveis mesmo sendo muito puxadas.

CUIDADOS
Roupa adequada, calçados confortáveis, hidratação constante e materiais de proteção.

ACESSÓRIOS
Ataduras, luvas, caneleiras, protetor bucal e quimono são acessórios que vão sendo utilizados com o passar do tempo. No inicio, só muita vontade.

CALORIAS
Atletas podem queimar 1.000 calorias por treino. Para os alunos iniciantes, em torno de 500 calorias.

Comentários (3)

  • Alex de Oliveira diz: 26 de junho de 2013

    Eu ja fui aluo do fabiano,fiz jiu com ele alem de sermos muito amigos,sei por mim,as artes marciais mudaram totalmente minha vida,fisica e mental e indico para todos em todas as idades.Um grande abraço ao professor Fabiano grande profissional

  • Viviane Drutsky diz: 26 de junho de 2013

    As lutas estão com tudo! Tenho feito ginástica funcional e intercalado com aulas de jiu jitsu na academia Guetho, em Poa. Estou adorando o resultado, meu corpo está secando e ao mesmo tempo, estou ganhando massa muscular. Acho que foi-se o tempo em que jiu jitsu era esporte masculino, vamos treinar gurias! beijos

  • Gislaine Andrade diz: 27 de junho de 2013

    Procurei o Muay Thai desde janeiro deste ano, primeiramente para emagrecer. Encontrei nesta luta algo muito maior, como motivação pessoal, auto estima, condicionamento físico e melhora da resistência e força. Hoje, emagreci 9kg, e pretendo seguir com o Muay Thai por muito tempo ainda! É ótimo!

Envie seu Comentário