Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Conheça a farinha que auxilia na perda de peso

27 de junho de 2013 12


Aline Mendes, Agência RBS

Rica em fibras, a farinha de banana verde melhora o trânsito intestinal e ajuda no controle do peso. Você pode prepará-la em casa ou comprar em lojas de produtos naturais. Eu encontrei numa banca no Mercado Público de Porto Alegre.

Leia mais:

Conheça oito benefícios do amaranto, que auxilia no emagrecimento
Confira 10 cuidados antes de começar uma atividade física
10 motivos para incluir o ômega 3 na dieta
Confira os 10 chás amigos da dieta e da saúde
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

A seguir, confira as dicas da nutricionista Elenise Corbari.

O que é a farinha de banana verde?
É um subproduto da polpa da banana verde. Seu nutriente mais importante é o amido resistente, que tem ação parecida à fibra alimentar, pois não é digerido nem absorvido pelo intestino delgado. É rico em potássio, fibras, sais minerais e vitaminas.

RECEITA
Ingredientes
Bananas verdes de preferência tipo prata

Modo de preparo
Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liquidificador e depois passe em uma peneira fina.

Tabela nutricional

Quais os seus benefícios?
1 – Previne e ajuda no controle do diabetes
Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, o organismo precisa liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.

2 – Melhora o trânsito intestinal
No intestino grosso, o amido resistente é fermentado e produz substâncias que alimentam as boas bactérias, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal. Melhora o funcionamento intestinal e previne a prisão de ventre.

3 – Provoca saciedade
Sua digestão e absorção são mais lentas, causando uma maior sensação de saciedade e diminuição na ingestão de alimentos, ajudando na manutenção do peso corporal adequado.

4 – Alivia os sintomas da TPM
Por ser rica em vitamina B6 e triptofano, ajuda na produção de serotonina, que é um neurotransmissor que provoca sensação de bem-estar e melhora o humor e devido ao seu teor de fibras, a farinha de banana ajuda na diminuição da retenção hídrica e das cólicas.

5 – Previne a osteoporose
Pois na digestão do amido resistente o ph intestinal diminui, auxiliando na absorção do cálcio e também é rica em fósforo, que participa da formação óssea.

6 – Reduz os níveis de colesterol
A farinha de banana verde diminui a produção de colesterol e auxilia na sua eliminação, impedindo que ele se acumule no sangue, contribuindo na prevenção de doenças coronarianas.

7 – Fortalece a imunidade
Por auxiliar o desenvolvimento da flora intestinal, estimula o sistema imunológico e aumenta a capacidade do organismo de combater as bactérias que entram em nosso corpo, melhorando a recuperação e prevenindo doenças.

Ajuda a emagrecer?
A banana verde é mais rica em fibras do que a madura e contém o amido resistente, que passa sem ser digerido pelo intestino delgado e só é fermentado no intestino grosso, auxiliando no emagrecimento. Se o consumo da farinha for para emagrecer, o ideal é consumi-la misturada na água trinta minutos antes das refeições. Os resultados do emagrecimento aparecem em média, após duas semanas de consumo.

Como as pessoas podem inclui-la na alimentação?
Pode-se consumir duas colheres de sopa de farinha de banana verde ao dia. Pode misturá-la em água, suco, alimentos ou saladas. Também pode ser utilizada no preparo de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo.

Todo mundo pode ingeri-la? Há alguma contraindicação?
Não existem contraindicações, mas é importante manter o consumo de água adequado, pois o aumento do consumo de fibras sem hidratação pode gerar prisão de ventre e ressecamento nas fezes.

Siga o Blog Barra de Cereal no Facebook

Comentários (12)

  • Maria Angélica Leivas Ferreira diz: 27 de junho de 2013

    Olhá só, moooooor.

  • Alexandra diz: 27 de junho de 2013

    É pra ficar confusa, estes dias li sobre a farinha de maracuja, agora banana, o que realmente funciona?

  • Matheus diz: 27 de junho de 2013

    Então se são duas colheres ao dia, seria uma antes das principais refeições?
    Pergunto por que como estou em uma dieta, tenho grande problema de saciedade, e talvez essa farinha possa ajudar. E como tenho que fazer de 5 a 6 refeições diária com intervalo de 3 em 3 horas, como seria o ideal? duas colheres antes do almoço? duas antes do café da tarde? da manha? Poderia me auxiliar?

  • Carlos diz: 27 de junho de 2013

    Por favor..quais as referências científicas sobre os benefícios citados nessa publicação?
    Obrigado

  • Gilberto Bocalon diz: 27 de junho de 2013

    Olha só meu amoooorrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Barra de Cereal » Arquivo » Alimentos ajudam a blindar o corpo contra vírus e bactérias diz: 28 de junho de 2013

    [...] Conheça a farinha que auxilia na perda de peso Conheça oito benefícios do amaranto, que auxilia no emagrecimento 10 motivos para incluir o ômega 3 na dieta Confira os 10 chás amigos da dieta e da saúde Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada [...]

  • janete diz: 28 de junho de 2013

    É feito só da casca ou de toda a fruta???

  • janete souza diz: 28 de junho de 2013

    A FARINHA É FEITO DA CASCA DA BANANA?

  • Barra de Cereal » Arquivo » Conheça os alimentos recomendados para quem costuma correr diz: 29 de junho de 2013

    [...] Conheça a farinha que auxilia na perda de peso [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas diz: 3 de julho de 2013

    [...] por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos Conheça a farinha que auxilia na perda de peso Conheça oito benefícios do amaranto, que auxilia no emagrecimento Confira os 10 chás amigos da [...]

  • Barra de Cereal » Arquivo » Atividade aeróbica pode provocar perda de músculo? Tire essa e outras dúvidas diz: 7 de julho de 2013

    [...] torneadas Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos Conheça a farinha que auxilia na perda de peso Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga [...]

Envie seu Comentário