Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Alimentos ajudam a blindar o corpo contra vírus e bactérias

28 de junho de 2013 6


Foto: My Mix Cereais

Determinados alimentos oferecem substâncias bioativas que ajudam a estimular o sistema imune, aumentando a resistência do organismo contra vírus e bactérias. Para prevenir viroses tão comuns nos dias mais frios e diminuir infecções que atrapalham o rendimento no dia a dia, é fundamental uma alimentação saudável, com a ingestão de nutrientes que aumentam a resposta imunológica do organismo, além de evitar alimentos prejudiciais.

Leia mais:

Conheça a farinha que auxilia na perda de peso
Conheça oito benefícios do amaranto, que auxilia no emagrecimento

10 motivos para incluir o ômega 3 na dieta
Confira os 10 chás amigos da dieta e da saúde
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

A preocupação com a boa forma pode fazer com que as mulheres optem por dietas milagrosas com poucas calorias, porém pobre em vitaminas e minerais tão importantes para uma melhor resposta imunológica.
Outros fatores como ansiedade, estresse e TPM também influenciam. Nesse período, o consumo de doces e gorduras, que dão a sensação de bem-estar, aumenta. Porém, a maioria desses alimentos oferece calorias vazias, ou seja, são pobres em nutrientes importantes para a manutenção do sistema imunológico saudável.
De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, consultora da Hero Nutritionals, o consumo exagerado de sódio também prejudica a imunidade por conta da desidratação causada por ele no organismo, que afeta a produção de anticorpos.

Veja como blindar o corpo contra vírus e bactérias:


Foto: Culinary

Gema do ovo - Rica em vitamina D, ajuda a regular o sistema imune. Estudos indicam que a sua deficiência pode contribuir com infecções respiratórias mais frequentes, principalmente no inverno, quando a incidência dos raios solares – que sintetizam o precursor da vitamina D na pele – é menor.


Foto: Divulgação

Semente de abóbora, arroz integral e ostras – Possuem zinco. As células do sistema imune têm enzimas que precisam do zinco para funcionar, por isso, sua deficiência pode resultar na queda da função imunológica.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Shitake – Possui uma substância chamada lentinana que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Tem também fibras, que ajudam a saciar a fome.


Foto: Gold

Iogurte – Presença de lactobacilos vivos pode estimular a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.


Foto: Appetiteforlife

Castanha-do-brasil - Rica em selênio, potencializa o sistema imunológico por conta dos linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos no organismo.


Foto: Stock.xchng

Óleo de coco - Tem ácido láurico que estimula o equilíbrio imunológico. O óleo de coco ajuda a combater bactérias, fungos e vírus e, consequentemente, diminuir infecções.


Foto: Jan Willem Geertsma

Cereais – Ricos em vitamina B6, fundamental para o metabolismo de aminoácidos, componentes das proteínas, já que durante a resposta imune necessita de uma síntese proteica maior. Estudos mostram que a deficiência da B6 compromete a produção de anticorpos.

Comentários (6)

  • João Lídio Sprada diz: 28 de junho de 2013

    Assuntos importantíssimos.Sou EngºAgrº defendo uma tese a saúde entra pela boca.Quando se discute saúde só se discute contratações de médicos,está na hora de repensar.Um grande percentual de pessoas que procuram atendimento a saúde,são pessoas que não se alimentam bem.Implantar política de incentivo a produção rural é fundamental,produzir com custos menores,barateando os alimentos e dar salários dignos aos trabalhadores é a solução.Educação alimentar nas escolas é outro assunto relevante.Saúde entra pela boca.

  • MÔ diz: 28 de junho de 2013

    Exelente blog, informações úteis para quem procura ter uma alimentação saudável, eu e meu marido aprendemos muito no dia a dia com as suas dicas que sempre tem uma fonte segura.

    Parabéns!

  • Zionar Kleyner diz: 28 de junho de 2013

    A notícia é muito boa!

  • Andre diz: 28 de junho de 2013

    Cuidado Joao Lidio, daqui a pouco os medicos exigirao que antes de prestares teus serviços, teus clientes deverao ser avaliado por eles…….

  • vovó diz: 28 de junho de 2013

    Acertadíssimo o lúcido comentário do agrônomo João Lídio Sprada! Educação alimentar, é isto que está faltando. É preciso ensinar ao povo ignorante que encher as crianças de refrigerantes e entupí-las de bolachinhas recheadas e balas não é um “agrado”, mas burrice total.

  • Nestor Molon diz: 28 de junho de 2013

    Este interessante artigo omite alguns alimentos consagrados como estratégicos para a nossa saúde em vários outros estudos:
    - azeite de oliva (ômega 3)
    - alho (antibacteriano entre outras propriedades)
    - uva, vinho, suco de uva (resveratrol para o sistema cardiovascular)
    - limão

Envie seu Comentário