Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 14 julho 2013

Quem pratica corrida pode consumir que tipo de suplemento? Nutricionista responde

14 de julho de 2013 0


Foto: Jessé Giotti

Desde que lancei o Blog Barra de Cereal, tenho recebido várias mensagens de leitores que gostam de correr e têm dúvida sobre quais suplementos ingerir antes, durante e depois do treinamento.

Leia mais:

Confira três combinações para deixar as pernas definidas
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Conheça a farinha que auxilia na perda de peso
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

Confira as dicas da nutricionista esportiva Marina Cargnin, da Clínica Nutrissoma.

Que tipos suplementos são recomendados para quem corre?

Bebidas isotônicas - Garantem a reposição dos carboidratos e eletrólitos, nutrientes fundamentais para manter um alto padrão de energia. Beba durante a corrida ou logo após o término.

Polivitamínicos - Comprimidos que contêm diversas vitaminas em sua fórmula. Durante uma corrida intensa você perde vitaminas e minerais muito rapidamente. Caso não haja a reposição dos nutrientes perdidos, o cansaço se manifesta antes da hora e provoca uma diminuição no ritmo da atividade.

Glutamina - Ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, promove o ganho de massa muscular e é excelente também para a recuperação dos músculos depois da corrida. Deve ser ingerida no pós-treino.

Gel de carboidrato - Indicados para repor a energia. A recomendação é ingerir um sache a cada 45 minutos de atividade física intensa, sempre seguido de água, para evitar a desidratação.

Whey protein - Produto derivado da proteína do leite, é sinônimo de ganho e manutenção da massa muscular. Pode ser usado tanto antes como depois da corrida.

BCAA - Aminoácido de cadeia ramificada que compreende três aminoácidos essenciais. Atua como fonte de energia para o músculo durante períodos de estresse metabólico, ajudando a poupar o glicogênio muscular.


Foto: Divulgação

Que tipo de dieta você indica para quem é muito magro e corre, mas não quer perder peso?
Indicaria uma dieta hiperproteíca (rica em proteína) e hiperglicíca (rica em carboidratos complexos). Além disso, deverá haver um balanço energético positivo, fazendo a reposição das calorias gastas durante o treinamento para que você não perca peso. Além de uma dieta balanceada, é fundamental organizar e distribuir as calorias ingeridas ao longo do dia principalmente em relação as refeições pré e pós treino para acelerar a fase de recuperação e evitar perdas indesejadas. Dependendo do tempo e intensidade das sessões de trenos, haverá necessidade de reposições inclusive durante a sessão de treinamento.

Siga o Blog Barra de Cereal no Facebook