Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 15 julho 2013

Conheça os benefícios do sono, que ajuda a emagrecer

15 de julho de 2013 0


Foto: Daniela Xu , Divulgação

Já ouvimos falar diversas vezes que uma noite bem dormida traz muitos benefícios para a saúde. A nutricionista Danielle Milhão, do Grupo de Cronobiologia do Hospital de Clínicas, explica que é fundamental para regular todas as funções no organismo.

- Um sono de qualidade ajuda a proteger sua saúde mental e física, promove bem-estar emocional, e melhora a performance nas atividades diárias e a qualidade de vida – destaca.

Leia mais:

Confira três combinações para deixar as pernas definidas
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Conheça a farinha que auxilia na perda de peso
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

CINCO BENEFÍCIOS DO SONO
1 - Previne doenças
2 – Mantém o bom humor
3 – Melhora o rendimento nos exercícios e no dia todo
4 – Emagrece
5 – Deixa você mais bonito (a)

A seguir, confira a entrevista com a nutricionista Danielle Milhão

O que o sono proporciona ao corpo?
Enquanto você dorme, seu cérebro se prepara para o dia seguinte, para que você possa aprender novas informações e lembrar-se de outras. Atenção: problemas de memória podem estar associados à deficiência de sono. O sono auxilia na manutenção do seu humor. Quem dorme pouco pode ficar com um perfil mais bravo e impulsivo, triste ou depressivo, estressado, ter mudanças repentinas de temperamento, sentir-se menos motivado e, até mesmo, ter déficit de atenção.

Ele também ajuda a regular a pressão e uma série de hormônios do corpo humano, prevenindo, assim, doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, obesidade e muitas outras. Melhora o sistema imunológico, diminuindo a chance até de você ficar gripado!! E, acredite, dormir bem melhora sua aparência física, evita o envelhecimento precoce, rugas, celulite e gordura localizada, isto porque diminui o excesso dos radicais livres e regula enzimas e hormônios.

Quantas horas devemos dormir por dia?
As recomendações gerais de horas de sono para adultos são de 7 a 8 horas por dia. Mas vale lembrar que algumas pessoas sentem-se bem dormindo mais ou menos horas. É importante sentir-se revigorado e sem sonolência durante o dia seguinte, assim você saberá que está dormindo a quantidade certa de horas. Orientações para os filhos: crianças em idade pré-escolar devem dormir de 11 a 12 horas por dia. Crianças em idade escolar, no mínimo, 10 horas por dia, e adolescentes, de 9 a 10 horas por dia.

Uma noite bem dormida é sinônimo de vida saudável?
Existe um trio que é sinônimo de vida saudável e beleza: boa alimentação – prática regular de exercícios – sono de qualidade. Você pode concluir que ter uma rotina de noites bem dormidas é responsável por uma boa parte da vida saudável.


Foto: Divulgação

Por que o sono é tão importante para quem faz dieta e pratica exercícios físicos?
Durante o sono irá ocorrer a liberação de hormônios que regulam todo o metabolismo (melatonina, por exemplo), inclusive a fome durante o dia seguinte (leptina e grelina). Pessoas que sentem fome em excesso podem estar dormindo pouco. E, equilibra outros hormônios que auxiliam no aumento de massa muscular (como o hormônio do crescimento e a testosterona). Parte da recuperação da fibra muscular ocorre enquanto dormimos.

Quem dorme mal corre risco de engordar?
Sim. Já está comprovado que dormir mal ou dormir pouco está associado ao aumento no risco de engordar, isto porque todas as reações no corpo ficam desordenadas, fazendo com que a gordura fique estocada ao invés de ser utilizada como fonte de energia. Ás vezes, só pelo fato da pessoa disciplinar seus horários de sono, já pode ocorrer uma diminuição de peso, mesmo que ela não tenha mudado ainda outros hábitos.


Foto: Divulgação

DICA DA NUTRI
- Durma e acorde sempre no mesmo horário
- Uma hora antes de ir para a cama, evite ficar no computador, TV ou fazer exercícios. Essas atitudes enviam sinais ao seu cérebro para ficar acordado.
- Duas horas antes de dormir evite uma refeição muito pesada e com excesso de carboidratos.
- Evite cafeína e nicotina (cigarros) após o final da tarde.
- Mantenha uma vida fisicamente ativa.
- Mantenha seu quarto quieto, totalmente escuro e com uma temperatura agradável na hora de dormir.