Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Aprenda a escolher o iogurte amigo da dieta e conheça os benefícios

18 de julho de 2013 13


Foto: Tadeu Vilani, Agência RBS

Diante da variedade de iogurtes nos supermercados, você sabe escolher a melhor opção de acordo com os seus objetivos? Para ajudar vocês, o blog Barra de Cereal convocou a nutricionista Ana Carolina Bragança, da Clínica Nutrissoma, para dar dicas das melhores opções e alertar sobre aquelas nem tão amigas da dieta.

Leia mais:

Confira três combinações para deixar as pernas definidas
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Conheça a farinha que auxilia na perda de peso
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada

Quais os benefícios do iogurte?
Tem importantes nutrientes como proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B e lactobacilos. Por isso, com o seu consumo, garantimos alguns benefícios: melhora da flora intestinal e da absorção de nutrientes pelo organismo e, consequentemente, do sistema imunológico, diminuição de gases, inflamações, infecções intestinais e desaceleração do processo de envelhecimento.
Para que seja denominado um iogurte de verdade, e tenha todos esses benefícios, ele deve ser fermentado por bactérias específicas, cientificamente chamadas Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que produzem um produto mais grosso e encorpado, e são os principais agentes no bom funcionamento do intestino. Em geral, são tolerados por intolerantes à lactose, por terem o açúcar do leite, a lactose, digerida pelas suas bactérias.


Foto: Dulce Helfer

Os benefícios também podem variar de acordo com os tipos de iogurte:
– Iogurte natural – Tem todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais, com a vantagem de ter maior digestibilidade.
– Iogurte desnatado – Possui os mesmos benefícios do iogurte natural, mas por ter menor teor de gordura, pode ser um ótimo aliado da dieta para perda de peso e de pessoas que possuem colesterol elevado.
– Iogurte de polpa convencional - Com teor de gordura semelhante ao natural, possui polpa de fruta e açúcar.
– Iogurte light – Normalmente possuem 0% de gordura e não contêm açúcar. Ótimo aliado da dieta para perda de peso, diabete e pessoas com colesterol alto.


Foto: Silvana Silva

Qual é a quantidade diária recomendada?
Recomenda-se, em média, de duas a três porções por dia de leite e seus derivados (iogurtes, queijos).

Podemos incorporar aveia, amaranto, chia e outros grãos ao iogurte?
Além de o cereal fornecer nutrientes funcionais ao organismo, contém fibras que auxiliam na saciedade e, consequentemente, no emagrecimento. A quantidade de cereal varia de acordo com o valor calórico total da dieta, sexo, peso, altura, e consumo de outros tipos de carboidratos ao longo do dia, mas a adição de uma a duas colheres por dia já é suficiente.


Foto: Luís Fernando Belmonte

O que devemos prestar atenção ao escolher um iogurte no supermercado?
O que o iogurte amigo da dieta tem de ter? Diabéticos precisam optar por versões sem açúcar, pessoas que possuem colesterol alto devem optar pela versão desnatada, aqueles que precisam perder peso podem optar pela versão light, desnatada ou grego light. Para acrescentarmos fibras, a opção é adicionar cereais integrais e frutas. O iogurte frozen é um ótimo aliado da dieta, substituindo o sorvete no verão.

O iogurte Grego está na moda. Que cuidados devemos tomar?
Ele possui maior quantidade de proteína, mas tem quase o dobro da quantidade de gordura do iogurte convencional, o que confere maior cremosidade e sabor. Portanto, pode ser consumido por quem não tem colesterol alto ou que tenha um bom gasto calórico, como crianças e praticantes de atividade física. Quem está precisando perder peso, pode optar pela versão light do iogurte grego da Nestle, que recentemente chegou no mercado.


Foto: Ducoco

RECEITA DA NUTRI

Smoothie de água de coco e iogurte (diurético)

INGREDIENTES
100 ml de água de coco
3 copos de iogurte desnatado
5 morangos
3 copos (americano) de gelo

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador na velocidade máxima por dois minutos ou até que a bebida esteja bem espumante.
Rendimento: 3 porções

Comentários (13)

  • Jana diz: 18 de julho de 2013

    Fiquei com uma dúvida, Ana Carolina Bragança: quais são os benefícios e contraindicação do iogurte de soja? A quantidade de consumo é a mesma dos demais iogurtes? Obrigada!

  • Becker diz: 18 de julho de 2013

    Não sei bem a diferença entre iogurte e bebida láctea (fora o valor), é apenas a lactose a mais? Pois também existem bebidas lacteas light, sem gordura.

  • Suzana Just diz: 18 de julho de 2013

    Becker, a diferença entre iogurte e bebida láctea é que o iogurte é feito integralmente com o leite e tem de ter necessariamente microrganismos benéficos vivos ao chegar ao consumidor. A bebida láctea é feita com a parte líquida do leite, ou seja, com o soro do leite, e não com a parte sólida, que dá origem ao queijo, onde estão concentradas as maiores quantidades de gorduras e proteínas. Basicamente, a diferenças são essas.

  • ana cardoso de oliveira diz: 18 de julho de 2013

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber quantas calorias tem o smoothie de água de coco e iogurte?

    Obrigada, Ana

  • Leka diz: 18 de julho de 2013

    Becker, a principal diferença é que a bebida láctea é feita a partir do soro do leite (e por isso é mais barata) e possui menor valor proteico. Por isso (e por outras razões mais, como os micro-organismos [bactérias] citados) o iogurte é mais saudável.

  • Ana Carolina Bragança (Clínica Nutrissoma) diz: 18 de julho de 2013

    Jana, O iogurte feito a partir do leite de vaca tem de 10 a 30% de lactose, já o iogurte de soja, como é feito a partir da soja, não contém nada de lactose, por isso ele é indicado para quem tem uma intolerância à lactose mais grave, ou é alérgico à proteína do leite (não consegue ingerir nada de leite). O iogurte de soja também é uma fonte protéica, possui fibras, isoflavonas, prebióticos, vitaminas e minerais. Já o cálcio e os lactobacillos devem ser acrescidos nos produtos comercializados.

  • Ana Carolina Bragança (Clínica Nutrissoma) diz: 18 de julho de 2013

    Becker, a Suzana tem razão, a bebida láctea não tem os mesmos benefícios que o iogurte, que é feito integralmente com o leite. A bebida láctea também não tem a mesma quantidade de proteínas, nem a quantidade de lactobacilos vivos.

  • Ana Carolina Bragança (Clínica Nutrissoma) diz: 18 de julho de 2013

    Olá, Ana, tudo bem? Essa preparação deve render uns 3 copos com 100 calorias cada um. Espero que goste. Abraço

  • Bruno Guimarães diz: 1 de dezembro de 2013

    Bom dia. Costumo fazer iogurte em casa com leite desnatado. Recentemente aprendi a coar o soro do leite para ter a consistencia de um iogurte grego. Minha dúvida: Ao retirar o soro, perco valor nutricional? Obrigado.

  • Asiatico diz: 22 de fevereiro de 2014

    Basicamente dizendo o yogurte natural e os tradicionais yogurtes de poupa de frutas que as crianças gostam tem o mesmo valor nutricional e tem os mesmos benefícios?

  • Marcia Gobira diz: 15 de abril de 2014

    Adorei!!!

  • william sidnei diz: 16 de abril de 2014

    Ola poderia mim dizer quais cereais que ajudam na perca de peso junto com o iorgute ?

Envie seu Comentário