
Fotos: Arquivo Pessoal
Hoje, apresento para vocês a secretária executiva Janaína Ramos. Frequentamos a mesma academia e, assim como eu, ela é viciada em vida saudável. Com muito esforço, exercícios físicos e uma alimentação rica em proteínas, Jana conseguiu conquistar o tão sonhado abdômen definido.
Não é fácil, sabemos disso. Nesta entrevista ela nos conta como conseguiu conquistá-lo.
Leia mais
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas
Confira cinco alimentos que ajudam a combater a celulite
Você faz academia há quanto tempo?
Comecei a frequentar a academia por uma questão de saúde. Sedentária aos 30 anos, descobri que meus maus hábitos eram mais perigosos do que o meu histórico genético familiar. Nesse momento, minha prioridade, era mudar minha rotina alimentar e começar a praticar exercícios. Mesmo assim, não foi fácil ter ânimo para acordar as 6h e ir malhar. Neste ponto, Jefferson Nobre, meu personal trainer, foi essencial. Graças à motivação e à cobrança dele, praticar exercícios virou um vício, e perceber os primeiros resultados no sono, na qualidade de vida e nas roupas me incentivou a continuar.

Você sempre optou por musculação?
No início, treinava cinco vezes por semana, intercalando dias de treinamento funcional, aeróbico, corrida e musculação. Hoje treino três vezes por semana e a prioridade é a musculação em aparelhos e pesos livres, intercalando com exercícios aeróbicos, como o transport ou esteira.
Veja ainda
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Veja como os exercícios físicos podem ajudar a definir o abdômen
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Quando o seu corpo começou a mudar?
Antes de mudar meu corpo esteticamente, eu percebi ganhos que julgo mais importante. Comecei a dormir melhor logo nos primeiros meses que iniciei a atividade física, minha disposição aumentou assim como minha sensação de bem-estar. Nunca estive acima do peso, mas tinha excesso de gordura abdominal devido ao sedentarismo e à alimentação errada. Então, há um ano, atingi um platô e não conseguia definir mais o meu corpo. Procurei uma nutricionista (Danielle Milhão), pois acreditava que minha alimentação estava prejudicando meus treinos. Quando inicie a dieta e suplementação, percebi mudanças visíveis no corpo, principalmente no abdômen.

Como você conseguiu definir o abdômen? Foi a conjugação entre exercício físico e alimentação?
Desde o começo, meu personal profetizava para mim: “Lembre-se de que não existe nenhum exercício capaz de queimar a gordura da barriga, os exercícios servem apenas para fortalecer os músculos. Se os músculos estão escondidos sob uma camada de gordura, então a primeira coisa que você tem que fazer é dieta.” Não existiu nenhum milagre ou intervenção médica na definição do abdômen, foi um processo lento e com muita dedicação aos treinos, alimentação e descanso. Isso realmente torna ainda mais importante os resultados que conquistei, porque vieram de forma literalmente falando, suada e dolorida.
Você costuma fazer muitos abdominais?
O abdômen é basicamente como qualquer outro grupo muscular, portanto é preciso desenvolver o músculo através do treinamento. Contudo o abdômen também precisa de descanso, portanto meu treino é divido em três vezes por semana. Nesses dias, existe a alternativa de trabalhar todos os grupos ou fragmentar, usando repetições altas de 15-20 ou isometria.

Demorou muito tempo?
Acredito que em torno de seis meses, conquistei meu primeiro “gominho”. Mas percebi que para ter um abdômen definido a gordura corporal tem de ser baixa, senão os músculos abdominais estarão escondidos atrás de uma parede de gordura. Portanto a dupla treino orientado e alimentação correta é fundamental para conquistar o famoso “tanquinho”.
É difícil manter?
O maior sacrifício está na mudança dos hábitos errados e na disciplina exigida nos treinos e na alimentação. Nos momentos que penso em não treinar ou desistir da dieta, comparo o que já conquistei com o que posso perder se voltar a antiga rotina e má alimentação.
Como é a sua alimentação?
É baseada na dieta que a minha nutricionista prescreve e nela existem duas refeições livres por semana. Nem sempre uso meus dias livres para sair da rotina, mas quando bate a vontade são nessas refeições que como doces, tomo refrigerante e devoro batata frita, minha paixão. Não existe para mim, uma neura com a forma física, por isso tenho esses momentos que me permito “jacar”, mas estabeleço para mim mesma que na próxima refeição tudo voltará ao normal.

Um dica para os leitores do blog:
Não arranje desculpas, arranje tempo. Não inicie nada esperando resultados imediatos, mude sua rotina e hábitos até encontrar a atividade que te dá mais prazer e os resultados aparecerão naturalmente. E sempre que possível, procure a ajuda da profissionais especializados, somente eles tem conhecimentos técnicos para avaliar e indicar o que é melhor para cada pessoa.
Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes
Comentários