Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Treinar em jejum favorece a queima de gordura? Nutricionista esclarece essa e outras dúvidas

12 de agosto de 2013 8


Foto: Ricardo Wolffenbüttel

A dica de hoje é sobre o treinamento em jejum. Ele traz algum resultado? A nutricionista Danielle Milhão tira todas as dúvidas.

Leia mais
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas
Confira cinco alimentos que ajudam a combater a celulite

É aconselhável realizar atividades físicas em jejum? Em quais situações?
Realizar aeróbico antes do café da manhã é uma prática muito comum entre esportistas, com intuito de queimar mais gordura corporal. Mas, cuidado! Ela não é aconselhável para todas pessoas e todas as modalidades de exercícios. Aliás, para a maioria dos indivíduos ela não proporcionará resultados tão bons.

Podemos fazer atividade aeróbica em jejum?
Bill Phillips foi um dos primeiros a falar sobre o assunto, em 1999, no best seller Body for Life. No seu livro, ele defende a teoria de que exercícios aeróbicos em jejum maximizam a queima de gordura corporal. Porém, estudiosos atualmente têm percebido que isto não funciona para todo tipo de pessoas, e pode até catabolizar (queimar) massa muscular.
Para saber o que é melhor para o seu caso, converse com um educador físico e um nutricionista que conheçam seu histórico e entendam seu metabolismo.

Atividade física em jejum não é prejudicial?
Conforme o tipo de treinamento, sem orientação, pode provocar tontura devido hipoglicemia. E não é imdicado para quem deseja aumentar massa, exercícios que focam no trabalho muscular e treinos aeróbicos de alta intensidade.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Qual o objetivo de se fazer atividade em jejum? Queima-se mais gordura?
O raciocínio dos defensores desta ideia é o seguinte: ficar várias horas sem comer ocasiona uma redução da glicose (açúcar) no sangue, fazendo com que os níveis de glicogênio (estoque de carboidrato) caiam. Com isto, o corpo não tem alternativa que não seja liberar ácidos graxos (gordura) na corrente sanguínea, utilizando, então, mais gordura como combustível para o treino.
Agora, atenção! O que adianta queimar um pouco mais de gordura durante o exercício, se a partir de uma hora após o término você estará queimando muito mais glicose e poupando a gordura?

Em outras palavras:
A quantidade de ácidos graxos (gorduras) liberados durante o aeróbico em jejum excede a capacidade do organismo em utilizá-los naquele momento. Assim, eles são “reembalados” nos triglicerídeos e voltam para a célula. Realizar exercícios alimentado faz com que o corpo utilize mais carboidrato (proveniente dos alimentos) na hora, mas queimará muito mais gordura após o término.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel

A atividade em jejum depende da intensidade do exercício?
Realizar exercícios aeróbicos de alta intensidade em jejum queima menos gordura do que se forem executados alimentado, pelos motivos já citados acima. Com relação aos exercícios de baixa intensidade, estudos mostram que utilizam a mesma quantidade de gordura do que se o indivíduo tiver comido antes. Ou seja, se for fazer aeróbico em jejum, é melhor que seja de baixa intensidade.

Podemos fazer musculação em jejum?
Nunca. Musculação em jejum não fará você aumentar ou definir a musculatura, bem pelo contrário, degrada os músculos e estoca gordura nos pneuzinhos.


Foto: Divulgação

Para aquelas pessoas que acordam e querem logo fazer musculação (cerca de 15 minutos antes do treino), o que elas devem comer?
O ideal é alimentar-se de 1 hora a 2 horas antes do treino de musculação, mas nem sempre isto é possível. Algumas pessoas treinam muito cedo. Neste caso, deve-se consumir antes um carboidrato de médio índice glicêmico (velocidade de absorção moderada), como a aveia ou um mix de cereais, e uma proteína que pode ser isolada ou concentrada (Whey Protein).

E quem acorda e quer logo correr ou fazer outra atividade aeróbica, deve comer que tipos de alimentos?
As orientações para os praticantes de musculação também são válidas aqui, porém o carboidrato pode ser fornecido em menor quantidade, e, no lugar da proteína, podem ser administrados aminoácidos que evitam a degradação muscular.

SUPERDICA da nutri
Se você está pensando em começar a mudar sua vida e fazer uma tranformação no seu shape, entrar numa academia e cuidar a alimentação, deve fazer exercícios bem alimentado, desta forma os resultados são garantidos.
E, se quiser inovar, o segredo do sucesso está em sempre modificar sua dieta, a cada 30 ou 45 dias, desta forma o corpo não “acostuma” com a rotina alimentar e estará sempre queimando gorduras.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (8)

  • júlia diz: 12 de agosto de 2013

    olá Aline! leio seu blog diariamente, até já fiz um “livrinho” de receitas aqui do blog hehehe Gostaria que trouxesse informações sobre o período que devemos ficar com o mesmo treino e se é interessante intercalar treino de hipertrofia com definição, tipo no inverno fazer treino de hipertrofia e um pouco antes do verão para definição. Obrigada!

  • Carla diz: 14 de agosto de 2013

    Oi!
    Faço power jump e RPM. Qual a intensidade considerada para estas aulas? Claro que sei que depende do aluno, mas, no geral, como se classificam ? Faço uma aula de localizada antes do power jump e gostaria de saber o que devo comer antes destas aulas e se posso fazer as 3 aulas no mesmo dia.
    Obrigada!

  • Ronan thomaz diz: 21 de outubro de 2013

    Ola gostei muito de suas dicas. Pois uma me perguntou sobre o aerobico em jejum e agora estou mais ciente ainda que a preca e inimiga da perfeicao

  • andre diz: 9 de dezembro de 2013

    aeróbico em jejum eu faria sem comer nem beber nada pela manha mesmo?
    minha intençao é aumentar minha definiçao muscular, eu terino a 1 ano

  • NFG diz: 19 de dezembro de 2013

    Olá. Fazer exercicios pesados e depois 30 min de esteira, ajuda a perder barriga ou não, ou é melhor fazer um dia aerobicos e um dia hipertrofia?
    obrigado

  • fp fitness diz: 7 de janeiro de 2014

    Olha, é o seguinte, no aeróbico em jejum não é exatamente em jejum, para quem não quer tomar suplemente o aconselhável é 300ml água mistura com 1 colher de café sem açúcar, 30 minutos antes do treino e em relação a alimentação você espera 30 minutos depois, para comer, abraços.

Envie seu Comentário