Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Descubra como a alimentação pode melhorar o aspecto das olheiras

14 de agosto de 2013 0


Foto: Stock Photos

A pedido do blog, a nutricionista
Marcele Policarpo dá dicas bem interessantes sobre como a alimentação pode ajudar a amenizar as olheiras. E ainda tem uma receitinha do bem. Vem ver:

Leia mais
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas
Confira cinco alimentos que ajudam a combater a celulite

Qual a importância da alimentação para quem tem olheiras?
As olheiras surgem por conta de um acúmulo de melanina e da congestão dos vasos sanguíneos da pele das pálpebras. Sabe-se que as olheiras podem ocorrer por uma questão genética (onde a pessoa produz mais pigmentos na região ao redor dos olhos), por problemas com o sono e dificuldades para dormir, por estresse, crise de choro e TPM. O que muitas pessoas não sabem é que a alimentação também é um fator determinante quando o assunto são as olheiras. Isso ocorre quando o organismo do indivíduo tem dificuldade em absorver certos nutrientes, vitaminas e proteínas ocorrendo o surgimento e/ou agravamento de olheiras.
De que forma a alimentação pode influenciar no aspecto das olheiras?
A carência de ferro no organismo pode resultar no aparecimento de olheiras, indicado por uma pele pálida e olheiras mais profundas.
Problemas hepáticos podem deixar a pele ao redor dos olhos com a presença de pigmento amarelo-esverdeado.
Alergia alimentar e recusa do organismo a receber certos tipos de alimentos, como por exemplo: chocolate, amendoim, carne de porco podem provocar obstrução nasal e destacar as olheiras (elas ficam mais escuras).


Foto: Stock.Xchng

Cinco alimentos que ajudam a amenizar as olheiras?
Sementes de linhaça triturada, chia, chá verde, vegetais de folhas verdes e nozes.

Quais são os benefícios desses alimentos?
- Semente de linhaça e chia são ricas em ômega 3. Esse ácido graxo é importante para a pele por ser antioxidante e antiinflamatório, além de proteger os capilares sanguíneos.
- O chá verde é um potente antioxidante e protege as membranas.
- Vegetais de folhas verdes e nozes são fontes de vitamina E. Esse micronutriente melhora o aspecto da pele, de manchas, ajuda no sistema digestivo, facilita o trabalho do fígado e melhora o funcionamento do intestino.


Foto: Adriana Franciosi

Quem tem olheiras deve evitar que tipo de alimento?
Alimentação inadequada (excesso de gordura trans, excesso de proteínas) podem provocar o mau funcionamento do fígado e o mau funcionamento dos rins (pode reter muito líquido no organismo e isso acaba refletindo na face).

DICA DA NUTRI
Para quem quer reduzir olheiras, deve incluir diariamente na alimentação fontes de alimentos ricos em vitamina C (acerola, morango, goiaba) e vitamina E (vegetais de folhas verdes, nozes), pois são excelentes antioxidantes. Deve incluir, também, fontes de ferro (carnes, vegetais de folhas verdes), pois o ferro é o responsável por oxigenar as células através da corrente sanguínea, uma vez que a má distribuição de oxigênio pode resultar no aparecimento de olheiras.


Foto: Stock Photos

RECEITA

Smoothie Funcional


Foto: André Mags

Ingredientes
1 litro de leite semi sem lactose
1 pacote de probióticos (400mg)
½ xícara de morangos picados
½ xícara de mirtillo
2 nozes
½ copo de suco de acerola (baixa carga glicêmica)

Modo de preparo
Iogurte probiótico: misture 500ml de leite fervido com 500ml de leite gelado, adicione o envelope de probióticos. Mexa até dissolver completamente. Coloque o iogurte preparado em um refratário e tampe, deixe em um ambiente seguro e que mantenha a temperatura por aproximadamente cinco horas. Após, leve para a geladeira e deixe por uma hora.
Smoothie: com o auxílio de um liquidificador, bata o iogurte probiótico com as frutas e nozes e ao final, adicione o suco de acerola. Sirva gelado.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário