Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nutricionista dá seis dicas para se hidratar nos dias frios

28 de agosto de 2013 0

água
Foto: Divulgação

A pedido do blog, a nutricionista Carla Rodrigues dá dicas de como podemos nos hidratar durante o inverno.

Leia mais
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada
Conheça a farinha que auxilia na perda de peso

Confira a entrevista

Qual a importância da hidratação?
A hidratação é um processo que começa de dentro para fora. Não adianta usar cremes hidratantes caros se você não ingere líquido suficiente e não mantém uma alimentação saudável. A nossa pele está sujeita a mudanças de temperatura, umidade do ar e outros fatores externos que podem trazer efeitos nada agradáveis para a aparência e para a saúde do tecido epitelial. Para minimizar estes efeitos, são necessários alguns cuidados básicos, como a hidratação. No inverno, ela é essencial para uma pele macia e sem ressecamentos.

Por que sentimos menos sede no inverno?
A sensação de sede diminui, mas a importância do líquido para o organismo não. O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.

Qual é a quantidade diária recomendada?
Depende de pessoa para pessoa para que não aconteça um excesso, que poderia ser prejudicial à saúde. Em média geralmente o ideal é mais ou menos 1 a 1,5 litros de líquidos por dia.

Água, chimarrão, suco e outros líquidos podem entrar na conta?
Sim, podem entrar água, sucos naturais, chás, alimentos (frutas, verduras e legumes). Sempre lembrando que água sempre é o melhor. Chimarrão também ajuda, mas cuidado. Ele é diurético, por isso, devemos ficar atentos às quantidades.

chapreto
Foto: Stock.Xchng

Podes dar seis dicas para as pessoas tomarem água no inverno?
1 - Aumente a ingestão dos alimentos ricos em água. Frutas como melão, melancia e laranja, e legumes e verduras como chuchu, pepino e alface, são boas opções.

2 - Invista nas sopas. Além de terem água, podem trazer outros nutrientes importantíssimos.

3 - Aposte nos chás, principalmente os naturais, como os de camomila, erva-cidreira, erva-mate, etc.

4 - Nunca esqueça da água. Para não fugir dela só porque está mais frio, leve sempre uma garrafinha. Tenha uma na bolsa, outra no quarto e também no trabalho. Ela vai estimular sua vontade de beber o líquido pelo simples fato de querer ver a garrafinha vazia.

5 - Outra dica é estipular horário para beber água. Que tal colocar seu celular para despertar a cada hora e, ao soar o alarme, ir beber um copo ou dois? Comece aos poucos e logo se tornará um hábito.

6 - Se é do gosto da água que você não gosta, apesar de ela ser insípida, experimente aromatizar a sua, colocando uma rodela de limão, laranja, uma lasca de maçã ou algumas folhas de hortelã. Você vai ver como fica diferente.

001e507b
Foto: Carlinhos Rodrigues

Quais os benefícios da água para o corpo?
Perda de peso - Ajuda o corpo a eliminar os subprodutos da gordura, reduz a fome, suprime o apetite, e não tem calorias.

Remédio natural para dor de cabeça – Alivia a dor de cabeça e das costas resultantes da desidratação.

Deixa a pele mais jovem – Rejuvenesce, pois hidrata a pele, repõe os tecidos da pele, humidifica a pele e aumenta sua elasticidade.

Melhora o exercício - Regula a temperatura do corpo, permitindo que tenhamos mais energia ao fazer exercícios, e também melhora a atividade muscular.

Ajuda o intestino funcionar melhor - Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.

Menos cãibras - A hidratação lubrifica as juntas e músculos e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.

Menos chances de adoecer, de ter resfriados e gripes - Melhora o sistema imunológico e previne contra gripes e resfriados.

Alivia a fatiga - Elimina as toxinas e subprodutos do corpo. Sem água suficiente, o coração trabalha mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos vitais, e os órgãos ficam exaustos. A água traz alívio instantâneo da fatiga e irritabilidade.

Bom humor - Nosso corpo se sente mais disposto e nos sentimos mais felizes.

Reduz o risco de câncer - Muitos estudos mostram que tomar água pode reduzir os riscos de câncer de cólon, pois a água dilui a concentração de agentes causadores de câncer na urina, e reduz o tempo de contato desses agentes tóxicos com a bexiga.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário