Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira os benefícios da dieta low carb, que ajuda a reduzir gordura localizada

03 de setembro de 2013 0

0033d13c
Foto: Torre de Belém

Você já deve ter ouvido falar na dieta law carb. O blog Barra de Cereal convocou a nutricionista Antoniela Vieira para explicar tudinho sobre esse plano alimentar.

Leia mais
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada
Conheça a farinha que auxilia na perda de peso

Confira:

DIETA LOW CARB
Caracteriza-se pelo teor reduzido de carboidratos, mas não é uma dieta sem esse macronutriente, como popularmente é conhecida.
Existem várias combinações, que apresentam algum tipo de prejuízo corporal, como aumento do risco cardiovascular, propensão à gota e problemas intestinais. Uma dieta low carb pode ser totalmente benéfica, desde que muito bem elaborada, de acordo com a bioquímica do nosso organismo, e, também supervisionada. Assim, a dieta que descreverei aqui, trata-se de um arranjo dietético low carb que formulei e utilizo em minha prática clínica sem efeitos adversos negativos à saúde.

A seguir, confira o que é recomendado nesta dieta:

CARBOIDRATOS
Não há uma severa redução, mas é preciso respeitar a qualidade e a quantidade de carboidratos consumidos por refeição. A dieta é elaborada de acordo com carga glicêmica (CG) dos alimentos.
A carga glicêmica expressa a quantidade de açúcar que será absorvida após o consumo de uma determinada quantidade de alimento, bem como a velocidade de entrada desse carboidrato.
Exemplo de alimentos de qualidade e baixa carga glicêmica: 4 unidades de damasco, 2 ameixas, 24 cerejas, 1 colher de servir de arroz integral.
Quando uma dieta leva em consideração a quantidade de açúcares absorvidos e a velocidade da sua absorção, é possível reduzir os depósitos de gordura localizada.

0088b072

Foto: Divulgação

PROTEÍNAS
Têm o seu valor total levemente aumentado. Considerando que o gasto energético para a digestão desse nutriente equivale a 30% do valor de calorias do alimento consumido, haverá aumento da taxa metabólica basal, contribuindo para o emagrecimento. Exemplo: se você consumir 100kcal de frango grelhado, 30kcal serão gastas na digestão do mesmo. Além disso, as proteínas fornecem aminoácidos, que são componentes fundamentais da nossa estrutura muscular. Assim, há uma redução de peso sem a formação da popular “flacidez” corporal. As proteínas selecionadas para o consumo nesta dieta são de boa qualidade nutricional, como o salmão, atum, peito de frango orgânico, ovos caipiras e carne bovina magra e em pouca quantidade.

008c9a21
Foto: Becel

GORDURAS
O leve incremento de gorduras está baseado no aumento do consumo dos perfis mono e poli-insaturados, que são consideradas gorduras benéficas por contribuírem para o controle do colesterol no sangue e balancear o processo inflamatório de maneira favorável ao organismo. Há alimentos com gordura saturada, que são dosados de acordo as características hormonais de cada pessoa. Alguns exemplos de alimentos ricos em gordura que estão incluídos nessa dieta: azeite de oliva extravirgem, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc), abacate, peixes gordurosos (salmão, atum, arenque, sardinha, etc), semente de abóbora, linhaça e óleo de girassol prensado a frio.

008a0365
Foto: Stock Images

FIBRAS
É recomendado o consumo de 25 gramas a 30 gramas por dia, sendo 30% de fibra solúvel (ex.: feijão, lentilha, ervilha, frutas cítricas) e 70% fibra insolúvel (ex.:arroz integral, farelo de aveia, casca da maçã, farelo de trigo, couve).

O QUE NÃO É RECOMENDADO
Consumo de doces, açúcar e gorduras saturadas.

007af272
Foto: Divulgação

OBJETIVO DA DIETA LOW CARB
- Redução de gordura localizada e de peso
- Controle da diabetes
- Controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue
- Com um incremento calórico adequado, essa dieta pode ser utilizada pelos praticantes de musculação no período de redução de tecido gorduroso com o mínimo de interferência na massa muscular adquirida anteriormente. O efeito é um corpo muito definido e com excelente quantidade de massa muscular.

BENEFÍCIOS
Além do emagrecimento, promove a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças inflamatórias, redução do colesterol e triglicerídeos sanguíneos sem prejuízo imunológico e aceleração do envelhecimento corporal.

EMAGRECIMENTO
Ocorre gradativamente, pois um emagrecimento rápido demais irá prejudicar a massa magra corporal e acarretará em envelhecimento precoce.

0086d176
Foto: Adriana Franciosi

INDICADA PARA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS
A dieta é adaptada de acordo com tipo de exercício, horário e frequência.

CONTRAINDICAÇÃO
A dieta não pode ser realizada por pessoas que sofrem de insuficiência renal ou apresentam alguma enfermidade. Cada paciente deve realizar exames laboratoriais antes de iniciar qualquer tipo de dieta. Cada organismo tem suas características próprias, e, assim, o programa alimentar é individualizado.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário