Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 5 setembro 2013

Chá verde é o tema da coluna no TVCOM Tudo+

05 de setembro de 2013 0

CHÁVERDE
Foto: Reprodução

Não conhece os benefícios do chá verde? Foi o tema da coluna do Blog Barra de Cereal na TVCOM dessa quarta-feira, que teve uma convidada especial, a nutricionista Denise Entrudo.
A bebida é a queridinha das dietas por ser anti-inflamatória e antioxidante, melhorar a recuperação muscular, prevenir o envelhecimento e doenças como o câncer, auxiliar na queima calórica e por diminuir o colesterol.

Leia mais

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada

Aperte o play e confira outras dicas:

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Cuidado com a gordura nos alimentos. Nutricionista tira as suas dúvidas

05 de setembro de 2013 0

CADERNO GASTRONOMIA - torta de chocolate lascas
Foto: Divulgação, Ataliba

Ao olharmos os rótulos dos alimentos, deparamos com uma série de gorduras descritas. E sempre pinta aquela dúvida: todas fazem mal para a saúde? Qual é a quantidade máxima recomendada?

Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada

A nutricionista Larissa Signori explica que as gorduras presentes nos alimentos podem ser: saturadas, monoinsaturadas poli-insaturadas e trans. Elas são fonte de energia, essenciais para a absorção de algumas vitaminas, para algumas funções metabólicas como a constituição da membrana plasmática das células e a síntese de hormônios, mas a quantidade e o tipo de gordura são determinantes para uma alimentação saudável.

Veja os tipos:

GORDURAS SATURADAS
São encontradas principalmente em carnes, pele de aves, creme de leite, manteiga, óleo de coco e bacon, por exemplo. São consideradas prejudiciais para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL), podendo causar problemas cardiovasculares.

0072e8f5
Foto: Divulgação

GORDURAS INSATURADAS
São as gorduras boas, que têm origem principalmente vegetal, mas estão em alguns peixes também. São encontradas em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha-do-pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos. Ela ajuda para aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL) no organismo. Se divide em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas.

00943c73
Foto: Divulgação

POLI-INSATURADAS
São ricas em ácidos graxos essenciais, Ômegas 3 e 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas por meio da alimentação. Podem ser encontradas nos óleos de soja, girassol, canola e milho, em peixes, como o atum, sardinha e frutos do mar, nozes e sementes de abóbora.

0085d31f
Foto: Unilever

MONOINSATURADAS
O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Boas fontes de gordura monoinsaturada: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola.

005643c2
Foto: Júlio Cordeiro

GORDURA TRANS
É um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. É vantajosa para a indústria pois confere maior tempo de prateleira ao produto e menor necessidade de refrigeração.

Quais alimentos são ricos em gordura trans?
A maior concentração dela está em bolachas, pipocas de micro-ondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos, pastéis, folhados, tortas, bolos, tudo o que utiliza margarinas nas receitas.

007de902
Foto: : Divulgação

Quais os riscos de ingerirmos alimentos com gordura trans?
Aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no sangue. Ela também é responsável pela produção da gordura visceral, que se acumula na região da cintura. Isso leva à síndrome metabólica, uma conjunto de doenças graves: diabetes, pressão alta, alto nível de colesterol ruim e de triglicerídeos no sangue. Essa combinação causa acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos, fator que pode resultar em ataque cardíaco e AVC.

O ideal é não ingerirmos alimentos com gordura trans?
Como não é essencial para a saúde, não há um valor recomendado de ingestão. O ideal é consumi-la o mínimo possível.

Como aparece nos rótulos dos alimentos?
Primeiro vem as gorduras totais ,e depois, descriminadas por tipo e quantidade.
As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.

007fb00a
Foto: Divulgação

Qual é a quantidade máxima gordura que devemos ingerir?
A quantia de cada nutriente na dieta deve ser calculada de acordo com o perfil do paciente, e não é diferente para as gorduras. Os valores que encontramos, inclusive nos rótulos, levam em consideração uma dieta de 2000kcal diárias (que não se aplica a todos), então seriam 44g de gordura insaturada, 20g de gordura saturada e 2g de gordura trans.
Para analisar os alimentos é sempre importante olhar os rótulos para comparar e optar pelos que tem menor teor de gorduras. Mas vale ressaltar que, às vezes, diminui gordura mas aumenta sódio por exemplo, então é sempre bom ficar atento aos rótulos.

SUPERDICA
A parte frontal da embalagem sempre tem o intuito de chamar a atenção e conquistar a venda do produto, por isso muitas vezes contém informações falsas, então deve-se olhar a tabela nutricional e os ingredientes, que, por lei, devem estar dispostos por ordem de concentração, do mais utilizado na receita para o menos utilizado.

RECEITA
Salada da nutri

000de75d
Foto: Ronaldo Bernardi

Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho picado fininho
2 xícaras de feijão branco cozido ou feijão borlotti
folhas verdes à gosto (rúcula, variedades de alface)
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo
Refogue o alho no azeite de oliva até o alho perfumar. Adicione o feijão e mexa até os grãos amaciarem. Coloque as folhas em uma vasilha e sobre elas despeje o feijão, adicione o suco de limão e misture bem. Pronto!
Rápido, fácil, gostoso e o melhor não é gelado!

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes