Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 7 setembro 2013

Alfarroba: um substituto saudável para o chocolate

07 de setembro de 2013 10

foto 3
Banana com alfarroba (receita abaixo). Foto: Camila Kosachenco

O blog Barra de Cereal conta hoje com uma participação especial, da minha colega de Zero Hora, Camila Kosachenco, que tem um estilo de vida saudável e dicas bem interessantes. Aproveitem!!

Por Camila Kosachenco

Que tal matar o desejo de comer chocolate sem morrer de culpa depois?

Não, não é milagre!

É alfarroba.

Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Conheça o alimento que promove uma verdadeira faxina no organismo
Confira cinco alimentos que ajudam a alcançar pernas bem torneadas
Conheça a raiz que ajuda a queimar gordura
Nutricionista dá dicas para se livrar da gordura localizada

Esta leguminosa proveniente de uma árvore nativa da região do Mediterrâneo tem um sabor muito parecido com o do chocolate, mas larga na frente no quesito saúde. A principal vantagem é que os produtos que usam a alfarroba como matéria-prima não possuem adição de açúcar, o que os tornam mais indicados para dietas que restringem o alimento.

- Ao consumir a alfarroba, realmente, evitam-se as consequências do uso excessivo de açúcar refinado por ela ter um gosto naturalmente mais adocicado do que o cacau. Portanto, em relação ao chocolate comum acaba realmente sendo menos calórica – explica a nutricionista Lilian Caliendo.

0093adb9

Agora, senta que lá vem a lista dos outros benefícios da alfarroba.

Possui pouca gordura, alta concentração de aminoácidos, proteínas, vitaminas B, C e E e é fonte de fibras insolúveis, que beneficiam a flora intestinal protegendo a mucosa e reduzindo a incidência de transtornos intestinais. Também é isenta de glúten e lactose, o que a torna uma boa opção para quem tem intolerância.

Pesquisa recente realizada pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná descobriu, ainda, que o produto possui baixo índice glicêmico. E mais: os produtos feitos à base de alfarroba não têm teobromina e cafeína, portanto, não afetam o sistema nervoso.

Hoje, Portugal, Espanha, Itália e Grécia lideram com 75% a produção mundial do fruto. No Brasil, a paranaense Carob House é responsável pela fabricação de 18 delícias que usam a alfarroba como matéria-prima. No mercado desde 2003, a empresa iniciou a pesquisa e o desenvolvimento dos produtos no Canadá.

alfarroba-com-coco2__48971_zoom

A produção

Para fabricar os produtos, a polpa é torrada e moída até virar pó, que serve como matéria-prima. A partir do pó, são desenvolvidas barrinhas semelhantes às de chocolate. E para matar a vontade de comer doces, preste atenção na dica da diretora comercial da Carob House, Eloisa Helena Orlandi:

_ O produto se torna mais doce quando misturado com frutas, como o caso da alfarroba com coco, com banana, com o damasco e com a uva passa.

Uma barrinha de 25 gramas recheada com coco, por exemplo, tem 95 calorias.

Os produtos

A Carob House possui, hoje, uma linha composta por 18 itens. São tabletes de alfarroba, alfarroba com flocos de arroz, com castanha de caju, damascos cobertos de alfarroba, creme de alfarroba com avelã, alfarroba em pó, barrinhas recheadas com banana ou coco entre outros. Eliana revela que, a partir de outubro, a empresa coloca novidades nas prateleiras.

Consumo

A versão em pó pode ser misturada com leite ou no preparo de bolos, substituindo o cacau. Os tabletes e bombons são uma opção saudável para a sobremesa. E para um lanchinho entre refeições, Lilian sugere as barrinhas com coco e banana.

Mas fique atento para a dica da nutricionista:

- Tem que se ter moderação no uso, pois em grande quantidade vai se tornar calórica e não trará benefícios à saúde.

foto 2

Dica da Camila
Amasse uma banana média, acrescente uma colher de sobremesa de creme de alfarroba com avelã e coloque no micro-ondas por 20 segundos. Fica uma delícia!