Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Conheça os benefícios da glutamina, que ajuda a manter a massa magra

17 de setembro de 2013 1

glutamina
Foto: Instagram, Grabriela Pugliesi, Divulgação

A dica de hoje do Barra de Cereal é a glutamina, uma proteína importante na manutenção da massa magra. O blog pediu a ajuda da nutricionista Denise Entrudo.

Leia mais

10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Confira sete tratamentos estéticos para evitar e combater a celulite

GLUTAMINA
É um aminoácido que produzimos (para melhor compreensão, vários aminoácidos juntos formam uma proteína) e é o que está mais presente no músculo esquelético. Antigamente, a glutamina era classificada como um aminoácido não essencial (que não precisa ser ingerido por meio da alimentação), mas hoje é classificada como semi essencial, pois é necessária e contribui para funções do corpo.

PRINCIPAIS FUNÇÕES
- Tem ação anticatabólica - Diminui a utilização de massa magra pelo organismo em exercícios ou no estresse. Em situações de estresse do corpo – seja no exercício ou em queimaduras, estresse mental com alterações de cortisol, jejum ou desnutrição -, o aminoácido diminui em torno de 50%. Por isso, muitos suplementos alimentares da área clínica/hospitalar possuem glutamina.
- Fonte de energia do sistema imunológico e das células intestinais - Alimenta esses sistemas melhorando a imunidade e até o hábito intestinal.
- Também alimenta células musculares e, desta forma, ajuda a aumentar a massa muscular ou mantê-la. É importante relatar que não será somente a utilização dela que fará você alcançar o objetivo do ganho de massa.

foto (1)

INDICAÇÃO
Podemos fazer a indicação até para quem não faz nenhum tipo de treinamento. Mas, dentro do exercício, podemos prescrever para quem quer hipertrofiar, manter a massa muscular, corredores, triatletas, entre outros.

BENEFÍCIOS
1 – Fortalece a imunidade - Melhora o sistema imunológico por fornecer energia tanto para os eritrócitos quanto para os leucócitos.
2 – Ajuda na manutenção da massa magra - Poupa a musculatura, pois em vez de usarmos a musculatura como fonte de energia, vamos utilizar a glutamina.
3 – Proporciona hipertrofia e melhora o rendimento - Durante o exercício intenso e prolongado, a concentração de glutamina na musculatura se eleva. Após 2 horas, ela cai absurdamente. Pesquisas demonstram que isso pode estar associado à redução do glicogênio muscular após o treino. Portanto, para quem busca hipertrofia e a melhora no desempenho é importante associar a glutamina com carboidrato antes e após o treino para que a taxa não caia após o treino.
4 – Melhora a absorção intestinal por alimentar as células intestinais e isso faz com que a gente absorva melhor os nutrientes (vitaminas e minerais).

foto

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA
Em torno de 5 a 20 gramas por dia, mas deve ser prescrita por um profissional de nutrição.

RESULTADOS SATISFATÓRIOS
Os resultados não são imediatos e, às vezes, isso poderá não ser visível no corpo. Quando é feita a ingestão, temos menos risco de infecções, lesões musculares, conseguimos manter mais a massa magra não tendo flacidez, melhora a absorção dos nutrientes. Beneficia a saúde como um todo.

CUIDADOS
Como qualquer alimento/suplemento, o excesso poderá fazer mal. Toda a musculatura trabalha de acordo com uma fisiologia precisa. Se ingerir demais, vai prejudicar a absorção e a utilização de outros aminoácidos no corpo.
Somente o nutricionista saberá indicar a forma de ingestão na dieta e saber calcular isso, pois a glutamina é proteína, e proteína deve ser calculada de acordo com o seu peso e avaliação física.

COMO CONSUMI-LA
O ideal é diluir a glutamina em sucos naturais (sem açúcar e sem adoçantes) ou fazer shakes. Não fica muito saborosa quando se mistura a alimentos.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (1)

  • josé joao alexandre diz: 2 de março de 2014

    <<Quais os grandes benefícios da Glutamina no intestino grosso e delgado.Quantidade dária?Efeitos secundários nocivos e interacções.

Envie seu Comentário