Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dieta da proteína requer cuidados, alerta nutricionista

27 de setembro de 2013 24

002d9433
Foto: stock.xchng

Você já ouviu falar na dieta da proteína? A pedido dos leitores, pedi ajuda da nutricionista Antoniela Vieira para explica as restrições do plano alimentar e os cuidados.

Leia mais

10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Confira sete tratamentos estéticos para evitar e combater a celulite

DIETA DA PROTEÍNA
Existem muitos tipos de dietas da proteína. A mais popular é aquela onde há restrição total de carboidratos, com consumo apenas de proteínas e gorduras. Geralmente não há preocupação com a qualidade da proteína consumida, e há elevada ingestão de gorduras saturadas. Por não permitir o consumo de frutas e muitos tipos de vegetais, é pobre em fibras e líquidos. É muito restritiva, há extrema dificuldade de mantê-la. Geralmente seus seguidores recuperam o peso perdido rapidamente após a dieta.
Existem planos alimentadores que limitam um valor energético e controlam a qualidade da proteína consumida, porém, os resultados posteriores ao período da dieta são os mesmos: há emagrecimento rápido, porém muitos prejuízos à saúde.

BENEFÍCIO
O único benefício é o rápido emagrecimento. Mas há elevada perda de massa muscular. Para alimentar o músculo, é necessário o consumo de carboidratos em conjunto com proteínas. Os carboidratos funcionam como uma espécie de “veículo” que carrega as proteínas para dentro do músculo. Sem eles, há degradação da massa muscular por ausência de nutrientes.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
Como não prescrevo esse tipo de dieta, aconselho acompanhamento médico para a autorização da prática de exercícios.

O QUE É LIBERADO
Consumo de proteínas, não importando a qualidade. Pode-se consumir bacon, carnes gordurosas, ovos fritos, salames, presunto, queijos amarelos, frango, carne bovina, suína, peixes e frutos do mar.

0072be18

O QUE NÃO É RECOMENDADO
Não é permitido o consumo de qualquer tipo de carboidratos, como: pães, doces, cereais, frutas e vegetais, como cenoura, moranga, beterraba etc.

RISCOS
A dieta aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, gota, elevação do colesterol e triglicerídeos, insuficiência renal, hipertensão e problemas intestinais.

DIETA DUKAN
A dieta Dukan é composta por fases. Uma delas, chamada de “proteínas puras”, limita o consumo à apenas um dos três macronutrientes alimentares: a proteína. Na segunda etapa, há o incremento de legumes verdes ou cozidos. Os ciclos “proteína pura” e “proteína mais legumes” são alternados. Após, são realizadas mais duas etapas. As duas primeiras são extremamente restritivas quanto à variedade e qualidade de alimentos. Na terceira, há liberação total, mas uma vez por semana o paciente deve seguir a dieta das proteínas puras, o que gera grande prejuízo ao organismo humano.

A dieta Dukan baseia-se no consumo somente de proteínas e vegetais, totalizando 100 alimentos no cardápio – 72 de origem animal e 28 de origem vegetal. Entre os malefícios da dieta Dukan, estão:
1- Esgotamento das reservas de glicogênio muscular e consequente perda de massa muscular
2 – Desidratação, pois cada molécula de glicogênio leva consigo uma quantidade significativa de água ao ser catabolizada
3 – Pelo incremento proteico ser muito elevado, contribui para o desenvolvimento de diversas doenças: gota, doenças cardiovasculares, problemas intestinais, renais etc.

00833777

O que geralmente é consumido na dieta da proteína
Café da manhã - Presunto, salame, ovos, queijos amarelos (a quantidade de queijo é, geralmente, controlada). Suco (apenas de limão) e café (somente o descafeinado).
Almoço e jantar- Carne bovina, suína, frango, peixes, frutos do mar, ovos e vegetais (apenas folhas verdes).
Lanches intermediários - Gelatina diet, presunto, queijos, atum enlatado, salames.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (24)

  • Eustaquio Gomerindo diz: 27 de setembro de 2013

    Faltou dizer q a dieta da proteína não é p/a vida toda, normalmente se faz esta dieta para perder peso de forma rápida, é verdade, mas após as fases iniciais, em geral um mês ou dois no máximo vc volta a introduzir carboidratos na sua refeição, no entanto vc não pode extrapolar, isto é, a volta dos carboidratos tem que ser balanceada dentro de um plano de reeducação alimentar. A vantagem desta dieta é que vc vendo o peso diminuir, se incentiva a manter a dieta e seguir com o plano. O fato de vc ganhar peso rapidamente após a dieta se dá porque o indivíduo não segue o plano corretamente. E assim como em QUALQUER dieta, se vc não segue um plano de reeducação alimentar vc volta a engordar tudo de novo, não importa se é dieta das proteínas ou outra qqer, não existe dieta em que vc faça por um período e fique o resto da vida com o mesmo corpo ou peso. Sobre triglicerídeos e colesterol tbm é bom lembrar que nem todo colesterol ou triglicérides do seu corpo são aqueles q vc come, pelo contrário, a maior parte é aquela produzida pelo próprio corpo. Tanto q se vc fizer um teste de uma ou duas semanas sem comer pães, feijão, arroz, batatas etc, resumindo, diminuir BEM os carboidratos, muito provavelmente seu índice de triglicerídeos e/ou colesterol vai diminuir. Obviamente esta não é a solução p/ diminuir estes índices. Vc precisa tbm de atividade física regular, para queimar toda energia q vc adquire comendo.

  • VIVIANE CARPI NEVES diz: 1 de outubro de 2013

    Estou fazendo a dieta da proteína por uma semana e até agora não perdi nada de medidas e nada de peso estou seguindo rigorosamente os alimentos que posso comer isto é normal não perder peso

  • Fabiano Furtado diz: 2 de outubro de 2013

    Estou fazendo a dieta Dukan a 3 semanas e nunca fiz uma dieta tão facil de perder peso e sem passar fome. Estou há 21 dias fazendo e ja perdi 6 quilos, perco certinho um quilo por semana.

  • Yngrid diz: 3 de outubro de 2013

    Essa dieta não aumenta o colesterol nem o triglicerídeo, ao contrário, você diminui e muito as taxas. Eu estava com o colesterol e o triglicerídeo super altos, fiz a dieta perdi 6 kg, e minhas taxas estão ótimas. Em relação aos problemas renais o Dr. Pierre Dukan postou um vídeo no youtube explicando e desmentindo esse mito.

  • Joselaine Cardoso diz: 3 de outubro de 2013

    Estou há pouco mais de 1 mês fazendo a Dieta Dukan e já perdi 9,3 kg. Nunca consegui perder mais que 1,5 kg nas dietas que fiz por isso me desmotivava de desistia, além de sentir fraca e fome! Mas com a Dukan estou bem disposta, faço musculação, não passo nada de fome e estou motivada a continuar!

  • Fabiano Furtado diz: 4 de outubro de 2013

    Com todo o respeito às nobres nutricionistas, mas algumas deveriam ter a cabeça mais aberta para o mundo, e não seguir o livro de 1950 que estudaram na faculdade. O mundo mudou, novos conceitos baseado na ciência mudaram, muitos conceitos derrubados. Não são todos, mas muitos nutricionistas, julgam mal, tudo que faz perder mais peso do que as suas dietas prescritas. Tem gente que gosta de perder mais de 0,03 gramas por mês, eu sou um deles, dieta de nutricionista nunca funcionou pra mim, pode ser que funcione pra outros, mas pra mim não, e sempre que converso com amigos da area, eles dizem que estou fazendo errado e tal. Mas cada organismo atua de uma forma. Dieta Dukan, mesmo questionada no meio da area de nutrição, é a melhor dieta do momento, a que mais da resultado, e não tem efeito colateral nenhum, ao contrario do que os nutricionistas fazem tanto terrorismo.

  • Vilma Assunção diz: 11 de outubro de 2013

    Sou Nutricionista, mas antes disso sou uma pessoa com bom senso e principalmente com bons hábitos alimentares desde a minha infância. O problema que vejo é que os indivíduos hoje tomam ou comem qualquer coisa que sugere emagrecimento, pois eu acho que o mais difícil é uma pessoa saber fazer boas escolhas, não é deixar de comer o chocolate a pizza etc, mas sim saber as quantidade e qualidade do que esta comendo. Pessoal, aprendam a fazer coisas simples, passem no supermercado ao em vez de ir ao Mc Donald ou no shopping com a desculpe estou cansada ou não sei cozinhar….prepare uma saladinha, um brócolis no vapor e um filé bem temperadinho e sente-se a mesa com sua família, tome seu café da manhã em sua casa e não na padaria, o problema é esse ninguém quer fazer nada, perdeu-se o costume de sentar a mesa pelo menos 1 vez ao dia, as pessoas estão individualista, e depois fazem essas dietas malucas irresponsáveis e ainda dizem que estão muito bem obrigada, isso a curto prazo logo eles terão a resposta, enfim, muitos não chegarão aos 50 e os que tem 50 será pior, é simples a matemática.
    Parabéns para aqueles que realmente procuram um profissional médico ou nutricionista capacitado para motivar e mudar o comportamento desse individuo, o demais cada um escolhe e tem a liberdade de decidir pela sua própria vida.
    Eu como saudável, minha família é saudável e magra comemos de tudo, na maioria das vezes nossas refeições são em casa, isso diz tudo????

  • Paty Araujo diz: 15 de outubro de 2013

    Algumas coisas são verdadeiras, como o mau hálito, a prisão de ventre, cetose..enfim…mas para a maioria dos problemas ele da recomendações, como ingerir oleo mineral, o farelo de trigo, etc… Eu acho engraçado que a maioria dos nutricionistas e médicos so criticam a dieta, mas será mesmo que se perguntam o pq tantas mulheres tem aderido a dukan? Eu explico: estão aderindo pq essas dietas “com todos os nutrientes e politicamente corretas” não estão funcionando tão bem, mesmo aliadas a exercícios, e digo mais, vocês nutrólogos, nutricionistas, sabem muito bem disso, sabe que o metabolismo é um mecanismo complexo que varia de indivíduo para indivíduo, portanto existem pessoas que mesmo praticando exercícios e consumindo alimentos saudáveis não conseguem emagrecer…até artistas riquíssimos não conseguem,quanto mais nós donas de casa que além de ter que nos preocupar em nos exercitar e com o que comemos, temos que cuidar da casa e família. Se acham o método dukan tão falho, então criem um site com uma dieta saudável assim como ele criou…ofereçam suporte e tudo mais. Agora fazer a gente gastar horrores em uma consulta para depois não obter os resultados é frustrante.

  • Fabiano Furtado diz: 17 de outubro de 2013

    Só pra constar, fechei 40 dias de dieta Dukan, seguindo RIGORASAMENTE cada etapa, já perdi 7 quilos. Não sinto fome, não sinto fraqueza. Estou muito bem, e a perda semanal é de 1kg, religiosamente perdido, sem falhar uma semana. Bebo 5 litros de agua por dia, é muito, mas ta valendo a pena!

  • Elisangela diz: 22 de outubro de 2013

    Gostaria de dicas para quem fez ou esta fazendo a dieta DUKAN, preciso de mais informações de como introduzir o farelo de aveia e se há mais opções para a semana de ataque.
    Quem puder me dar dicas agradeço e fico feliz em saber de tal resultado.
    Espero ter um Case de sucesso como o de todos.

  • Elisangela diz: 22 de outubro de 2013

    Gostaria de dicas para quem fez ou esta fazendo a dieta DUKAN, preciso de mais informações de como introduzir o farelo de aveia e se há mais opções para a semana de ataque.
    Quem puder me dar dicas agradeço e fico feliz em saber de tal resultado.
    Espero ter um Case de sucesso como o de todos.

  • Gislene Borges de Oliveira diz: 24 de outubro de 2013

    O fato é que médicos e nutricionistas falam mal de qualquer método ou tratamento que não passe pelos seus consultórios. Mas deixam o valor da consulta lá em cima. Cobrar um preço justo, nem pensar. Só querem é ganhar. Por isso é que o povo dá seus pulos. Vou fazer essa dieta também.

  • Lígia Porto diz: 7 de novembro de 2013

    Olá! Ainda não fiz a dieta dukan mais venho pesquisando sempre sobre essa dieta. Uma coisa é certa , todo mundo que faz perde peso!! não adianta.. emagrece mesmo.. Não tem outro jeito vou fazer..não sou gorda mais tenho certeza q qualquer mulher gostaria de perder 10 kg. não é mesmo? Então.. é questão de raciocínio depois da dieta não comer feito loko! rs! Eu vou fazer e vou voltar pra dizer!

  • Bruno COsta diz: 11 de novembro de 2013

    Sinceramente, não sei em quem acreditar. Leio tanta coisa dessa dieta que fico até confuso. A classe médica é muito corporativista isso dá medo de acreditar em tudo em que eles fala

  • Deborah Rejane diz: 19 de novembro de 2013

    Quero saber mais!

  • Silma Scherer diz: 19 de novembro de 2013

    Olá… Estou já a dois meses fazendo a Dieta Dr.Dukan, creio que antes de criticar, devem ler o Livro Não Consigo Emagrecer do Dr Pierre Dukan. Já emegreci 10 kg desde que comecei a dieta, estou já no final da segunda fase. Achei exagero em afirmar na Desidratação, pois uma das recomendações do Dr Dukan é beber no mínimo 1,5 a 2 L de água, Alimentos Zero em gordura e Açucar, entre eles carne (bovina, frango, peizes) ovos, leite, queijo, presunto, requeijão, farelo de aveia, farelo de trigo, e apartir da terceira fase, inclusão de frutas, arroz integral, pão integral, e a quarta fase já se pode comer todos os alimentos… Exercício: Caminhar e deixar de usar o elevador.

  • silvana diz: 20 de novembro de 2013

    Estou a três dias nesta dieta e já eliminei 02 kilos….estou muito otimista pois pretendo perder + 6….perseverança pois é ótima….

  • Angela diz: 23 de dezembro de 2013

    ESTOU SEGUINDO A DIETA DUKAN E AMOOOO, já estou na fase de consolidação. Realmente a perda de peso é muito rápida e estimulante. Pra mim, deu muito mais certo do que qualquer dieta de restrição calórica… Ela elimina o problema comum das dietas proteicas – do consumo das gordura, que não são permitidas, então, bacon, queijo amarelo e outras carnes gordas são proibidas, assim como o uso de qualquer óleo (exceto mineral). E determina-se o consumo de pelo menos 1,5 L de água/dia, o que tb acaba com a questão da pouca ingestão de líquido. Não sou médica, nem nutricionista, mas o Dr. que desenvolveu a dieta é… Eu amei, estou amando, me sinto muito mais disposta do que em qualquer outra dieta. Pratico atividade física pesada com muita frequencia, sou capoeirista e, embora na primeira semana de dieta tenha me sentido meio “fraca” nos treinos, isso logo desapareceu e me sinto com o mesmo gás de sempre! Recomendo total!!!! Acho que os nutricionistas não gostam dessa dieta porque as pessoas podem segui-la só com o acompanhamento do livro, que te da todo o suporte necessário e torna o trabalho delas meio que dispensável.. Mas calma, nutris! Não é pra qualquer um seguir essa dieta! A maioria das pessoas com quem falo acha que a restrição alimentar é muito grande e que não vão conseguir… Pra mim, foram os 7 kg mais fáceis que já eliminei! To super feliz com meu novo corpo e defendo muito essa dieta. Pra colega que não sabe como consumir o farelo aveia, recomendo as panquecas que ele fala no livro, são meu café da manhã todos os dias!!! a receita: 1 ovo ou 2 claras, 1,5 ou 2 col sopa de aveia (ataque ou cruzeiro), 1/2 col sopa de iogurte ou requeijão zero, adoçante ou sal, conforme quiser doce ou salgada. Tb faço torta com a aveia, de frango fica uma delícia!!! Vc acha muitas receitas na net! Falou pessoal, espero ter ajudado com um ponto de vista alternativo.

  • Erick diz: 12 de janeiro de 2014

    Eu vou dar o meu depoimento sobre a dieta Dukan, se eu tivesse lido a respeito eu teria pensado duas vezes antes de fazer a dieta.

    Eu sempre fui muito saudável, nunca tive problemas de saúde sérios, queria perder alguns quilinhos só. E sempre me falaram muito sobre a dieta Dukan, e então, eu quis experimentar, li muito a respeito e achei que era bem saudável e sem muito esforço.
    Na primeira semana eu já tinha emagrecido horrores, então eu me apaixonei pela dieta e, obviamente, pela perda de peso rápida, faz com que a gente fique mais determinado ainda na dieta. Então eu fiz por 25 dias a dieta Dukan, amando a dieta pois foi a única dieta que eu realmente vi resultados rápidos, e o mais importante, sem passar fome.
    Até que no 25º dia, eu comecei a passar muito mal, como se eu estivesse com a pressão baixa. A sorte que eu estava em casa, na cozinha com a família, porque eu
    desmaiei e tive convulsões, fiquei roxo (segundo o que me contaram, pois não lembro de nada), e só acordei quando jogaram açúcar na minha boca.
    Resultado: tive uma crise severa de hipoglicemia graças a dieta Dukan. Se eu não estivesse em casa, ou se eu estivesse sozinho, muito provavelmente eu teria morrido.
    Relembrando, sempre fui muito saudável, jamais achei que poderia acontecer algo assim, e por isso fiquei muito assustado.

    O que eu quero dizer com esse relato, dietas restritivas são extremamente perigosas, e a gente só entende isso quando quase morremos por causa de uma dieta.
    A gente percebe que vale muito mais a pena comer um pouco de tudo, de forma saudável e emagrecer mais devagar, com acompanhamento, pois só descobrimos o que pode acontecer conosco quando passamos por isso. Não vale a pena mesmo, se eu pudesse voltar no tempo, jamais teria feito essa dieta, ainda mais porque não
    foi só o que aconteceu, e sim, os danos psicológicos que acabou me causando.

    Comecei a fazer acompanhamentos, comer de tudo e continuo emagrecendo super bem.
    Eu não estou aqui pra criticar dieta dukan, acho que ela é muito boa, mas não por mais de uma semana. Eu quero que esse relato abra os olhos das pessoas, porque mais pessoas podem ter a mesma reação do organismo que eu tive. Então, todo cuidado é pouco.
    E agora entendo a importância de nutricionistas e de uma reeducação alimentar.

  • Jéssica diz: 7 de fevereiro de 2014

    Eu estou na segunda semana da dieta dukan e consegui perder 7 kg!! Porém eu introduzi na dieta o consumo de frutas e verduras pelo menos em uma ou ate duas refeições no dia!! Os chás também contribuíram muito para a minha hidratação e para regular o intestino! Nessa nova etapa eu pretendo incluir carboidratos simples pelo menos uma vez por dia(já que só faltam 3kg para eu alcançar meu objetivo), em pequena quantia claro e verei o quanto consigo perder. Pretendo voltar a comer um pouco de tudo novamente, com moderação e disciplina, pois antes da dieta eu ja seguia uma rotina saudável com acompanhamento de nutricionista, porém só consegui perder peso com a dieta Dukan.

  • jeane oliv diz: 20 de março de 2014

    Tenho muitas duvidas sobre a dieta do Dukan estou fazendo ha duas semanas e eliminei 4 kilos estou gostando mais estou preoculpada de realmente a risco mais no momento me sinto bem .. . E respeito todo profissional da areia da saude

  • Carla diz: 15 de abril de 2014

    Eu comecei a dieta Dukan, conclui a fase do ataque com muita dificulade, senti muta ansia, dor de cabeca, fraqueza, cansaco e disposicao, no meu trabalho tiveram q me ajudar pq nao me sentia bem. fiz alguns dias a fase cruzeiro, mas nao conseguia emagrecer, e msm bebendo muita agua 1litro e meio a 2 litros nao conseguia efecuar, pra mim nao funcionou, infelizmente!

Envie seu Comentário