Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Nutricionista dá 10 dicas para evitar exageros à mesa

04 de outubro de 2013 0

perfect figure

Quem segue um plano alimentar sempre dá algumas escapadas. Para quem quer colocar o “pé na jaca”, sem comprometer tanto assim a dieta, a nutricionista Marcele Policarpo dá dicas bem interessantes.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Cinco motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Confira sete tratamentos estéticos para evitar e combater a celulite

1 - Consuma um prato de salada em casa, antes de ir a algum evento que não tenha alimentos considerados adequados à dieta. Essa tática é superinteressante, pois o organismo não tem enzimas para digerir verduras e legumes, provocando saciedade devido à presença das fibras.

0053a953

Foto: Peter Michel

2 - Para quem está seguindo um plano alimentar, é sempre recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Cada 1 grama de álcool contém 7 calorias. Entre as opções de bebidas alcoólicas, o vinho tinto é interessante, pois contém antioxidantes. Uma taça de 100ml contém em média 70 calorias.

00792a64
Foto: Bossa Nova

3 - Podemos, sim, seguir plano alimentar sem deixar de sair para almoçar ou jantar com os amigos ou com a família. Muitos lugares oferecem alternativas mais saudáveis, mesmo que o local escolhido tenha como menu principal cheeseburguer, pizza, etc. Nestes casos, escolha sempre os pratos mais saudáveis.

008022fb
Foto: Isabela

4 - Quando o local escolhido para almoçar ou jantar não tiver alternativas saudáveis, como uma pizzaria, opte por variedades à la carte, em vez de optar pelo rodízio. Pizzas de vegetais são uma boa opção.

5 – Se for comer sushi, opte pelos tradicionais (10 unidades fornecem em torno de 200 kcal). Evite o “hot”, que são mais calóricos por serem fritos (6 unidades contêm em torno de 350 kcal, além de gordura). Consuma o molho de soja com cautela. Ele contém alta concentração de sódio, podendo aumentar os níveis da pressão sanguínea.

006fc88a
Foto: Divulgação

6 - Se tiver vontade de comer chocolate, opte pelo meio amargo. Ele contém mais cacau na composição e, com isso, uma maior quantidade de flavonoides, substâncias amigas do coração. Em questão de calorias, não difere muito das opções “ao leite” e “branco”. O interessante é consumir dois quadradinhos no dia (100g desse chocolate têm em média 524 kcal).
O chocolate ao leite, composto por 25% de cacau, açúcar e leite, contêm em média 554 kcal a cada 100g. Já o branco, é obtido através da mistura da manteiga de cacau com outros ingredientes. Não apresenta nenhum benefício à saúde. Além disso, 100g de chocolate branco contêm em média 564 kcal.

007ba354
Foto: Stock.Xchng

7 – Não se recompense comendo! Saiba lidar com as situações do dia a dia sem “descontar” na comida. Normalmente, isso ocorre quando se está passando por um momento de estresse intenso, como trabalhar demasiadamente, estudar dias e noites, terminar um relacionamento. Todas essas situações levam algumas pessoas a se “recompensar” comendo. Normalmente, comem, em exagero, alimentos ricos em açúcar e gorduras. Esse mecanismo é ativado pelo olfato e paladar, despertando no hipotálamo a situação de “recompensa”. Portanto, busque saídas para aliviar o estresse como, por exemplo: praticar yoga, corrida, caminhada, danças, musculação e lutas. E aí sim, quando estiver tranquilo, faça uma refeição adequada e saudável, tendo consciência de tudo que está sendo ingerido.

0009bff0
Foto: Rafaela Martins

8 – Consuma os alimentos em um lugar calmo e que você esteja concentrado no que está ingerindo. Evite comer em frente à televisão, enquanto estiver trabalhando ou dirigindo. Se você estiver focado no que está comendo, estará menos propenso a continuar depois de satisfeito.

9 – Coma devagar! É importante porque dará mais probabilidade de saber quando parar. Quanto mais saborear a comida, menos quantidade necessitará para se sentir saciado. Vale, inclusive, a regra de etiqueta que reza: “Descanse o garfo entre uma e outra garfada”.

003a379d

10 – Sirva a porção adequada para você e não repita. Ao repetir, você perde o controle sobre o tamanho da porção que consome. Se tiver que infringir essa regra, que seja com hortaliças (verduras e legumes).

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário