Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Descubra os benefícios da água alcalina para a sua saúde

16 de outubro de 2013 36

00534000
Foto: Divulgação

 

Por sugestão da nutricionista Antoniela Vieira, a dica de hoje do blog Barra de Cereal é a água alcalina, que propicia uma série de benefícios para a nossa saúde.

Leia mais
Confira 10 alimentos industrializados do bem escolhidos por uma nutricionista
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra

Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer

Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen

Vem conferir:

O que é água alcalina? Qual a sua composição nutricional?
É aquela que tem um ph superior a 7, possui um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, não possui metais pesados e compostos orgânicos indesejáveis.
Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água alcalina deve possuir um ph entre 9 e 10, superior ao do corpo humano, que encontra-se em torno de 7,5.

Como descobrir o ph da água?
Basta procurar a tabela nutricional no rótulo das águas engarrafadas. A água alcalina pode ser bicarbonada (com bicarbonato de sódio) ou acrescida de outros minerais para alcançar um ph mais elevado ou obtida através de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como o cloro, flúor e outras substâncias indesejáveis.
Evidentemente, a bicarbonada ou a acrescida de minerais, não deve ser a de escolha. E, o método de filtragem, deve ser a ionização, por preservar a alta concentração de minerais naturais da água e ser a maneira que proporciona a maior redução possível de contaminantes e substâncias indesejáveis.

Qual é a diferença da água alcalina para a água mineral?
A composição quanto ao ph, teor de flúor, cloro e outros componentes. A água mineral pode ser natural ou adicionada de minerais, geralmente possui ph abaixo de 7,5 e contém elevadas quantidades de flúor. Pode conter compostos orgânicos, substâncias que prejudicam o equilíbrio hormonal e toxinas provenientes do plástico onde estão envasadas, todos com poder deturpador da nossa saúde.

007b1678
Foto: Divulgação

É verdade que a água alcalina ajuda a prevenir doenças?
Sim, a qualidade da água que consumimos é um dos principais fatores de prevenção de doenças, e a alcalinidade da água exerce importante papel na água saudável. Está cientificamente comprovado que a estrutura molecular da água que circunda as nossas células determina, em última instância, saúde ou doença. Com uma água de qualidade, podemos melhorar nossa saúde, prevenir e auxiliar no tratamento de doenças.

O que dizem esses estudos?
Eles comprovam que a maioria das doenças crônicas desenvolvidas no corpo humano são facilitadas pela presença de um meio ácido. Diariamente, nosso metabolismo produz resíduos ácidos que devem ser retirados do organismo para não aumentar o estímulo a alterações celulares e doenças. Assim, quando ingerimos uma água com ph ácido estamos prejudicando o esforço que nosso corpo faz para neutralizar esses ácidos, e, com isso, em vez de prevenir doenças tomando água, estamos facilitando a sua instalação. Nada mais justo, então, contribuir com o funcionamento natural do nosso corpo, pois quando esse é otimizado, a doença é curada ou prevenida.

Wasserglas / Glass of water

Dez benefícios da água alcalina
1 – Previne e auxilia no tratamento de problemas de tireoide: estudos confirmam que o consumo excessivo de flúor e cloro prejudica a absorção de iodo e pode interferir negativamente na saúde da tiroide, contribuindo para o hipotireoidismo, uma alteração glandular que facilita o ganho de gordura corporal, baixa a imunidade, produz descontrole na temperatura corporal.
2 - Previne o câncer: a reação química do cloro com ácidos húmicos e fúlvicos, derivados da decomposição de matéria orgânica proveniente das margens dos rios, resultam nos Trihalometanos ou THM’s, resíduos considerados cancerígenos. Estudos comprovam que o consumo diário de 2 litros de água com THM durante 40 anos aumenta a probabilidade de se contrair câncer de bexiga em 70%. Após 60 anos, em 100%. A alcalinização da água reduz a quantidade dos THM´s, e assim, auxiliam na prevenção do câncer.
3 - Previne o ressecamento dos cabelos: pois reduz o contato com o cloro
4 - Auxilia no tratamento da pele: funciona como um adstringente, evitando o ressecamento e proporcionando uma limpeza mais profunda.
5 - Previne e auxilia no tratamento da osteoporose: a acidose é uma das causas de osteoporose. Quando tomamos líquidos muito ácidos (refrigerantes e águas com ph ácido, por exemplo) cria-se uma situação metabólica no nosso corpo que estimula a perda óssea. Assim, ao ingerirmos uma água alcalina estamos reduzindo a retirada de cálcio dos nossos ossos.
6 - Tem um poder de hidratação celular muito superior, pois possui minerais adequados à nutrição celular e isso facilita a sua condutibilidade.
7 - É um potente desintoxicante corporal: uma vez que os íons presentes na água sequestram as toxinas presentes em nosso corpo.
8 - Melhora a capacidade de reflexo motor em atletas: por produzir uma melhor condutibilidade de impulsos nervoso e maior poder de oxigenação celular.
9 - Melhora a disposição: pela produção energética que a ionização produz.
10 - Melhora a capacidade de memória : pela desintoxicação por metais pesados e pelo seu maior poder de oxigenação celular.

000a77a0
Foto: Ricardo Chaves

Como podemos obter uma água alcalina?
A melhor maneira de obtenção de água alcalina ainda é através de filtros ionizadores, que comprovam a redução dos componentes que acidificam e contaminam a água sem redução na quantidade de minerais e prejuízo no seu poder de hidratação.
Para o banho, existem filtros de carvão ativado que podem ser colocados no chuveiro e retirarão grande parte do cloro da água. Sua pele e cabelo agradecerão!

Dicas da nutri
60% do nosso corpo é composto por água, portanto, ela é a nossa principal matéria prima! Se desejamos ser saudáveis, o primeiro passo em uma reeducação alimentar é saber escolher uma água de qualidade para consumo! Cuide do seu maior bem: sua saúde!

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (36)

  • ari diz: 16 de outubro de 2013

    Data: 23/03/2012 08:22
    Nome: Walter Contente
    Profissão: Bioquímico
    Localidade: Sobral-Ce

    A Hailiving e a Fraude da água Alcalina

    A Hailiving lançou a linha de produtos alcalinos e seus vendedores estão iludindo a boa fé das pessoas com os produtos Ion Life, que produzem águas milagrosas, cheia de antioxidantes. Alegam de forma mentirosa, tendenciosa e sem estudos científicos comprovativos de que o uso de água alcalina promove a eliminação de gorduras e o emagrecimento, de que a água alcalina tem propriedades de purificação e eliminação das toxinas do organismo, de que a água alcalina previne e até cura várias doenças, e ainda proporciona longevidade, saúde e vitalidade. Existem médicos que criticam fervorosamente o uso da água alcalina por adicionar na água ânios de sódio, magnésio e cálcio, sem nenhum controle ou regulamentação dos órgãos de saúde e das autoridades sanitárias. Estes aparelhos são vendidos a preços absurdos de R$ 1.500,00 como aparelhos terapêuticos e medicinais, sem aprovação do Ministério da Saúde, sem a autorização da ANVISA, e podem representar sérios riscos à saúde dos diabéticos, hipertensos e doentes renais.

    Em bases científicas aceita no mundo todo, podemos afirmar que aumentando a alcalinidade da água nenhum benefício real será acrescentado à água e nem à saúde das pessoas, pois o estado natural do estômago é ser sempre ácido. Se o ácido baixa, o estômago simplesmente bomba mais ácido clorídrico para voltar ao normal. A Água alcalina pode perturbar o sistema digestivo, aumentando o pH do estômago e prejudicar o processo digestivo dos alimentos. A Hailiving faz propaganda enganosa dizendo que a água alcalina previne e até cura doenças degenerativas, câncer, doenças cardíacas e todos os tipos de doenças. O pior é que tem médicos, nutricionistas e reportes que estão fazendo o marketing desses produtos. É surpreendente, pois esses profissionais supostamente conhecedores do assunto deveriam saber que o equilíbrio ácido-básico do organismo é dado por meio de alimentos alcalinizantes, e não pela água alcalina. O suco de limão, por exemplo, de pH ácido, possui poder altamente alcalinizante do organismo; a água de côco, de pH ácido, também tem um poder alcalinizante fantástico, entre outros exemplos de frutas cítricas com alto poder alcalinizante do corpo. É o que os especialistas chamam de alimentos funcionais, que promovem a prevenção e cura de doenças como se fossem verdadeiros remédios. O nosso corpo é projetado para equilibrar o pH usando os Rins e o fígado. Se você beber água alcalina o seu estômago rapidamente volta ao estado ácido, mas se você se alimenta com frutas e verduras que contém fibras alcalinas, o efeito é verdadeiramente antioxidante e purificador do organismo. Toda melhora na saúde é conseguida por ingerir mais água e não por ela ser alcalina. Beber bastante água ajuda os Rins na função de purificar o corpo, mas não necessita ser água alcalina, simplesmente água potável e bem tratada.

    Outros Problemas: “O pH Alcalino eleva a condutividade da água, fazendo com que as panelas de alumínio liberem quantidades expressivas desse metal tóxico para os alimentos” Fonte: Agência FAPESP

  • Jaime diz: 16 de outubro de 2013

    Aline, seria interessante o artigo citar a fonte desses estudos que comprovam o que está sendo dito neste artigo. Simplesmente dizer que “estudos comprovam…” não é suficiente.
    Não há evidência científica alguma de que água ionizada traga algum benefício para a saúde. Por favor, poste algum link para um estudo científico que comprove o que está sendo dito no artigo. Obrigado.

  • bruno diz: 16 de outubro de 2013

    não existe nenhuma comprovação científica que a água alcalina traz benefícios.
    sugiro pesquisar pelo assunto.

  • Rosalia diz: 16 de outubro de 2013

    A reportagem não ficou clara em relação as qualidades da agua e como encontra-la ou transforma-la em alcalina. Fiquei confusa sem saber qual a melhor agua e como encontra-la para beber. Vcs poderiam colocar exemplos de marcas de boa qualidade para ajudar.

  • Ângela diz: 16 de outubro de 2013

    pH (potencial Hidrogeniônico) escreve-se com “H” maiúsculo e não minúsculo

  • Cezar diz: 16 de outubro de 2013

    Matéria bem informativa, parabéns.

    Porém, desculpe o ceticismo, mas acredito que seria interessante colocar as fontes comprovando os estudos que são citados no texto.

    Obrigado.

  • Mineiro diz: 17 de outubro de 2013

    Interessante mesmo.

    Mas poderia disponibilizar as fontes desses estudos?

  • Oliveira diz: 17 de outubro de 2013

    A água fornecida pelo DMAE de Porto Alegre possui pH 6 (próximo do pH neutro).
    Já está de bom tamanho.

    Deveríamos nos preocupar com a saúde dos nossos rios. Se cuidássemos dos nossos rios, não precisaríamos ficar gastando dinheiro com água mineral.

  • Inail diz: 17 de outubro de 2013

    Isso ñ é redação para ser corrigida e sim uma ótima matéria,daqui para frente vou observar qual o pH da água que vou beber,tem mais,ouvi de um Dr:entrevistado pelo Jô Soares que 80% da população tem uma bactéria no estômago e que se origin da água e vegetais,já está aí o estudo para provar de sua eficácia, tendo a bactéria mais ulcera vira câncer segundo esse Dr:

  • Dr. Fabio Corsini Motta diz: 17 de outubro de 2013

    Faz toda a diferença beber esta água, tanto na homeostase do corpo, quanto na qualidade do sono e muito mais… sem dizer que previne doenças…..e melhora a qualidade de vida.

  • Jaime diz: 17 de outubro de 2013

    Fabio, indique um artigo científico que prove estas afirmações, por gentileza.

  • Silvio diz: 18 de dezembro de 2013

    Nunca vi um artigo cientifico de uma instituição de nome que afirme que a agua alcalina realmente trás benefícios a saúde
    O argumento de que o estomago tem um meio muito acido e o consumo de agua alcalina não seria capas de alterar o pH do nosso organismo é muito logico, racional para qq principiante em química geral
    Muito cuidado sempre somos levados a acreditar em milagres, e curas milagrosas, pois isso é o que gostaríamos q acontecesse , os milagres de verdade são poucos , procure por ex no google acadêmico e ve acha algo que prove a eficiência da agua alcalina, realmente eu também gostaria q fosse verdade que so bebendo agua alcalina estaria livre de tantas doenças, prolongasse a juventude seria ótimo

  • cristiano g. de souza diz: 19 de dezembro de 2013

    gostaria de elogiar a matéria , quando soube por um colega sobre a agua alcalina ou ( ionizada), fiquei surpreso passei a vereficar principalmente pelo video do dr. lair ribeiro a importancia de se tomar agua com pH acima ou igual a 7.35 a 7.45 que é o pH do nosso sangue, tenho obtido um resultado positivo , não que vai curar o fazer qualquer tipo de milagre não é assim , mas é uma prevenção, por se beber pelo menos 2 lts por dia o qual tds nós devemos assim beber pois faz muito bem, e por ter um pH igual ou maior do que nosso sangue ela consegue hidratar melhor nosso corpo como um todo, agora existe varias formas de se ionizar a agua é importante saber a melhor maneira de se fazer isto, não sou formado e nem sei expressar como um quimico ou bioquimico enfim, mas como alguem que toma agua ionizada ( alcalina ) posso dizer que realmente me faz muito bem.

  • Jaime diz: 19 de dezembro de 2013

    Cristiano, novamente, qual o embasamento científico dessas suas afirmações? Não existem estudos científicos que suportem essa afirmação.

  • maria betania diz: 5 de janeiro de 2014

    Para quem interessar sobre as comprovações pode buscar sobre:
    Dr. Alex Carrel que comprouvou que o meio alcalino é a base de boa saúde e ganhou premio Nobel, por isso.

    Também podem ver as comprovações no livro: Água e sais minerais: a essência da vida
    por Pedro Ferreira e Dr. Barbara Hendel

    Eu uso filtro que alcaliniza a água, torna a agua antioxidante e altamente condutiva isso quer dizer que no mesmo instante que toma ela entra na célula,fazem 14 meses que uso, minha imunidade baixíssima e anemia recorrente por vários anos, nesse 14 meses já doei sangue 3 vezes, e na última doação 18/12/2013 consegui doar 470 ml em 20 min, com sangue de exelente qualidade, minha imunidade melhorou em uma escala de 85%,perdi peso e adquiri energia e bem estar,por isso hoje vendo esse produto que fez a diferença na minha vida, e pretendo leva-lo a que tiver interesse.
    meu endereço: betaniabw@hotmail.com

  • Marcelo diz: 14 de janeiro de 2014

    Parabéns pela Matéria Aline, tenho plena convicção que esse texto foi para alertar as pessoas e dar mais uma opção natural de equilibrar nossa saúde. Não como um medicamento que precise de bula ou testes científicos. Poxa é água!!! Em países como Japão, esse tipo de água ionizada é altamente recomendada e utilizada por especialistas de saúde. Uso e comercializo um ionizador por eletrólise com tecnologia desse país que já é utilizado a mais de 20 anos. Comprovação científica da eficácia da água ionizada tanto pra consumo, como também para uso tópico. No Brasil não existem trabalhos científicos sobre o assunto, já que a classe acadêmica prega à população que água é água! Porém pesquisem em lingua inglesa que com certeza encontrará artigos sobre.
    Um brinde à nossa saúde! Claro com água ionizada…
    No site http://www.chansondobrasil.com.br existem links de artigos científicos.

  • Jaime diz: 15 de janeiro de 2014

    Maria,

    O Dr. Alex Carrel não ganhou Nobel por isso.

    Marcelo,

    Aponte então um estudo científico que suporte essas afirmações. Por favor, postar um site COMERCIAL como referência é muito parcial. Ainda por cima o site é de um fabricante de ionizadores.

  • maria betania diz: 15 de janeiro de 2014

    O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 1912 Alexis Carrel *1873, † 1944
    ”Por seus trabalhos sobre a sutura vascular e transplante de órgãos”
    Se analisar sua biografia verá o ano de cada trabalho seu, e o fato de mantido e em crescimento, tecido cardíaco e 1 embrião de frango por 34 anos, entre outros estudos, contribuíram para o desenvolvimento das suas técnicas.

    Otto Heinrich Warburg, ganhador do Prêmio Nobel em 1931, sua tese
    “A causa primária e a prevenção do câncer“.
    Segundo este cientista, o câncer é a consequência de uma alimentação antifisiológica e um estilo de vida antifisiológico. Por quê?… porque uma alimentação antifisiológica – dieta baseada em alimentos acidificantes + sedentarismo, cria em nosso organismo um ambiente ÁCIDO.
    A ACIDEZ por sua vez, EXPULSA o OXIGÊNIO de dentro das células!!!

    O Dr. George W. Crile, de Cleveland, um dos cirurgiões mais importantes do mundo declara abertamente: “ Todas as mortes mal-chamadas ”naturais”, não são mais que o ponto terminal de uma saturação de ácidos no organismo.”

    No google acadêmico existe muita informação, vale a pena pesquisar, por ser muito cética, antes de adquirir meu filtro, eu pesquisei muuuito, por isso eu uso e Recomendo, e vendo o filtro e volto a dizer, minha imunidade melhorou 85%!

  • Marcelo diz: 16 de janeiro de 2014

    Parabéns Maria Betânia, realmente foi à fundo sobre o assunto.
    Sou importador de uma tecnologia única no Brasil 100% legal e certificado pelo INMETRO.
    Gostaria muito de falar com você.
    pode me deixar algum contato? skype? e-mail? cel?
    Abraço e fico no aguardo.

  • Marcelo diz: 16 de janeiro de 2014

    Parabéns Maria Betania, realmente tem as informações e pesquisou à fundo sobre o assunto. Sou importador exclusivo de uma tecnologia japonesa de ionização, 100% legal e certificado pelo INMETRO, gostaria do seu contato.
    Fico no aguardo.
    Abraço

  • Marcelo diz: 16 de janeiro de 2014

    Parabéns Maria Betania, realmente pesquisou à fundo o assunto e trouxe bons estudos para os céticos. Sou importador de uma tecnologia japonesa de ionização de água, 100% legal no Brasil e certificação INMETRO.
    Gostaria do seu contato!
    Fico no aguardo.
    ABraço

  • Sergio diz: 16 de janeiro de 2014

    Marcelo como faço para adquirir esse filtro?

  • mara betania diz: 16 de janeiro de 2014

    Marcelo, obrigada.
    Trabalho com a Acqua Live, tecnologia simples e exelente custo benefício,porém me coloco a disposição, meu cel:45 99715007
    Abraço.

  • Bruno Costa diz: 24 de janeiro de 2014

    Os médicos citados nunca fizeram um trabalho especifico sobre o tema.
    Sim, sem dúvida o ácido prejudica o organismo, mas a água alcalina, como tudo que ingerimos, vai passar por transformação no nosso trato gástrico, logo, onde está o estudo que mostra que ela interfere no resultado?
    É igual a história do colágeno. Tem gente que se enche de gelatina, ou pior, toma cápsulas de colágeno, achando que isso vai aumentar seu colágeno… Sim, o colágeno é fantástico para o corpo, mas pena que ele é produzido através de aminoácidos que ingerimos, ou seja, não faz diferença comer colágeno ou outros tipos de proteína, mas sim vitamina C, que é usada pelo corpo para fazer o colágeno.
    Agora desenhando: não interessa se ingerimos colágeno pronto, pois ele será desmanchado, e suas “peças” (aminoácidos) serão usadas para aquilo que o corpo precisar e tiver condições de fazer, ou seja, importa interferir na “programação” do corpo, e não consumir colágeno pronto!
    Em relação à água alcalina, onde está o estudo que demonstre efeito direto dela sobre a acidez de nosso organismo, já que essa é resultado de uma equação complexa?
    Eu não tenho opinião formada sobre o assunto, mas me parece que os vendedores de filtros entraram na discussão, não apresentaram nenhum estudo, nos mandaram procurar, e não atacaram nenhum dos argumentos que questionam esse “milagre” que é a água alcalina.
    Só ficaram no velho mantra da acidez, sem mostrar como a água atua sobre isso.
    Dizer que a água alcalina que for bebida vai direto para a célula me parece bem absurdo, quase piada. Ela é absorvida no esôfago?!?
    Estudos que mostram que refrigerantes (que são ácidos) são maléficos, existem aos montes, então pq não acho um dizendo que água alcalina é mais benéfica que a água normal (neutra)?
    E certificação do inmetro somente comprova que o aparelho ioniza, não que a ionização acarreta os efeitos anunciados!
    E a jornalista podia buscar respostas com gente competente na área. Um nutrólogo e um gastro seriam um bom início.
    Um para atestar se acredita na água “mágica”.
    Outro para falar do efeito direto dos alimentos no estômago.
    Até agora o Jaime parece estar certo.

  • Maria Betania Recalcatti diz: 25 de janeiro de 2014

    Aos amigo que desejam mais informações sobre as virtudes da água alcalina podem assistir o vídeo do Renomado Nutrólogo, Dr Lair Ribeiro :http://www.youtube.com/watch?v=hwvkTUbc0aI, médico com mais de 100 artigos científicos publicados, temos ainda o DR Don Colbert,e seu livro os 7 pilares da saúde, Dr. Vitor Sorrentino, Cirurgião Plástico e Nutriendocrinologia, Dr. Victor Sorrentino é símbolo de um movimento médico que tem como objetivo possibilitar a longevidade saudável através de uma Medicina Preventiva,Dr. Hiromi Shinya, autoridade mundial em colonoscopia de intestino, poderia continuar citando centenas de médicos especialistas que vem usando filtros que alcalinizam,aumentam a condutividade da água,ionozam,eliminam 98% do cloro e a tornam antioxidante.
    Como disse tem muita pesquisa e a quem interessar saber mais, me coloco a disposição
    para enviá-las,porque precisei me informar muito, antes de adquirir meu filtro, e sabendo como minha saúde melhorou,faço questão de ajudar, meu email: betaniabw@hotmail.com

  • Bruno Costa diz: 27 de janeiro de 2014

    Cara Maria Betânia,
    A resposta da senhora foi absolutamente vazia. Não explica como a água alcalina atua, tampouco apresenta estudos que o façam. Não bastando, elenca profissionais favoráveis a “teoria” da água alcalina como se fossem autoridades no assunto, o que não é verdade.
    Lair Ribeiro renomado nutrólogo? Que eu saiba a única titulação dele é o mestrado em cardiologia pela PUC-RJ… Realmente renomado, mas como escritor de autoajuda. Na medicina foi pesquisador por uns anos, depois foi trabalhar para a indústria farmacêutica – e é constantemente acusado de tentar “vender” algo. Ele atuou como médico nos últimos 30 anos? Atendeu algum paciente? Onde??? Que eu saiba viveu como palestrante, e no meio médico há muitos colegas que o tratam como um lobista da indústria.
    Quanto a sua “brilhante” carreira acadêmica nos USA, conheço uma penca de gaúchos que se destacaram mais e têm titulação muito mais relevante.
    O Don Colbert é o mesmo Don Colbert autor de “Health, Fitness & The Bible Cure”? Sério? Outro sujeito que é quase autor de autoajuda, cuja formação não contempla nutrologia, e que vende seus produtos. O seu livro “Seven Pillars of Health” atesta que os sete pilares lhe foram revelados por Deus. Não bastando tudo isso, baseado nessa experiência divina, ele lançou uma linha de produtos…
    Hiromi Shinya realmente foi um grande médico, pioneiro da colonoscopia, mas depois virou um guru da saúde, com teorias questionáveis e autor de autoajuda, e defende a KAGEN água alcalina, sendo acusado de fazer isso sem base em estudos científicos.
    Por fim, o Dr. Victor Sorrentino é um cirurgião plástico com um blog descolado sobre saúde. Apesar do blog ser muito bom e cheio de dicas legais sobre saúde, isso não o torna uma sumidade, quão menos nutrólogo titulado ou líder de uma renovação na medicina. Por sinal, minha dúvida começou no site dele, onde há posicionamento sobre a água alcalina, mas não há explicação sobre como ela funciona no nosso corpo.
    Afastado o falso “carteiraço”, vamos aos fatos e dúvidas.
    Eu justamente havia abandonado as nossas águas minerais pelo filtro comum após ler este estudo voltado para pessoas com problemas renais, o qual afirma que nossas águas minerais são pobres em minerais, pouco diferindo da água da torneira:
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301999000300011
    Nele está contida a seguinte conclusão:
    “Com base nesse levantamento, os dados mostram que nossas fontes de águas minerais diferem bastante das descritas em outros mercados, como o Europeu, que dispõem de águas muito mais ricas em cálcio e em bicarbonato. A Perrier, de fonte francesa, bastante consumida entre nós, indica ter concentrações bem mais altas de cálcio (147,3mg/l) e de bicarbonato (390mg/l), do que as que compuseram este relato.”
    Curiosamente a Perrier, rica em cálcio, e tida como a “grande” água mineral, tem pH 5,8!!!
    Não que eu julgue a Perrier especial, mas acho curioso que nenhuma rival que queira seu espaço no mercado de água tenha encomendado e divulgado um estudo que prove que o importante é ser alcalina, já que a Perrier é ácida. A única certeza que tenho até agora sobre o tema é que o importante é ter sais (que podem ser obtidos em outras fontes), coisa que as minerais brasileiras têm pouco. E que a Perrier mesmo tendo muito não implica em pH alcalino, conforme dizem aqueles que vinculam os sais ao pH, algo no mínimo impreciso, pois básico (no sentido químico) e alcalino não são a mesma coisa…
    Outra dúvida é a afirmação de que a água deve ter pH entre 9 e 10, pois a legislação nacional determina que a água tratada tenha pH 6 e 9 – o Canadá determina entre 6.5 e 8.5, mesmo parâmetro sugerido pela EPA (agência responsável) nos USA. Qual a razão disso se o pH entre 9 e 10 é tão bom? Na mesma esteira, por que insistem em dizer que a água de torneira é 4, se ela é sempre superior a 6, conforme a lei e os dados disponibilizados no site do DMAE mês a mês.
    http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dmae/usu_doc/quali2013novembro.pdf
    O pH da água, pela lógica, será “equilibrado” no estômago. Não parece importar nada para o corpo. Os sais por outro lado sim. Qual é a explicação científica que aponta algo diferente?
    Fala-se da acidose, mas há doença equivalente a alcalose, que resulta do pH elevado no sangue (superior a 7,45).
    Nos USA, terra onde supostamente Lair Ribeiro é uma autoridade, água mineral somente pode deter esse título quando seus resíduos são superiores a 250, e basta olhar nas informações das nossas águas para ver que poucas atingem 200, algumas ficam nos 60.
    Após muito ler, a única conclusão que eu chego é que a água da torneira pouco difere das outras, que na dúvida o melhor pH é o neutro, e que para obter cálcio e magnésio basta alimentar-se direito.
    Gostaria de ser esclarecido, mas creio que só vais me mostrar mais links para vídeos de pessoas que querem vender livros e soluções mágicas para a saúde.

    Cordialmente,
    Bruno Costa.

  • cristina diz: 27 de janeiro de 2014

    Oi Bruno, também estou nesta jornada da procura da verdade. Hoje uma amiga me passou este vídeo com um pouco mais de informação. Está em Espanhol, mas dá para entender. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F_fDxk7R1A4

    Também me falou deste livro: http://www.casadellibro.com/libros-ebooks/robert-young/20079952 (odiei o título, mas enfim…)

    E este artigo: http://www.averdadedamentira.com/cancer-o-que-o-seu-medico-nunca-lhe-dira/

    Vou deixar aqui meu email pra se quiser trocar uma ideia sobre o assunto: crisbarcelona@gmail.com

  • maria betania diz: 29 de janeiro de 2014

    Caro Bruno, vc está desatualizado em relação a formação profissional do Dr. Lair Ribeiro,Lair Ribeiro não só é um renomado nutrólogo, como o médico com o MAIOR CURRÍCULO DO BRASIL VIVO procure e encontrará o que precisa para sua certificação,quanto a certificação da água enviei um material muito bom e que foi desqualificado por você,que deve ser um especialista no assunto, ainda envio mais um médico para sua apreciação,Dr Julio Bergman para vc investigar.
    Encerro meus comentários em relação aos seus argumentos, porém estou a sua disposição em meu email, e se achar conveniente eu mando pra vc um filtro pra vc atestar e aí conversamos sobre os resultados,pois como eu disse, minha imunidade aumentou,anemia sumiu e eu posso provar a vc com exames médicos.
    Cordialmente
    Maria Betania.

  • Bruno Costa diz: 29 de janeiro de 2014

    Maria Betânia, tua resposta é um desrespeito aos leitores deste blog.
    A senhora reafirma, sem nenhuma base ou referências, que Lair Ribeiro é nutrólogo, e o médico com maior currículo no Brasil. Nutrólogo titulado ele não é, pois não consta em nenhum lugar, somente pela afirmação de terceiros, os quais ele jamais desmente.
    Na sua página pessoal ele fornece uma biografia que confirma tudo aquilo que eu disse:

    http://www.lairribeiro.com.br/quem-somos/

    Talvez tua afirmação sobre “maior currículo” seja não sobre qualidade, mas quantidade, já que no currículo dele do wikipedia constam todos os seus empregos, como residente, pesquisador e principalmente como empregado da indústria farmacêutica.
    Mas em nenhum lugar aparece qualquer doutorado ou qualquer formação em nutrologia.
    Seus declarados 150 artigos publicados são um número impressionante, mas vazio. Afinal, escreveu sobre medicamentos e neurolinguística? Para quais revistas?
    O que é certo, é que com toda essa pesquisa ele não desenvolveu nenhum avanço tecnológico na medicina, caso contrário certamente isso seria divulgado por ele e seus admiradores. Os verdadeiros grandes médicos brasileiros não são misteriosos, nem vivem de palestras sobre autoajuda e técnicas medicinais não comprovadas, e para saber sobre eles, basta querer:

    http://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2013/11/doutor-tipo-exportacao.html

    E sim, não sou um especialista no tema – desde o início deixei claro que sou um consumidor interessado em informações técnicas -, mas não sou ingênuo, e me surpreende que eu, com um pouco de leitura, posso trazer à tona dúvidas pertinentes sobre aspectos científicos do que se está discutindo, enquanto tu ficas afirmando que a “galera” que vende água alcalina é composta pelos grandes pensadores do nosso tempo.
    Sobre tu encerrares os comentários sobre meus argumentos, quando na verdade eu queria respostas às minhas dúvidas, julgo curioso, pois entendo que o interesse e a responsabilidade de provar algo é de quem vende e afirma que o produto tem efeitos benéficos, não do consumidor que tem dúvidas.
    Eu continuo não convencido, pelo contrário, já estou desconfiado, pois até agora nenhum artigo científico foi apresentado.
    Teria o Lair Ribeiro algum na sua vasta coleção, ou são todos eles sobre o poder das palavras?
    Quanto ao Júlio Bergmann, ele escreve no site da Acqualive, e sua formação é de especialista em cirurgia plástica, não em nutrologia, endocrinologia, ou qualquer área que importe ao tema, conforme disposto no site de sua clínica:

    http://clinicabergmann.com.br/clinica/

    Nada contra o conhecimento dele, que não pode nem deve ser medido pela titulação, mas esse “carteiraço” ao contrário é insuportável, e eu não me convenço na marra ou no grito, como todo bom gaúcho.

    Um abraço, pois eu larguei esta discussão.

  • Carlos diz: 10 de fevereiro de 2014

    A água alcalina é usada há mais de 20 anos nos hospitais do Japão e Coreia, para o tratamento de várias doenças.

  • Jaime diz: 11 de fevereiro de 2014

    Carlos, por favor cite uma fonte confiável que confirme este fato.
    E ainda que seja verdade, o fato de um governo apoiar o uso de algo, não o torna automaticamente benéfico.
    O que importa é se existe evidência científica.

  • Cláudio Fonseca diz: 15 de março de 2014

    Prezado Bruno Costa,
    Há uma alienação da indústria farmacêutica na formação da classe médica brasileira, aliás de péssima qualidade a 125 do mundo. Que determina até o que os médicos irão estudar em sua formação clássica, mestrado, doutorado. Não se atenha a curriculum meu filho…..
    Ou seja, a classe médica convencional ainda com PHD forma péssimos profissionais, que não passam de alienados: massa de manobra da indústria farmacêutica americana e européia (alienadozinhos…como vc se demonstra….em seus argumentos……que só falam em base científica aliás um argumento subjetivo este…)

    É lógico que deve haver comprovação científica, mas não é tudo !!! Mas nem tudo que tem base científica é saudável ao organismo (os efeitos colaterais dos medicamentos venenosos em seus efeitos colaterais são recheados de comprovações científicas..te pergunto e dai ???????????????????? (agora eu que te digo comprovação científica apenas É MUITO VAGO, o Clonazepal (Rivotril) tem base científica. Você quer experimentar umas umas cápsulas deste veneno quando não estiver pegando no sono ou com sintomas de depressão ????
    Base científica somente é um ótimo sinal ou o primeiro sinal de alienação !!!

    Para a mafiosa ANVISA e dirigentes médicos e indústria farmacêutica utilizarem de argumentos para colocarem no mercado apenas o que é de interesse lucrativo para eles !!!
    Você acha que é necessário ter PHD em água para saber que a água de boa qualidade é aquela sem cloro e flúor, com nutrientes minerais, alcalina e magnetizada ?

    Concluindo,debatendo democraticamente não é formação acadêmica de médicos. Apesar de o Dr Lair Ribeiro ter um curriculum invejável e experiências práticas em países do primeiro mundo (o que poucos médicos brasileiros têm). E sim a qualidade da água para o saúde do organismo.

    Aliás, entre um médico PHD que recomenda uma água vagabunda com a brasileira que você encontra até larvas vivas (bichos) e um simples técnico em saúde com bons conhecimentos em água, e que me recomendasse boa qualidade de água, não tenho dúvida alguma que optaria pela água de boa qualidade. Você tem alguma dúvida nisto ????
    Outra se o seu argumento é científico..você quer comparar a formação acadêmica da classe médica do Japão que implanta água de boa qualidade com a classe acadêmica do Brasil ???? Você deve estar é de gozação !!!!!!!!!! Comparar água até com bichos brasileira (ai pelo interior, com água de primeiro linha consumida no Japão ??????? Em que planeta você está ??? Acho que você já está bem alienadozinho mesmo assim como a classe médica brasileira. Aliás, você é médico ???

    Aliás sempre que há alguma descoberta que vai contra aos interesses da indústria farmacêutica, dirigentes médicos e governo, percebemos ignorância, interesses lucrativo em detrimento da saúde do ser humano e alienação deste grupo.

    1 forte abraço a todos.

    Cláudio Fonseca

  • Katia diz: 1 de abril de 2014

    Prezado Cláudio Fonseca, aprecei muito sua argumentação!

  • luis claudio diz: 13 de abril de 2014

    Ao pessoal que é preguiçoso e fica dizendo que NAO EXISTE NENHUM ESTUDO VAMos ao google academico, em pesquisas serias indexadas e publicadas em revistas cientificas.

    Existem 332.000 ARTIGOS, isso MESMO nao é 1 2 o 3 332 MIL artigos!!!!!

    http://ci.nii.ac.jp/naid/110001080324/

    http://scholar.google.com.br/scholar?q=water+alkaline+cancer&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5

  • maria betania diz: 14 de maio de 2014

    Presado Claudio Fonseca,Extraordinária sua conclusão!
    Muito Obrigado, foi enriquecedora.
    Forte abraço a todos.

Envie seu Comentário