Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Descubra os seis benefícios da albumina, que auxilia no ganho de massa magra

22 de outubro de 2013 14

albumina3

Nas últimas semanas, recebi vários e-mails de leitores sugerindo que eu publicasse um post sobre a albumina. A pedido do blog, a nutricionista esportiva Marina Cargnin, da Clínica Nutrissoma, tira todas as dúvidas.

Leia mais
Confira 10 alimentos industrializados do bem escolhidos por uma nutricionista
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra

Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer

Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen

ALBUMINA
A albumina é um alimento hiperprotéico, à base exclusivamente de proteína com alto valor biológico (boa e lenta absorção), contendo aminoácidos essenciais e não essenciais, além das vitaminas do complexo B e 12, minerias como zinco e manganês. Pode ser encontrada no ovo (ovolbumina), no sangue humano (seroalbumina) e no leite (lactoalbumina). É comercialmente extraída da clara do ovo , onde é encontrada em abundância.

SETE BENEFÍCIOS DA ALBUMINA
1 – Auxilia o metabolismo - É rica em ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina, nutrientes responsáveis pelo funcionamento do metabolismo.
2 – Promove o ganho de massa muscular - Contém uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, que contribuem para a recuperação do tecido muscular, ou seja, para a síntese de proteínas e aumento do volume (hipertrofia).
3 – É rica em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro, fornecendo energia e disposição ao organismo.
4 – Útil para manutenção e perda de peso - Por ser uma proteína de lenta absorção, prolonga o processo digestivo, aumentando o poder de saciedade, retardando a sensação de fome, fundamental para dietas de manutenção ou perda de peso.
5 – Possui um custo baixo - É forma eficaz e mais barata de suprir as necessidades de proteína do corpo, pois a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que tem boa absorção pelo organismo) e que possui um custo bastante acessível, diferente de outras fontes de suplementos disponíveis no mercado.
6 – Boa para recuperação após cirurgias estéticas, como a lipoaspiração – Como toda a proteína, auxilia na cicatrização, porém por ter a digestão mais lenta, diminui o risco de fibrose (também causada pelo excesso de proteína da dieta). Ela também ajuda o corpo a diminuir o inchaço, comum no pós cirúrgico.

albumina

SUBSTITUI O OVO
A albumina é a clara de ovo, só que na forma desidratada (em forma de pó). Na forma de pó, ela poder ser incorporada de forma mais fácil na dieta como shakes, igourtes, sucos ou no leite.

QUANDO É RECOMENDADA
A albumina pode ser recomendada para completar a proteína da dieta de pessoas saudáveis que não atingem a necessidade de proteína através da ingestão alimentar, vegetarianos, anêmicos e desnutridos. Algumas nutricionistas prescrevem albumina após intervenções estéticas, como lipoaspiração, e em casos de queimaduras e hemorragias. É mais comum recomendar a albumina para praticantes de atividade física, quando se tem a necessidade de complementar a dieta com um suplemento à base de proteína.

ALÉM DA ATIVIDADE FÍSICA
Quem suplementa albumina e pratica exercícios físicos de forma regular, poderá ganhar massa muscular pela suplementação e estímulo à síntese proteica. Mas a albumina poderá ser suplementada para aumentar a aporte proteico de determinada dieta sem que o indivíduo seja praticante de atividade física.

MELHOR PERÍODO PARA TOMAR
Como a albumina tem uma absorção mais lenta, os horários mais indicados são pela manhã no desjejum ou antes de dormi, para ter uma liberação gradativa desta proteína, evitando catabolismo proteico no período do sono.

1374925_10151683884442361_562776504_n

ALBUMINA E CLARA DE OVO
Desde que ambos estejam previstos no cálculo total da dieta, evitando que essa ingestão proteica seja exagerada, evitando o risco de restrição hídrica, e uma sobrecarga renal.

CUIDADOS
A prescrição da albumina, como qualquer outro suplemento proteico, deve ser feita por uma nutricionista que introduza essa suplementação no cálculo total da dieta. É fundamental conhecer padrão alimentar, estilo de vida, objetivo de cada indivíduo, para que, com a suplementação, os resultados possam ser realmente atingidos sem causar prejuízos ao corpo, como uma sobrecarga renal, por exemplo.

CONTRAINDICAÇÃO
Como qualquer proteína, a albumina, em excesso, pode sobrecarregar os rins que terão que metabolizar seus excessos proteicos, aumentando o risco de insuficiência renal. Algumas pesquisas têm relacionado o excesso de proteínas a uma menor absorção de cálcio, favorecendo a osteoporose.
Como a albumina é derivada do ovo, é comum que a pessoa que utiliza a albumina passe a acumule gases intestinais com mais frequência e com odor mais desagradável que o de costume. Não é recomendado para pessoas com intestino mais sensível pois pode causar diarreia.

MARCAS RECOMENDADAS
Saltos, Naturovos e Probiótica.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (14)

  • Cristiane diz: 22 de outubro de 2013

    Poderia me esclarecer se para perder peso aliado a prática de atividade física, qual o melhor Whey Protein ou Albumina?

  • Augusto diz: 22 de outubro de 2013

    Cristiane: O whey (proteína sintetizada a partir do soro concentrado do leite) é a melhor proteína que existe. O ruim é o preço.
    Mas a prática mostra que, uma boa dieta…balanceada, com boa ingestão proteica pode substiuir até mesmo o whey. Quem faz a diferença mesmo é a creatina. Essa sim, eleva o nível do treinamento, por reter mais água dentro da célula. A suplementação proteica através de albumina, caseína, whey, amino-acidos, é indicada para quem quer restringir a gordura presente nas carnes. Portanto, proteína em pó é proteína pura. Você não consome a gordura que inevitavelmente viria num bife ou num peito de frango.

  • Wagner diz: 22 de outubro de 2013

    Oi Cristiane.
    Eu não sou expert no assunto, mas a absorção do Whey protein é mais rápida que a da Albumina.
    Alguns recomendam tomar Whey após o treino. Não sei te dizer da Albumina.
    Abraços

  • Lucas Abner diz: 31 de outubro de 2013

    Olá, tenho 17 anos e vou começar a academia. Tenho já comprado a whey 100% pure, a glutamine e a albumina, queria saber como usar esses suplementos conforme o dia, claro frequentando a academia. E queria saber também se impede o crescimebto ou faz algum mal a saúde. Obrigado desde já, excelente publicação!

  • Sergio diz: 14 de novembro de 2013

    Caros amigos iniciantes. Hoje vivemos em uma febre na busca de métodos e produtos para aumentarmos volume muscular e força. Porém, nunca devemos nos esquecer que Não adianta ingerirmos Whey, albumina, BCAA, glutamina, creatina sem que tenhamos uma alimentação balanceada, boa noite de sono e uma orientação realmente profissional para os treinos. Ninguém vira “super homem” em 6 meses ou 1 ano. O segredo é a constância, a dedicação, cargas leves. Não existe treinos milagrosos que possam corrigir a genética de quem é magro, gordo. Aí é que entra o perigo dos menos avisados entrar na onda do consumo sem controle de esteróides anabólicos. Tenham como meta, antes de tudo, a serem saudáveis e não artificiais. Não corramos o risco de provocarmos lesões musculares, lesões articulares e pior, câncer, impotência, problemas renais, alterações psíquicas, problemas hormonais e até a morte. Treino a 35 anos. Hoje tenho 48 anos , sou atleta e nunca precisei de “drogas” para aumentar minha massa muscular. Vi muita gente perder, de forma idiota, a vida por querer ser um Arnold e 1 ano. Sejam antes de tudo responsáveis e bons treinos !!

  • Tiago Botelho diz: 2 de dezembro de 2013

    Parabéns pelo artigo.

  • elisa diz: 15 de dezembro de 2013

    Olá. Tenho 45 anos e pratico ashtanga yoga. Passei por um problema familiar muito difícil e perdi peso e fiquei muito abatida. Tenho 1,75m e sempre pesei por volta de 60kg. Meu biotipo é magro, mas a perda recente de peso me incomoda. Me alimento bem, mas não consigo me recuperar. A suplementação com albumina é indicada no meu caso? Se não, qual o suplemento indicado? Obrigada

  • calebe alves diz: 4 de janeiro de 2014

    Eliza,eu tenho amigas que vem utilizando a albumina junto com a creatina e o bcaa com sucesso na academia onde eu treino ,junto com um bom treinamento .Abraços.

  • Delair F Gonçalves diz: 19 de fevereiro de 2014

    boa noite, Aline, lendo sobre albumina, fiquei preocupada.
    Tenho 37 anos e comecei a fazer academia a uns 45 dias,(treino de 2* a 6* feira),e como sou vegetariana me recomendaram tomar albumina depois do treino, mais depois que li a respeito fiquei preocupada por causa do calculo renal, no momento eu não tenho problemas de rim, mais já tive a alguns anos atrás, pode ter algum problema em tomar. tomo 200 ml de aguá com 2 colheres de albumina antes de dormir, as vezes coloco leite ou fruta (banana), espero que me ajude a esclarecer essa dúvida.
    obrigada

  • Cristiano Cunha diz: 20 de março de 2014

    Bom dia!
    Quem tem problema no fígado pode tomar a albumina no café da manha após exercícios de musculação?
    Sinto mau estar em consumir alguns alimentos derivado do porco. Exemplo de alimentos.: presunto, bacon, linguiça e alguns outros.

    Desde já,
    Obrigado.
    Cristiano Cunha.

  • Manuela diz: 1 de abril de 2014

    Estou acima do peso e malhando, comprei o lipo 6 e tomo L A, quero perder peso e acelerar meu metabolismo, será que posso tomar albumina para auxiliar na perda de gordura?

Envie seu Comentário