Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Descubra os 10 benefícios dos alimentos orgânicos

28 de outubro de 2013 6

1394452_10151686097042361_866297773_n

Você conhece os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde? O blog recorreu à nutricionista Ana Carolina Bragança, da Clínica Nutrissoma, para explicar o diferencial desses alimentos.

Leia mais
Confira 10 alimentos industrializados do bem escolhidos por uma nutricionista
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra

Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer

Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen

Vem conferir:

O que são alimentos orgânicos?
No seu cultivo não são usados agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas, etc.

Como eles são cultivados?
Utiliza-se apenas sistemas naturais de adubação para combater pragas e fertilizar o solo.

1371593_10151683886667361_1209383917_n (1)

10 benefícios dos alimentos orgânicos
1 - Tem maior teor de nutrientes.
2 - Possui maior teor de fotoquímicos (substâncias antioxidantes).
3 - Tem mais sabor, pois provêm de um solo equilibrado, sem agentes químicos que prejudicam o alimento.
4 – Auxilia na prevenção de doenças - Há muitos estudos que relacionam o consumo excessivo de agrotóxicos e outras dessas substâncias com doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade em adultos, doenças neurológicas e respiratórias).
5- Incentiva produtores menores - Adquirindo produtos orgânicos, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural. Além disso, ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de um milhão de agricultores no mundo inteiro.
6 - Preservação dos nossos solos - Uma das principais preocupações da agricultura orgânica é com o solo. O mundo presencia uma grande perda de solo fértil pela erosão, devido ao uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a agricultura orgânica é possível reverter essa situação.
7 – Biodiversidade - A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.
8 - Preservação das águas - Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação.

564047_10151686096467361_2100145558_n

Qual é a diferença entre consumir alimentos orgânicos e não orgânicos?
os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.

Quais os riscos dos agrotóxicos?
Alguns estudos associam o consumo excessivo de agrotóxicos com diversos tipos de doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade, doenças neurológicas, respiratórias, etc).

Quais alimentos podemos encontrar na versão orgânica?
Desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas para bebês. Vale lembrar que todo produto orgânico deve ter um selo de certificação que comprova a procedência dos produtos e sua qualidade.

Por que os orgânicos são tão caros?
Porque são produzidos em menor quantidade do que os alimentos convencionais. Também possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, responsáveis por agilizar o seu crescimento e a combater as pragas.

1369165_10151683886647361_250655626_n

Para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, quais versões você recomenda?
Por mais que os alimentos industrializados utilizem ingredientes orgânicos na sua fabricação, serão sempre alimentos industrializados, não sendo tão benéficos ao organismo como frutas e verduras orgânicas.
Portanto, para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, a sugestão é investir mais na compra das frutas e vegetais orgânicos.

Os alimentos orgânicos contribuem para a perda de peso?
O consumo de frutas e verduras está associado à perda de peso e são ótimos aliados á dieta de emagrecimento. Porém, o fato do alimento ser orgânico não vai mudar ou acelerar a perda de peso, apenas estará contribuindo ainda mais com a saúde do consumidor.

Para quem não quer/pode gastar com alimentos orgânicos, qual é a alternativa para consumir alimentos com qualidade?
Quem tiver espaço em casa, pode fazer sua própria horta, assim estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor. Pode também procurar uma feira orgânica de bairro, normalmente são mais baratas do que nos supermercados.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (6)

  • suelen diz: 28 de outubro de 2013

    pena que são muito caros, quase artigo de luxo!

  • Júlio diz: 28 de outubro de 2013

    Só senti falta de fotos mostrando a venda em feiras, onde, aliás, os preços são muito mais baratos do que os praticados no supermercado. Além disso, você tem a certeza de estar adquirindo um produto fresco, direto do produtor.

    Dica: Em Porto Alegre, as feiras de produtos orgânicos ocorrem às quartas-feiras, no pátio da Secretaria da Agricultura (Av. Getúlio Vargas) e aos sábados, na José Bonifácio, na Tristeza (Otto quase esquina com Wenceslau Escobar) e também no pátio da Secretaria da Agricultura.

  • Adriana diz: 28 de outubro de 2013

    Que bom ler sobre orgânicos. Precisamos divulgar muito seus benefícios para saúde e meio ambiente. As pessoas ainda resistem em pagar um pouco mais por alimentos mais saudáveis.

  • arion diz: 29 de outubro de 2013

    Francamente, eu tenho receio quanto aos “orgânicos”. Numa ilha onde 70% das residencias não tem esgotos e sim fossas, como será o cultivo nestas terras cheias de clorifórmio fecais?
    Sem contar os preços exorbitantes, pois dizem que o cultivo é bem mais fácil e menos gastos que os “tradicionais”.

  • Júlio diz: 29 de outubro de 2013

    Arion,

    Os orgânicos são realmente mais caros, mas falar em “exorbitantes” é exagero. E você pode escolher em economizar agora em alimentos saudáveis e gastar em remédios mais tarde ou vice-versa. Cada um escolhe o que é melhor.

    E falar que o cultivo orgânico é mais fácil demonstra seu desconhecimento com os processos produtivos. O que você acha mais fácil: pulverizar agrotóxicos sobre um pomar com um trator ou ensacar cada fruto para que as pragas não ataquem?

  • Márcia Greice Nunes diz: 4 de março de 2014

    Olá sempre tive interesse por alimentos saudáveis pra servir pra minha família.
    Conheci alimentos orgânicos mas no supermercado aqueles pacotes fechados sempre me deixavam dúvidas: Seria orgânicos mesmo?
    Agora aqui pertinho de nossa casa a Prefeitura de Vitória instalou semananlmente feira orgânica. Agora me sinto segura pois sei que vem tudo direto de Santa Maria de Jetibá e Nova Venércia, aqui perto nas montanhas. Converso com os produtores sobre como usar certos legumes e tudo mais. A feira é muito diversificada e o preço muito mais baixo que no supermercado. Até o feijão e o frango optei por comprar direto do produtor. A carne do frango se vê que mais saudável. Saborosa por demais. Agora incentivo todos a servir frutas, legumes e verduras orgânicas pra sua família.

Envie seu Comentário