Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Médico alerta para os riscos de se ingerir anabolizantes. Veja dicas

08 de novembro de 2013 4

15818598
Reprodução, Instagram

Após a retirada de um câncer no fígado, a vencedora da 11ª edição do Big Brother Brasil, Maria Melilo, revelou em entrevista ao site UOL nessa quinta-feira que acredita que o uso de anabolizantes possa ter contribuído para a evolução da doença.

- Acredito que o uso de anabolizantes possa ter contribuído para a doença. De qualquer forma, não recomendo o uso a ninguém — afirmou.

O blog pediu para o médico Gustavo Otto, especialista em Fisiologia do Exercício, explicar o que são os esteróides e falar dos riscos. 

Leia mais
Confira 10 alimentos industrializados do bem escolhidos por uma nutricionista
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra

Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer

Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen

Confira a entrevista:

O que são anabolizantes?
São hormônios esteroides que têm como principal função promover o anabolismo, ou seja, o crescimento celular. Podem ser naturais ou sintéticos.

Por que existe tanta polêmica?
Em razão do utilização inadequada. Na área médica, os esteroides podem ser usados no tratamento de disfunções específicas, incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Entre as principais aplicações, destacam-se o tratamento coadjuvante nos pacientes portadores do vírus HIV e também naqueles com câncer onde se verifica perda importante da massa magra (músculo).
A capacidade dos anabolizantes promoverem hipertrofia muscular (aumento da massa magra) faz com que muitos esportistas (amadores e profissionais) recorram ao uso inadvertido do produto visando “ganhos rápidos”.
Esse tipo de produto é extremamente tóxico para o organismo e os principais alvos são os rins e o fígado.

0092fe5e
Foto: Reprodução

Eles são permitidos no Brasil?
Alguns, sim. Entre eles, podemos citar Durateston, Deca Durabolin, Androxon, Deposteron, Oxandrolona e Estanozolol (estes dois últimos na formulação para uso via oral).

Por que as pessoas recorrem ao anabolizante?
Por causa da rápida resposta anabólica que o produto oferece. O ganho de força e volume muscular aparece já nos primeiros dias após o uso.

Os anabolizantes ajudam a tornear o corpo?
Sim. É justamente por isso que o produto é tão “apelativo”.
Os esteroides causam esse efeito, basicamente por dois mecanismos: hipertrofia e edema celular. Com isso, a célula muscular aumenta em volume deixando o usuário “maior”. Alguns, como a oxandrolona, ajudam inclusive na definição muscular causando aumento da massa magra e, ao mesmo tempo, diminuindo o percentual de gordura corporal, ou “bf” (do inglês – body fat)

Quais são os anabolizantes mais usados?
Os mais conhecidos são: Durateston, Decadurabolin, Winstrol (estanozolol), Boldenona, Trembolona, Oxandrolona, Deposteron, Anabol e Hemogenin e Oximetolona.

Como usar anabolizantes de forma adequada? Aliás, é possível?
Sim, é possível. Porém o uso deste tipo de medicamento requer uma avaliação clínica adequada.
Somente após realizados exames físico e laboratorial, constatando indicação clínica formal, é que devemos recomendar o uso desse medicamento.
Distrofias musculares importantes, disfunções hormonais, atraso de crescimento ou puberdade são as principais indicações clínicas para uso dos esteroides na prática médica.
Nunca deve ser utilizado meramente para fins estéticos. Essa aplicação é proibida pelo Conselho Federal de Medicina.

8550095
Foto: Optimal Functioning, Divulgação

Quais são os riscos de se consumir anabolizantes?
O uso inadvertido pode causar uma série de consequências drásticas ao organismo. Os órgãos mais prejudicados são fígado e rins. Na literatura médica, são vários os casos associando uso de anabolizantes com câncer hepático.
Outra consequência importante é o que chamamos de “bloqueio de eixo”. Isso significa que o organismo para a produção endógena natural dos hormônios sexuais. O raciocínio é simples. Nosso organismo tem um “termostato” que regula a produção hormonal por um mecanismo de “feedback” negativo, ou seja, se tem muito hormônio circulando na corrente sanguínea, a produção para. Se a produção hormonal endógena permanecer parada por muito tempo, ocorre o bloqueio, ou seja, mesmo cessando o uso do hormônio sintético nosso organismo é incapaz de retomar a produção natural.

Quais os EFEITOS COLATERAIS dos anabolizantes?
Os colaterais mais comuns em homens e mulheres são:

Acne - Aumento das lesões na pele devido ao desbalanço hormonal e maior oleosidade da pele.

Alterações de humor e agressividade - Alguns estudos sugerem ação supressora nos receptores de serotonina do sistema límbico e córtex cerebral causada pelo uso de anabolizantes.

Doenças cardíacas e alterações no perfil lipídico - Maior risco de morte súbita por infarto, elevação do LDL e diminuição do HDL.

Eritrocitose - Aumento do número de células vermelhas no sangue, o que aumenta a viscosidade e diminui o fluxo sanguíneo. É o contrário da anemia.

Hepatite - Toxicidade hepática levando ao desenvolvimento de inflamação (hepatite), hemorragia e por fim câncer hepático.

Hipertensão arterial - Aumento do edema e da resistência vascular periférica. Há também aumento da frequência cardíaca e débito cardíaco.

Insuficiência renal aguda

Somente em HOMENS
- Calvície
- Encolhimento e disfunção testicular
- Aumento das mamas

Somente em MULHERES
- Voz fica mais grave
- Diminuição das mamas
- Menstruação irregular
- Clitóris aumenta de tamanho
- Aumento dos pelos no corpo
- Alargamento da mandíbula

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (4)

  • Helena diz: 8 de novembro de 2013

    Existem médicos que receitam anabolizantes (e mais um coquetel de remédios para prevenir os efeitos ruins) como “modulação hormonal”, com o objetivo de prevenir os males do envelhecimento… É a modinha atual no mundo fitness…

  • Becker diz: 11 de novembro de 2013

    Apenas queria parabelizá-los pelo post, pois, é raro ouvir-se falar de esteróides anabolizantes sem sensacionalismo. Infelizmente, este é um assunto muito criticado, porém pouco estudado.
    Sou de uma corrente que acredita que todas as drogas, não somente ea’s, são benéficas ou maléficas, o que vai mandar é a coerência e a prudência no momento do uso.
    Infelizmente, é mais fácil proibir do que controlar.

  • Emagrecer Para Sempre diz: 12 de novembro de 2013

    Artigo rico em informações e esclarecimentos, muito bom!
    Infelizmente muitas pessoas que fazem o uso desses anabolizantes não tem o conhecimento de seus efeitos.
    A grande maioria destes produtos não teve sua eficácia e segurança comprovadas por estudos clínicos e são, portanto, perigosos à saúde. Leia sobre as verdades dos suplementos para emagrecer nesse artigo: http://emagrecerparasempre.com/esse-suplemento-para-emagrecer-nao-funciona/

  • bottes femme diz: 19 de novembro de 2013

    bottes femme…

    What is Going on i am new to this, I stumbled upon this I’ve identified It positively helpful and it has aided me out hundreds.I hope to contribute & aid other consumers like its aided me.Very good work…

Envie seu Comentário