Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Veja quais tratamentos estéticos podem evitar e combater o envelhecimento

27 de novembro de 2013 2

0077b24d
Foto: Marc Fender

A dica de hoje do blog Barra de Cereal é sobre envelhecimento cutâneo, que é motivo de preocupação de muitas mulheres. No comecinho de outubro abordarmos o tema com foco na alimentação. Neste post, falaremos sobre os principais tratamentos estéticos.

Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Confira os segredos de uma dieta detox esportiva
Veja quando a dieta detox é recomendada
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas

 

Confira a entrevista com a médica dermatologista Mariana Tubone:

Quais são os principais tratamentos estéticos recomendados para quem quer evitar e combater o envelhecimento cutâneo?

1 - Na prevenção do fotoenvelhecimento, o filtro solar com proteção para UVA e UVB, utilizado a longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de câncer de pele.

0096c19d
Foto: Stock Photos

2 - Durante décadas, os peelings químicos têm sido uma opção confiável no arsenal médico para o tratamento da pele facial com sinais de envelhecimento. O procedimento básico visa obter uma queimadura química controlada da epiderme ou derme, promovendo a regeneração epidérmica e neoformação de colágeno pós-inflamatório. Quanto mais profundo for o peeling, mais efetivo contra o fotoenvelhecimento.

00809dec
Foto: Kiko Coelho, Divulgação

3 - A radiofrequência promove a regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento a circulação e a drenagem de fluídos, melhorando assim a flacidez e a aparência da pele.

0089f2bc
Foto: Gustavo Felippi

4 - Uma opção para tratamento facial não ablativo é a luz intensa pulsada. Ela estimula o colágeno, além de atuar no clareamento de manchas acastanhadas e nos vasinhos da face.

00035595
Foto: Marlise Veronese

5 - O laser de CO2 fracionado é mais um instrumento na luta contra os sinais cutâneos de envelhecimento. A pele “fica esticada” logo após o procedimento. E o estimulo de colágeno aumenta ainda mais durante a recuperação, melhorando ainda mais “as rugas”.

6 - Uma opção muito utilizada para correção de sulcos é o preenchimento cutâneo, no qual são utilizados preenchedores, principalmente à base de ácido hialurônico.

0056e408
Foto: Tadeu Vilani

7 - Para o tratamento das rugas na testa e ao redor dos olhos, a toxina botulínica tipo A é a primeira opção. Ela atua por meio da paralisação de feixes musculares específicos causando a atenuação das rugas de expressão. Seu efeito inicia-se 48 horas após a aplicação e tem efeito máximo em 15 dias. A duração dos efeitos benéficos é de 4 a 6 meses.

00800d08
Foto: Divulgação

Qual a importância das vitaminas? Quais são as recomendadas?
Através de uma ingestão adequada de vitaminas e minerais, ou seja, uma alimentação adequada, nossas células irão receber os nutrientes necessários para neutralizar a ação negativa dos radicais livres e, com isso, prevenir o envelhecimento precoce.
Vitaminas recomendadas:
Vitamina A - Atua na manutenção das células de defesa e tem ação antioxidante.
Vitamina C - Atua na produção de colágeno e tem potente ação antioxidante
Vitamina E - Ação antioxidante

0031a280
Foto: Divulgação

Os cremes dão resultado?
Os cremes atuam como tratamentos complementares aos tratamentos estéticos. A importância está no tratamento de manutenção com clareadores e antioxidantes.

O que os cremes que combatem/evitam o envelhecimento cutâneo devem ter?
- Ácido retinoico - Continua sendo o tratamento tópico mais conhecido e embasado para o fotoenvelhecimento, age nas diversas camadas da pele promovendo aumento na síntese do colágeno.
- Antioxidantes como a vitamina C e vitamina E - Tem efeito antioxidante e ação fotoprotetora discreta que, somada aos benefícios dos filtros solares, melhora também a formação de colágeno.
- Fitoestrógenos - Normalmente utiliza-se a isoflavona e o extrato glicólico de soja que ajudam a suprir a falta de hormônio feminino na pele. Essas formulações agem melhorando a hidratação e a elasticidade da pele, pelo seu efeito hidratante, antioxidante e renovador celular.
- Ácido glicólico - Considerado um agente de peeling superficial versátil para o rejuvenescimento facial. Seus efeitos terapêuticos incluem a aceleração do turnover celular, sem inflamação aparente, com ação pH-dependente.
- DMAE (Dimetilaminoetanol) - Age promove melhora na hidratação e turgor da pele, conferindo-lhe maior firmeza, suavizando as rugas.

008ab994
Foto: Reprodução

Existem cremes recomendados para cada idade?
Não existe um creme específico para cada idade, mas sim para cada queixa específica do paciente e alteração apresentada (manchas, rugas, etc). Na infância (a partir dos 6 meses) e adolescência, é indicado o uso de protetor solar regular. A partir da idade adulta, com o aparecimento dos sinais de fotoenvelhecimento, podem ser usados os cremes associados aos tratamentos estéticos com a composição específica para a queixa principal do paciente.

Qual é a importância do filtro solar?
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares. O uso de protetores solares com FPS superiores a 30 devem ser recomendados para todos os pacientes, acima de 6 meses, expostos ao sol. Não se deve realizar exposição ao sol sem o uso adequado de protetores solares. Crianças abaixo de 6 meses não devem se expor diretamente ao sol e não devem fazer uso regular de fotoprotetores. Não se recomenda o uso rotineiro de protetores solares com FPS abaixo de 30.

O que não pode faltar num filtro de qualidade?
Deve ter proteção de amplo espectro contra os raios UVB e UVA, antioxidantes que tenham capacidade de reduzir os radicais livres causadores do envelhecimento da pele, uma cosmética agradável e, de preferência, a adição de pigmentos opacos que aumentam a proteção aos efeitos nocivos da luz visível.

Uma superdica
Uma dieta balanceada em vitaminas, fibras e proteínas necessárias para a prevenção de radicais livres e uma ingestão regular de líquidos.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (2)

Envie seu Comentário