Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nutricionista destaca 10 alimentos saudáveis para o coração

06 de dezembro de 2013 2

005392d5
Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Uma alimentação rica em fibras e composta por boas gorduras é essencial para a saúde do coração. Alimentos específicos também apresentam compostos bioativos que limpam as artérias, aumentam a fluidez do sangue, atuam na pressão arterial e ainda são aliados na redução de gordura corporal, fatores que contribuem para evitar as doenças cardiovasculares.

Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Confira os segredos de uma dieta detox esportiva
Veja quando a dieta detox é recomendada
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas

A nutricionista Greice Caroline Baggio destacou 10 alimentos saudáveis para o coração. 

1 – Alho - Deve ser consumido diariamente, esmagado para liberar a alicina, seu principal composto ativo. Possui atividade anticoagulante, diminui as gorduras circulantes no organismo, aumentando o HDL (colesterol bom).

007f86db
Foto: Scott Lidell

2 – Aveia - A gordura corporal em excesso, principalmente na região abdominal, também é um fator de risco para as doenças cardíacas. As fibras contidas na aveia, principalmente as solúveis, chamadas betaglucanas, diminuem a absorção de gordura pelo organismo, reduzindo o nível de LDL (colesterol ruim). Fibras do tipo solúvel se ligam aos lipídeos no sangue, impedindo sua absorção.

3 – Azeite de oliva - Composto por gorduras monoinsaturadas e vitamina E, apresenta propriedade antioxidante e antiinflamatória. Duas colheres de sopa ao dia ajuda a evitar a oxidação de lipídeos no sangue e a síntese de colesterol, em particular do LDL, o que reduz o risco de doenças cardíacas. Outra vitamina em destaque no azeite é a vitamina K, indispensável à coagulação sanguínea.

4 – Castanha do Pará - As gorduras insaturadas das castanhas auxiliam na redução dos triglicerídeos, colesterol LDL e no aumento do HDL. A oleaginosa ainda contém grande quantidade de selênio, mineral que possui participa de inúmeras funções no organismo. Uma castanha por dia fornece proteção antioxidante, protegendo o organismo contra danos causados por radicais livres.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

5 – Cereja - Sua cor revela que é rica em antocianinas, fornecendo proteção contra doenças cardiovasculares, fonte de vitamina C, além de fibras solúveis. As cerejas estão entre as frutas com maior potencial antiinflamatório da natureza, atuando também como antioxidante.

00010a8a
Foto: Zoldan Imagens

6 – Espinafre - Consuma cozido, de 2 a 3 xícaras nas principais refeições. É amigo do coração, melhorando a circulação sanguínea, é rico em clorofila e carotenoides, como a luteína, além de ácido fólico, potássio, magnésio e fibras. Os minerais presentes no espinafre contribuem a manter a pressão arterial em valores ideais.

7 – Óleo de linhaça - O óleo de linhaça pode reduzir a pressão arterial em homens com colesterol alto. Em um estudo de três meses com 59 homens de meia-idade, aqueles que tomaram suplementos de óleo de linhaça por dia (com oito gramas de ômega 3 e ácido alfa-linoleico) apresentaram pressão arterial significativamente mais baixa. Extraído da semente de linhaça prensada a frio, o óleo contém ômegas 3 e 6, é fonte de vitamina E e também um rico antioxidante.

00061522
Foto: Fernando Gomes

8 – Peixe - É alimento cardioprotetor. Uma alimentação deficiente em nutrientes essenciais, como zinco, ferro, vitamina B12 e ômega 3, tendem a ter níveis elevados de homocisteína no sangue e diminuição dos níveis do bom colesterol, fatores de risco para doenças cardíacas. Para quem não consume peixes a suplementação do óleo de peixe, ômega 3, é bem-vinda.

9 – Tomate - Duas xícara de tomates cozidos podem ser úteis não somente para prevenção do câncer, como também para retardar o envelhecimento precoce e atuar sobre a saúde cardíaca. É rico em carotenoides com ação antioxidantes, como licopeno e minerais. Esses nutrientes atuam na redução do colesterol ruim e da pressão arterial, o que contribui para a saúde do coração.

0066c229
Foto: stock.xchng

10 -Uva roxa - As cascas das uvas estão repletas de resveratrol, polifenol que atuó como antioxidante e tem a capacidade de reduzir a coagulação do sangue, diminuir a oxidação de LDL e aumentar o HDL, sendo destaque na prevenção de doenças cardiovasculares.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (2)

Envie seu Comentário