Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Descubra os benefícios da biomassa de banana verde e aprenda a preparar a receita

10 de dezembro de 2013 9

sem-tc3adtulo
Foto: Reprodução

Você já ouviu falar na biomassa de banana verde? Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas.

Pedi ajuda para a Adriana Lopes, da Ho2 Nutrição, que, recentemente, promoveu um curso em Porto Alegre e em outras capitais. Ela escalou a nutricionista funcional Helouse Odebrecht para dar todas as dicas sobre esse alimento funcional supersaudável e a culinarista funcional Lidiane Barbosa para ensiná-los a preparar a receita.

Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Confira os segredos de uma dieta detox esportiva
Veja quando a dieta detox é recomendada
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas

SUPERSAUDÁVEL
- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

000ca7b5
Foto: Luciano Moraes


8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA

1 - Melhora o funcionamento do intestino
2 - Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 - Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 - Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

AMIGA DA DIETA
Por ser uma excelente fonte de fibras, melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura. Promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.

INDICADA PARA QUEM TEM RESTRIÇÃO ALIMENTAR
Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.

PARA TODAS AS IDADES
A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia.

SUGESTÃO DE CONSUMO
De 2 a 4 colheres de sopa por dia.

unnamed (2)
Divulgação: Ho2 Nutrição

RECEITA DA BIOMASSA
(elaborada pela culinarista Lidiane Barbosa)

Ingredientes
10 bananas nanicas bem verdes

Modo de preparo
- Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).

DICAS IMPORTANTES

1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.

2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.

3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (9)

  • Daniela diz: 17 de dezembro de 2013

    Ola! A minha biomassa ficou “apertando”, com aquele sabor característico de banana verde. É assim mesmo ou fiz algo errado?
    Grata!
    Daniela

  • Maria Letícia dos Santos Mendes diz: 29 de janeiro de 2014

    Gostaria de fazer alguma receita com a biomassa. Até agora somente sei como fazer a biomassa, mas não tenho como aplicá-la.

    Att

    Letícia

  • Fábio Augusto diz: 1 de fevereiro de 2014

    Gostaria de receber receitas para a melhor utilização da biomassa em alimentos, especialmente para crianças, eu como pura mesma após o preparo coloco na geladeira para resfriar e como assim mesmo mas, para as crianças é preciso disfarçar se eles olham com um olhar de reprovação ( rsrsrs ).

  • Gabriela diz: 10 de fevereiro de 2014

    Gostaria de saber se a farinha de banana verde substitui a biomassa na receita de sucos.

  • Barbara diz: 17 de fevereiro de 2014

    A biomassa de banana verde fica excelente em preparaçoes de bolos principalmente de chocolate!!

  • Daniela diz: 24 de fevereiro de 2014

    Oi Daniela.
    Faço sempre bio massa e nunca ficou com gosto de banana verde (na verdade acho o gosto semelhante a batata doce cozida). Já vi alguns cometários em outros posts acerca deste problema – dizem que acontece quando se mistura a água da fervura na banana para bater ou não escorreas direito (o que daria no mesmo).

  • Jési diz: 22 de março de 2014

    O amido resistente, presente na banana verde, depois do cozimento, torna-se amido simples. Existe uma modalidade de amido resistente, chamado “tipo 3″, que se refaz depois do cozimento, presente, por exemplo, no arroz parabolizado. Não conheço nenhuma medição que comprove isso com a banana verde, vcs conhecem? Mais seguro, a meu ver, é comer a banana verde mesmo, crua. Ela pode estar um pouquinho mais madura do que a que aparece na reportagem. Óbvio que descascada. Como medição para se isso está sendo efetivo para vc, basta presta atenção na sua fome. Se durante e entre as refeição vc mantiver uma razoável sensação de saciedade, é possível que a banana esteja funcionando como reguladora da relação insulina/glicose.

  • Gustavo diz: 8 de abril de 2014

    Fantástico! Acabei de utilizar a biomassa, fiz um frango com creme de milho verde, fiz um cálculo “superficial” e diminuiu 12 calorias a colher de sopa. A receita original a colher de sopa teria uma média de 32 kcal e usando a biomassa diminui para 20 kcal. Sem falar na quantidade de gordura que diminuiu entre 60-70% (só em dispensar o creme de leite, requeijão…) e a quantidade de nutrientes que acrescentei. O sabor ficou bastante semelhante.

Envie seu Comentário