Qual é a maneira correta de ingerir isotônico? Dá para substituir a água por ele? O blog pediu a ajuda da nutricionista Michele Valenti.
Leia mais
Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Confira os segredos de uma dieta detox esportiva
Veja quando a dieta detox é recomendada
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas
ISOTÔNICO
É uma bebida esportiva formulada para ajudar os atletas na hidratação durante ou após o exercício físico. Certos nutrientes diminuem à medida em que o exercício é praticado através da transpiração. Repor essas perdas promove hidratação adequada retardando o aparecimento da fadiga durante o exercício.
COMPOSIÇÃO
Os isotônicos são compostos por água, carboidratos, eletrólitos e sais minerais (principalmente sódio e potássio). Além disso, têm adoçantes e conservantes na composição.
Bebidas Isotônicas (100ml)
Valor energético – 26kcal
Carboidratos – 6,4g
Cálcio – 1mg
Fósforo – 9mg
Ferro – 0,7mg
Sódio – 44mg
Potássio – 13mg
INDICADA PARA ATLETAS
O consumo de isotônico é indicado para atletas após a atividade física intensa e por período prolongado – mais de 60 minutos de treino/competição. A atividade física leva a um aumento da taxa de produção de calor, o que resulta em perda de água, eletrólitos e redução do glicogênio no fígado e nos músculos. A perda desses elementos pode levar à desidratação, afetando o desempenho. A ingestão de bebidas isotônicas pode melhorar esse desempenho, pois compensam a perda de fluidos e atenuam algumas respostas inflamatórias decorrentes do exercício.
CINCO ORIENTAÇÕES
1 - Consumir bebidas isotônicas com carboidratos sem realizar exercícios prolongados pode levar ao ganho de peso. A fonte energética dessas bebidas são carboidratos (forma concentrada de glicose). Se consumida em excesso, sem a prática de exercício físico, não ocorre gasto energético, sendo acumulada em depósitos de gordura corporal.
2 - O sódio presente nas bebidas pode ajudar a evitar a hiponatremia (baixa de sódio no organismo), mas ocorre depois da prática de atividade física por mais de quatro horas. A bebida esportiva contendo sódio pode ser apropriada para a recuperação do treino ou competição intensa e prolongada. A suplementação excessiva de sódio durante o exercício, no entanto, pode levar a problemas gastrointestinais ou causar prejuízos de equilíbrio de fluídos como cãibras induzidas por excesso de sódio.
3 - O potássio é essencial na contração muscular, sendo que a hipotassemia (baixa de potássio no organismo) pode levar a cãibra muscular e parada cardíaca. Por isso, é necessário definir a quantidade certa desses nutrientes presentes nas bebidas isotônicas.
4 - Antes de consumirem suplementos, praticantes de atividades físicas e atletas profissionais devem procurar um profissional de saúde (médico ou nutricionista) para saber a real necessidade do uso de acordo com o tipo de exercício praticado, tempo de treino, sexo, composição corporal, ou seja, definir um plano individualizado.
5 - Substitutos dos isotônicos, ideais para a hidratação na prática de exercícios leves: água mineral, água de coco (isotônico natural, tem apenas 22 calorias em 100ml e baixo teor de sódio), chás gelados (possuem baixo valor energético) e sucos naturais de baixo teor calórico como limonada, suco de maracujá, morango, melão e kiwi.
Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados
QUANDO O ISOTÔNICO É RECOMENDADO
Seu consumo é indicado durante ou após o exercício físico. As quantidades vão depender do tempo de treino/competição e perda de peso corporal.
HIDRATAÇÃO
Preservar a hidratação é o objetivo mais importante durante o exercício. Em atividades com duração de menos de 60 minutos, a água pura é a bebida mais indicada para o consumo, além de ser econômica e prática. Após 60 minutos, o isotônico pode ser utilizado. Lembre-se de consumir água antes, durante e após a prática de exercícios.
CONTRAINDICAÇÃO
O consumo inadequado de bebidas isotônicas pode trazer prejuízos à saúde e agravar doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes e doenças renais. Além de oferecer riscos à saúde de grupos específicos como gestantes, crianças e idosos.
Comentários