Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Confira o significado e os benefícios de alimentos tradicionais da ceia de Ano-Novo

27 de dezembro de 2013 2

0010ea40

Alguns alimentos são os queridinhos da ceia de Ano-Novo. Reza a tradição de que seu consumo pode influenciar na sorte no próximo ano.
A seguir, a nutricionista Danielle Fraga, do Senac, desvenda alguns dos alimentos preferidos na ceia de Ano-Novo. Também contei com a colaboração da nutricionista Fabíola Andriola

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

Arroz - O seu consumo na festa de final de ano promete abundância, fertilidade e riqueza. O arroz é rico em carboidratos, possui sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B. Dê preferência para a versão integral.

Acelga - É forte o apelo simbólico da acelga. Diz a lenda que a disposição circular das suas folhas representa a continuidade da vida. As folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, refogadas ou cozidas. É um alimento muito nutritivo e de baixa caloria, com uma quantidade extraordinária de vitamina K e vitamina A, C, minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro), fibra alimentar e proteínas.

007558e2
Foto: Nestlé, Divulgação

Alho poró - Tem fama de trazer boa sorte e força para quem o consome na virada do ano. Possui muitos nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B. Também apresenta minerais como flúor, iodo, ferro e fósforo. A maior propriedade deste alimento está na substância chamada “alicina” que auxilia na circulação e nas doenças coronárias.

Cereja - Simboliza o amor e é ideal para os votos de um feliz Ano-Novo. Possui propriedades antioxidantes e flavonoides que protegem contra câncer, envelhecimento precoce e doenças cardíacas. Também contém vitamina C, que ajuda na imunidade e na formação do colágeno. É fonte de cálcio, magnésio, ácido fólico, B1, B2, potássio e fósforo.

Champagne - É a bebida mais consumida nesta data. Está associada com a sorte em todos os aspectos, profissional, pessoal e amoroso. Rico em flavonoides, auxilia a reduzir o colesterol ruim, além de em quantidades moderadas pode ajudar a regular a pressão arterial.

00770ff3
Foto: Stock.xchng

Lentilha - Seu consumo na ceia de Ano-Novo está associado à fartura e ao crescimento. Riquíssima em fibras solúveis e insolúveis, auxilia no funcionamento intestinal, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Contém potássio, um dos minerais responsáveis pela contração dos músculos esqueléticos, ou seja, ela ajuda a prevenir cãibras musculares. Cuidado com os acompanhamentos.

Louro - Um dos costumes à meia-noite é colocar uma folha de louro na carteira, que representa riqueza e sucesso. É classificado como uma erva aromática, utilizada como temperos para preparações. É um ótimo digestivo e depurativo do fígado.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras - As sementes são consumidas na esperança de garantir fartura.
Esse conjunto de delícias é rico em nutrientes como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. São eficazes na diminuição da pressão arterial, reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer.

001a90de
Aline Mendes, Agência RBS

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados


Porco -
É um animal que fuça para frente e, por isso, não pode faltar no prato de quem deseja muita sorte, fartura e prosperidade. Dependendo do corte, tem baixa quantidade de gordura e de calorias. A carne de porco é fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células. É também rica em vitaminas do complexo B, possui selênio (um potente antioxidante), zinco e maior teor de ferro do que o frango.

Repolho - Símbolo de sorte, fartura e prosperidade. Além de ser ótima fonte de vitaminas A e C, é um alimento rico em nutrientes que fazem bem para o coração, para os olhos, para a pele e ainda nos protege contra algumas infecções. Além disso, tem pouca caloria e é rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno.

Romã - Come-se a fruta com a crença popular de atrair dinheiro. Costuma-se guardar sementes na carteira no ano todo. É uma ótima fonte de vitamina C, que aumenta a imunidade do organismo, além de ser um ótimo antioxidante, por ser rica em flavonoides, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

0099fafc
Foto: Stock.xchng

Salmão - Se para você a saúde é a maior de todas as riquezas, considere incluir na sua ceia o salmão. O ômega-3 evita a formação das placas que obstruem as artérias, reduz o colesterol e combate os triglicerídeos. É rico em proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Uva - É a fruta mais consumida na virada. De acordo com as tradições, você deve comer 12 grãos, um para cada mês do ano. É fonte de carboidratos, importante para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitaminas C e do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada contém uma substância cardioprotetora chamada resveratrol – que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

VÍDEO: VAI EXAGERAR NA CEIA? VEJA DICAS DA NUTRICIONISTA VANESSA LEITE

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (2)

Envie seu Comentário