Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira 10 alimentos que ajudam a deixar a pele mais bonita durante o verão

28 de dezembro de 2013 0

000c947d
Foto: Tadeu Vilani

Determinados alimentos têm o poder de deixar a nossa pela mais bonita e ainda auxiliar na conquista de um bronzeado sem manchas. Para dar dicas quentinhas para vocês, o blog pediu a ajuda da nutricionista  Fabíola Andriola. Confira a entrevista abaixo.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

 

PAPEL DOS ALIMENTOS PARA A CONQUISTA DE UM BRONZEADO BONITO
Alguns alimentos, por serem ricos em nutrientes, como antioxidantes e pigmentos, auxiliam na conquista de um bronzeado uniforme e também na manutenção ao longo do ano. Além disso, previnem o envelhecimento precoce, manchas indesejadas e até mesmo o desenvolvimento de câncer de pele, ocasionado pela exposição aos raios ultravioletas.

COMPONENTES QUE FAVORECEM A CONQUISTA DO BRONZEADO PERFEITO
Os carotenoides são os principais componentes dos alimentos que favorecem o bronzeado da pele. Existem vários pigmentos classificados como carotenoides, mas o mais conhecido é o betacaroteno, encontrado em alimentos das cores amarelos-alaranjadas, além das folhas verde escuras.

005f6201
Foto: Stock Photos

CARACTERÍSTICAS DO BETACAROTENO
O betacaroteno é precursor mais ativo e biodisponível da vitamina A em nosso corpo. Ou seja, quando consumimos betacaroteno dos alimentos, ele se transforma em vitamina A em nosso corpo.
A vitamina A age ativamente na recuperação da pele e ainda auxilia na produção de melanina.
Além disso, alimentos ricos em antioxidantes, como vitaminas C e E e o selênio também são importantes, pois são eles que irão combater as manchas causadas pelo sol. E prevenir o envelhecimento precoce da pele.

LICOPENO
Outro componente importante é o licopeno, que também é um pigmento encontrado em alimentos da cor vermelha, como tomate e a melancia. Muito famoso por ser um ótimo alimento na prevenção do câncer de próstata é também é um ótimo aliado na busca de um bronzeado perfeito.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados


DEZ ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA CONQUISTA DE UM BRONZEADO BONITO

00854b2c
Foto: Arthur P. Silva

1 – Cenoura - O alimento mais famoso quando se trata de bronzeado perfeito. Interessante por ser o alimento mais rico em betacaroteno.

2 – Abóbora/Moranga - Também ricas em betacaroteno. As semente são ricas em Vitamina E, podem ser consumidas como petisco.

3 – Mamão - Contém em fibras que auxiliam no transito intestinal, facilitando a absorção dos nutrientes, além de ser rico em betacaroteno.

002e8798
Foto: Divulgação

4 – Espinafre - Rico betacaroteno e fibras. Além de conter boas quantidades de clorofila, substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do corpo.

5 – Laranja - Rica em Vitamina C, antioxidante poderoso. Uma unidade por dia já é suficiente para atingir nossas necessidades diárias.

6 – Água de coco - Rica em potássio, mineral fundamental para manter a hidratação da pele.

00999c53
Foto:  Mauro Vieira

7 – Batata Doce - Mesmo não possuindo uma cor tão característica, apresenta quantidades significativas de betacaroteno.

8 – Oleaginosas (castanha do pará, caju, amêndoas, semente de girassol) - Ricas em vitamina E, antioxidante que complementa a vitamina C. Além disso, contém quantidades significativas de selênio, mineral importante para prevenção do desenvolvimento de câncer.

001a90f3
Foto: Júlio Cordeiro

9 – Tomate - Rico em licopeno. O ideal é consumi-lo levemente cozido, para potencializar sua ação antioxidante.

10 – Gérmen de trigo - Rico em vitamina E e fibras. Auxilia na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal

QUANTIDADE RECOMENDADA
O ideal seria consumir no mínimo duas porções de frutas ou verduras ricas nestes nutrientes ao dia. Se pensarmos especificamente em betacaroteno, o ideal seria termos um consumo de aproximadamente 15mg de betacaroteno. Ou seja, um cenoura e uma laranja já são suficientes para atingir estas quantidades.
É importante cuidar com o consumo excessivo destes nutrientes, cada pessoa tem uma necessidade específica. Um teste simples e rápido de fazer é observar a palma da mão, se ela estiver ficando da cor alaranjada é sinal e que está havendo acúmulo de betacaroteno. Neste caso, o fígado não está dando conta de metabolizar a quantidade ingerida desta substância. A orientação seria dar uma pausa no consumo destes alimentos.

VÍDEO: CONFIRA DICAS PARA CHEGAR MAGRINHA NO VERÃO

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário