Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como os nutricosméticos podem deixar o bronzeado mais saudável

29 de dezembro de 2013 0

0060eb4e
Foto: Charles Guerra

Ontem, a nutricionista Fabíola Andriola destacou aqui no blog o poder dos alimentos na conquista do bronzeado perfeito. Já ouviu falar nos nutricosméticos? A seguir, confira as dicas da Fabíola.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

 

Qual o papel dos nutricosméticos para a conquista de um bronzeado bonito?
São suplementos alimentares que têm os mesmos objetivos dos cosméticos convencionais, como cremes e loções. Dependendo dos componentes da cápsula, eles têm um objetivo específico.

Os nutricosméticos recomendados para um bronzeado saudável e prolongado são formulados a partir de compostos ativos que auxiliam na produção da melanina, além de antioxidantes, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele causada pelo sol.


00666549
Foto: Divulgação

O que o nutricosmético tem de ter para beneficiar o bronzeado?
Nutrientes ativos, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Em geral são compostos por betacaroteno, licopeno, vitamina C e E, zinco, silício e selênio. Cada um possui algum nutrientes em maior concentração, para potencializar aquele efeito desejado.

Leia mais
PROJETO VERÃO: dicas infalíveis para perder os quilinhos desejados

 

Cinco benefícios dos nutricosméticos

1 – Prevenção do aparecimento de câncer de pele - A exposição aos raios UV pode causar lesão em nível de DNA em nossas células, o que, por consequência, poderia futuramente desenvolver um câncer um de pele. Com estes nutrientes ativos, a regeneração celular ocorre de forma mais sincronizada e evita esse tipo de lesão.

2 – Ajudam na manutenção do bronzeado - Por aumentarem a produção de melanina, os nutricosméticos ajudam a acelerar o processo de bronzeamento e a prolongar por mais tempo essa cor na pele.

0088746e
Foto: Divulgação

3 – Aumentam a hidratação da pele, evitando o ressecamento causado pela exposição solar - Alguns micronutrientes ajudam a aumentar a hidratação celular, evitando que a perda de líquidos, ocasionada pelo suor, desidrate a pele. Mas é
preciso acompanhar uma ingestão adequada de água ao longo do dia, em média 2 litros.

4 – Previne a vermelhidão causada na pele nas primeiras exposições ao sol - Se iniciado o tratamento alguns meses antes da exposição solar, é possível que haja um preparo da pele para receber os raios UV, evitando a irritação da pele.

5 – Estimula a produção de colágeno - Alguns nutricosméticos possuem nutrientes que estimulam as células da pele a produzirem mais colágeno, responsável pela firmeza e sustentação da pele. Importante, pois os raios UV são capazes de quebrar as fibras de colágeno, causando flacidez.

0099c328
Foto: Charles Guerra

Aliado com a alimentação, os resultados são potencializados? Por quê?
Não existe milagre. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para potencializar os efeitos dos suplementos alimentares, como os nutricosméticos.
Uma alimentação rica em fibras auxilia no transito intestinal, o que facilita a absorção dos nutrientes que estão sendo suplementados. Além disso, é importante diminuir o consumo de açúcares e carboidratos refinados e aumentar a hidratação para que os rins em seu funcionamento máximo possam eliminar toxinas e evitar efeitos indesejados.

Qual é a quantidade diária recomendada?
Vai depender de uma série de fatores, como: objetivo a ser alcançado, tempo de uso do suplemento, idade do paciente e alimentação, para que não haja excessos de suplementos.

Que cuidados deve-se tomar?
Antes de começar um tratamento é importante que haja uma avaliação de um nutricionista e a avaliação antropométrica (peso e composição corporal). Deve-se tomar cuidado especial em pacientes com alguma doença crônica, como por exemplo hipertensos e diabéticos. Gestantes e nutrizes não devem fazer uso sem consentimento do médico. Não é indicado para crianças.

VÍDEO: CONFIRA DICAS PARA CHEGAR MAGRINHA NO VERÃO

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Envie seu Comentário