Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Descubra os alimentos recomendados para antes e depois do treino metabólico

15 de janeiro de 2014 6

007688e0
Os sucos são indicados antes do treino. Foto: : Felipe Carneiro

Já ouviu falar no treinamento metabólico? Trata-se de uma atividade que promove simultaneamente o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal. Tem como principal característica alternar exercícios de musculação (resistido /peso) e aeróbios, sem pausas de descanso durante a atividade.

Esse foi o tema da minha coluna no programa TVCOM Tudo + desta quarta-feira. Quer saber quais alimentos são recomendados para quem aderiu ou pretender aderir a essa estratégia? A nutricionista Vanessa Leite explica.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Qualquer tipo de treino/exercício físico libera oxidantes, radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e o aparecimento de várias doenças. Para a atividade física tornar-se saudável e completa é fundamental ingerir antioxidantes, anti-radicais livres, que estão presentes nos alimentos integrais, frutas, saladas e legumes. Em resumo, a associação dieta equilibrada + exercício é a maneira mais saudável e eficaz que existe, prevenindo então envelhecimento, doenças, sobrepeso e obesidade.

0081bf4e
A batata doce é indicada antes do treino. Foto: Fernando Gomes

FIQUE LIGADO 
Confira nesta quinta-feira uma matéria com o personal trainer Fabiano Porto sobre o treinamento metabólico. E na sexta-feira, uma série especial com a fisiculturista Liliane Massari.

GANHO DE RESULTADOS
É fundamental estar bem alimentado ANTES, DURANTE e DEPOIS do exercício físico, na quantidade e na qualidade certa, dependendo do tipo do exercício, quem pratica (homem ou mulher) e objetivo (aumento de massa magra e/ou redução de gordura).

Estratégia básica: procurar e consultar com uma nutricionista esportiva para ter a dieta perfeita, pensando sempre na quantidade e na qualidade dos alimentos.

Regra básica e universal: não começar nenhum tipo de exercício com mais de 3 horas em jejum, pois isso causa catabolismo (perda de massa muscular), hipoglicemia (queda de açúcar no sangue, provocando fraqueza, desmaios e até morte) e perda de energia (a pessoa não consegue ter uma boa performance no treino).

whey2
Whey protein é recomendado após o treino. Foto: Aline Mendes

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

O QUE COMER ANTES DO TREINO
Antes do treino é preciso energia para ter rendimento. O nutriente essencial nesse momento é o carboidrato (arroz integral, pão integral, massa integral, fruta, suco natural, granola, batata, batata doce). Pode ou não estar associado à proteína, mas o que não pode faltar mesmo é o carboidrato.

COMER QUANTO TEMPO ANTES
Depende do treino (tipo, intensidade, duração), da dieta, do sexo, do peso, da altura e do objetivo do praticante de atividade física e/ou atleta. Mesmo falando em treino metabólico, entram essas variáveis.
Mas em média pode ser 3h, 2h, 1h ou 30min antes do treino, uma vez que não é interessante começar o treino com mais de 3 horas sem comer (jejum).

O QUE EVITAR ANTES DO TREINO
Carboidratos refinados com alto índice glicêmico (chocolate, açúcar, pastéis, massas refinadas/brancas, bolachas etc) que proporcionam energia somente no momento, depois causam queda de energia e hipoglicemia. Além disso, se a pessoa ingere esses alimentos, não consegue oxidar/queimar gorduras durante e/ou depois do treino e pode, até mesmo, engordar.

Também é interessante evitar alimentos gordurosos, uma vez que eles dificultam a digestão, prejudicando a performance.

Não é indicado ingerir isotônicos antes do treino, uma vez que neste momento o praticante não suou, não eliminou vitaminas e sais minerais. A bebida só irá sobrecarregar o organismo.

O QUE COMER DEPOIS
Depois do treino é preciso recuperar. O nutriente essencial neste momento é a proteína (whey, frango, carne, peixe, ovo, iogurte…). Pode ou não estar associado ao carboidrato, mas, em resumo, o que não pode faltar mesmo é a proteína.

00731fc2
Foto: Pablo Contreras

COMER QUANTO TEMPO DEPOIS
O quanto antes, melhor. Estudos apontam que o período entre 30 a 60 minutos após o término do exercício é (período chamado como janela da oportunidade) crítico para a reposição de proteínas. Ou seja, nesse momento é onde mais absorvemos o que vamos ingerir, facilitando assim o ganho e/ou manutenção de massa magra.

O QUE EVITAR
Alimentos gordurosos (pizza, hambúrguer, pastel, chocolate, massa branca..)

QUATRO OPÇÕES DO QUE COMER ANTES DEPOIS DO TREINO
As quantidades devem variar conforme seu objetivo/sexo/altura/peso/hora do treino. As quantidades prescritas abaixo seriam para uma mulher de aproximadamente 60kg que deseja emagrecer.

ANTES DO TREINO

001fbe7f
Foto: Danielle Milhão

1ª opção

Sanduíche
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo light
1 ou 2 fatias de peito de peru
Alface e rúcula à vontade
2 colheres de sopa de cenoura ralada
2 rodelas de tomate
1 colher de sopa de maionese sem colesterol ou light

2ª opção

Frango com batata doce
2 colheres de sopa de batata-doce assada (50g)
1 filé de frango médio (94g)


DEPOIS DO TREINO

 

0095ae72
Foto: Sheila Oliveira

1ª opção

Ingredientes
1 scoop de whey c/ água
6 morangos

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

2ª opção
1 iogurte light


ASSISTA AO VÍDEO DA MINHA COLUNA SOBRE O TREINO METABÓLICO

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (6)

  • Alessandra diz: 15 de janeiro de 2014

    Adorei essa matéria! Já sigo o blog a um bom tempo, mas às vezes acho as receitas difíceis…. essa não! Está fácil de seguir e de acordo com a minha realidade! Parabéns pelo blog!!

  • Graziela diz: 16 de janeiro de 2014

    Ótimo post. Adoro o blog, e como a Alessandra falou, às vezes tem receitas meio difíceis de seguir, mas esta está perfeita. Peso 62Kg e ficou perfeita pra mim. :)
    Obrigada.

  • Raquel diz: 16 de janeiro de 2014

    Só para somar créditos a matéria, deveriam especificar alimentos por turno de treino, por exemplo quem treina as 18 horas pode se sustentar só com whey com frutas? Ficar sem comer até o outro dia às 7 da manhã?

Envie seu Comentário