Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira 10 dicas tops para ativar o metabolismo

27 de janeiro de 2014 27

009a062f
Foto: Guto Kuerten

A dica de hoje é muito interessante. São truques para você ativar o seu metabolismo.

Mas o que é esse tal de metabolismo? A nutricionista Vanessa Leite explica é toda e qualquer reação química que acontece no nosso organismo, que gaste energia, que queime calorias.

Quanto mais rápido for o ritmo dele, mais calorias são queimadas/gastas por dia, tornando mais fácil o emagrecimento e/ou a manutenção de peso. Ativar o metabolismo é um dos truques mais contemporâneo e eficaz dos tratamentos de emagrecimento.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

Confira as dicas!

1 – Faça exercício físico. Qualquer tipo de atividade (aeróbica ou anaeróbica) ativa o metabolismo por 24 horas, ou seja, o efeito não é só no momento da atividade. Se você não consegue malhar todos os dias, intercale os dias de atividade, assim ficará com o metabolismo turbinado constantemente.

006381fa
Foto: Divulgação

2 – Aumente massa muscular através de dieta personalizada e de exercício anaeróbico (musculação, pilates, trx, treinamento funcional…). O músculo é quem ativa o seu metabolismo, uma vez que cada 0,5kg de músculo que temos no corpo queima 35 calorias por dia, enquanto a mesma quantidade de gordura queima apenas 2 calorias por dia. Essa dica vai deixar o seu metabolismo mais acelerado, possibilitando você sair da dieta (seja com comida ou com bebida) sem engordar facilmente.

0091e38e
Foto: Alvarelio Kurossu

3 – Invista mais na proteínas magras (peixe, ovo, frango e whey…) em função do seu efeito térmico. A cada 100 calorias que consumimos de proteínas absorvemos apenas 80 calorias, ou seja, só na digestão já são eliminadas 20 calorias.

002d83b6
Foto: Jucimar Milesi

4 – Consuma apenas carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, massa integral…). Esses alimentos proporcionam mais saciedade e são ricos em fibras. Vale lembrar que os carboidratos integrais apresentam mais efeito térmico que os carboidratos refinados como arroz, massa e pão. Em resumo, gastamos mais calorias/ativamos mais o metabolismo com a digestão dos integrais.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

0056a191
Foto: Photo Rack

5 – Não elimine a proteína (frango, carne, peixe, iogurte light e leite desnatado) do seu café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Essa atitude ativa metabolismo e ajuda na manutenção e/ou aumento de massa muscular, que consequentemente, também ativa o metabolismo.

006b2f24
Foto: Reprodução

6 – Tome água. É vital e é um remédio natural para o emagrecimento. Às vezes, sentimos fome e não é fome, é desidratação. Lembre-se de que tomar água bem gelada ativa ainda mais o metabolismo, uma vez que o nosso organismo procura manter uma temperatura corporal entre 36º e 37º graus. Quando ingerimos algo bem gelado, o nosso organismo se esforça, gastando mais calorias, para conseguir manter a temperatura corporal.

0017c8e2
Foto: Carlinhos Rodrigues

7 – Durma bem. A falta do sono reparador afeta o funcionamento dos hormônios associados ao ciclo da fome e da saciedade. O sono ideal aumenta a síntese do hormônio leptina (responsável pela saciedade) e diminui o hormônio grelina (responsável pelo apetite).

8 – Coma alimentos saudáveis de 3 em 3 horas. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, o ritmo do metabolismo diminui para poupar energia (pois pensa que você não vai receber mais alimentos) e tudo que você vier a comer vai ser transformado em gordura, até mesmo a ingestão de alimentos magros e saudáveis.

0099056f
Foto: Divulgação

9 – Nunca deixe de tomar o café da manhã. Quando dormimos, o metabolismo fica mais lento e essa refeição serve como ativador do metabolismo. Quem acorda e não ingere alimentos desperdiça tempo que poderia estar queimando mais calorias.

10 – Elimine de vez os carboidratos refinados da sua vida. A ingestão desses alimentos (arroz branco, açúcar, chocolate e massa) libera energia rapidamente, incapaz de ser queimada, que é transformada em gordura, reduzindo o seu metabolismo.

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (27)

  • Flávia diz: 27 de janeiro de 2014

    Proteínas = carnes, ovos e lácteos. Será que é só isso? Gente, existem proteínas no mundo vegetal tb, e não informá-las nesse tipo de matéria é passar a ideia de que “preciso de produtos animais para ser saudável, não dá pra ser vegetariano ou vou ficar desnutrido”.

  • Walker diz: 27 de janeiro de 2014

    Quem leu esta notícia, está procurando aumentar o metabolismo. Não está procurando vegetariano.
    Parabéns pela matéria, serve de incentivo e dá dicas muito úteis para perder peso.
    Hoje foi meu primeiro dia de caminhada. 1h e pouco de caminhada.
    O mais importante é começar. Agora o negócio é trabalhar para dar continuidade aos exercícios e manter a dieta que já está firme faz 10 dias.
    Comece você também!

  • rodrigo diz: 27 de janeiro de 2014

    Fazer sexo não ativa o metabolismo?

  • Tiago diz: 27 de janeiro de 2014

    Na boa, Flávia.
    Tu pode comer o que quiser, mas eu preciso de proteína animal… e gosto.

  • valdecir aparecido de lima diz: 27 de janeiro de 2014

    um grande abraço , estou satisteito com as dicas que tenha mandado, muito bom e com essas dicas tentarei ficar em forma e satisfeito , serei muito grato obrigado.

  • Flávia diz: 27 de janeiro de 2014

    Cada um come o que quiser, mas as pessoas têm o direito de saber que existe proteína em alimentos de origem vegetal. Informação completa, é só o que sugiro.

  • Flávia diz: 27 de janeiro de 2014

    Cada um come o que quiser, mas as pessoas têm direito de saber que existe proteína em alimentos de origem vegetal. Informação completa, é só o que eu sugeri.

  • Marcio diz: 27 de janeiro de 2014

    Tiago e Walker só tá pedindo o que vocês ganharam na matéria.

    Não sou vegetariano e concordo com a Flávia. Faltaram informações sobre
    proteínas vegetais.

  • Júlio diz: 27 de janeiro de 2014

    Excelente matéria! Deixa a come folha Flávia falar o que quiser.

  • Alex diz: 27 de janeiro de 2014

    Tem gente que não consegue ser vegetariano/vegan, seja lá o que for, sem patrulhar os outros!
    Imagina se um celíaco, ou outro portador de alergia a algum alimento viesse patrulhar os blogs de nutrição e gastronomia: ” tem que avisar isso” , “tem que avisar aquilo”? Seria muito chato, mas eles teriam ao menos MUITO MAIS RAZÃO do que essa patrulha vegetal.
    Flávia, seja vegetariana, faça seu blog sobre isso, mas deixe de patrulhar a vida alheia!

  • Tiago diz: 27 de janeiro de 2014

    Acho que apenas o fato da pessoa conseguir incluir na sua rotina uma boa caminhada, corrida ou qualquer outro exercício físico (de preferência ao ar livre), já lhe garante uma boa saúde e qualidade de vida. Tem gente que cuida somente o que come, sem sequer levantar o traseiro para trocar de canal. Lógico que não devemos exagerar em nada que levamos à boca, mas somos seres onívoros e ativos fisicamente há milênios… Não sou o que como, mas sim o que faço com meu corpo, mente e vida!

  • will schmitt diz: 27 de janeiro de 2014

    Concordo com você Flávia, existem sim, outras maneiras, porém, enquanto existir pessoas ignorantes achando que ‘precisam’ comer carne, porque é uma ‘necessidade’, não vale a pena querer informar essas pessoas !

  • Ricardo diz: 27 de janeiro de 2014

    Adoro os veganos querendo marcar presença. Vai lamber sabão (de origem vegetal obviamente)!!!

  • Alex diz: 27 de janeiro de 2014

    engraçado, para certas pessoas, o fato de alguém achar que se “precisa” comer carne é sinal de…ignorância!
    Uau!
    E isso que já foi amplamente provado que o cérebro humano só evolui com a ingestão regular de carne!
    E isso que todos , sim, todos! os blogs e dicas de nutrição recomendem a moderação na carne e até a eliminação das vermelhas…
    Mas, claro, os vegans são seres superiores, são como um farol da humanidade do futuro! Temos de ser como eles, se não, do alto de sua sabedoria somos catalogados como ignorantes!

  • Flávia diz: 27 de janeiro de 2014

    haha gente! é só usar a palavra vegetariano que a galera já vem com mil pedras! sim, e os vegetarianos é que são patrulhadores haha! SÓ sugeri que ela mencionasse outras fontes de proteína (afinal, elas existem e tem muita gente q nem sabe), não mandei ninguém parar de comer carne, beleza?

  • fernanda diz: 27 de janeiro de 2014

    Não vejo problema no comentário da flavia.. tb sou vegetariana e acho que é muito pouco divulgado opções de proteina de origem vegetal. Nada contra carnívoros! Só acho que interpretaram mau o comentário feito por ela!

  • Júlio diz: 27 de janeiro de 2014

    Só acho que a Flávia poderia ter dado exemplos de proteínas de origem vegetal. Dessa forma, ela acrescentaria conteúdo à matéria e ainda poderia dar alternativas de fontes de proteínas aos “carnívoros”.

  • Binato diz: 27 de janeiro de 2014

    NÃO SOU VEGETARIANO, amo carne …. mas a sugestão da Flávia é correta….

  • Odeti diz: 27 de janeiro de 2014

    Só foram mencionadas proteínas de origem animal porque há um enorme interesse econômico nisso. Se fosse saudável a OMS não limitaria o consumo a no máximo 2 bifes por semana.

  • Comedor de carne vermelha diz: 27 de janeiro de 2014

    Eu acho que essa Flavia deve ser gostosa pra caralho…

  • Alessandro diz: 27 de janeiro de 2014

    No popular: é coisa bem boa uma churrascada; e um pé-de-alface também!! Vegetarianos e veganos, têm todo meu respeito. Mas todos praticantes e simpatizantes da mesma opinião de vocês (não comer proteína de origem animal) que conheço (inclusive o meu pai) são uns chatos no quesito alimentação. Sem ressentimentos e um abraço a todos.

  • jarbas diz: 28 de janeiro de 2014

    Analfabetos funcionais.Eu entendi a Flávia…ela não está sugerindo que as pessoas virem vegetarianas.Ela só está sugerindo que o blog dê dicas de alimentação pra quem não come carne também.Do jeito que foi escrito parece que só se consegue consumir proteínas comendo bichos, e não é verdade, no reino vegetal também existem alimentos ricos em proteínas. Acho que um blog que trata sobre saúe deveria alertar os leitores sobre os riscos de ingerir animais.A carne é altamente tóxica e cancerígena.

  • Rafael diz: 28 de janeiro de 2014

    Eu procuro manter uma alimentação rica em proteínas e cereais, principalmente no final de semana. Resumindo, churrascada e cervejada !!!!!

  • Renata Nutri diz: 28 de janeiro de 2014

    Os alimentos existem sob forma animal e vegetal, bom, as proteínas de origem animal são: peixes, aves, bovina, caprina…enfim…e vegetal: frutas, hortaliças, legumes, leguminosas( feijões, ervilha,lentilha,grão de bico).
    Na questão acima o artigo fala de acelerar o metabolismo sendo que o de origem animal gasta mais energia e para um resultado de emagrecimento e aumentar a massa muscular ela é a mais indicada. As de origem vegetal tipo, a proteína de soja que tbm é de alto valor biológico e a combinação feijão com arroz para completar a cadeia de aminoácidos tbm servem para este fim de uma forma mais lenta.
    Tive uma paciente que usava dieta enteral industrializada com fonte de proteína vegetal(soja) e os familiares me contrataram para avaliar a 1ª coisa q fiz de uma forma gradual foi mudar a fonte de proteína, e olhem o resultado foi maravilhoso.
    A vantagem da proteína de origem vegetal é que ela não forma resíduos agressores aos nossos rins.

  • Renata Nutri diz: 28 de janeiro de 2014

    PS.: A troca foi de proteína vegetal para animal.

  • DENIS diz: 28 de janeiro de 2014

    BOM ,uma dica Flavia,você alega passar a proteína vegetal certo?então você deve ler novamente o texto pois esta la bem grande:4 – Consuma apenas carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, massa integral…)todos este tem VEGETAL !! então não viaja

  • DENIS diz: 28 de janeiro de 2014

    BOM ,uma dica Flavia,você alega passar a proteína vegetal certo?então você deve ler novamente o texto pois esta la bem grande:4 – Consuma apenas carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, massa integral…)todos este tem VEGETAL !! então não viaja,preste atenção antes de escrever besteira

Envie seu Comentário