Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Projeto carnaval: nutricionista dá dicas para reduzir gordura abdominal

05 de fevereiro de 2014 9

foto-17
Foto: Bruno Alencastro, Agência RBS

A partir de hoje, o Blog Barra de Cereal lança um programa de quatro semanas para ajudá-los a perder aqueles quilinhos indesejados para o Carnaval. Todo início de semana, a nutricionista Vanessa Leite marcará presença aqui dando dicas quentíssimas para vocês. Prontos para começar?

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

Vamos lá!!

Quem gosta de curtir o carnaval ou mesmo aproveitar a praia neste período quer ter energia de sobra e estar com o corpo em dia, não é mesmo? Então é fundamental estar bem alimentado e hidratado. Por isso é tão importante a combinação dieta + exercício.

Com o calor, suamos mais e a desidratação acontece com muito mais facilidade, Hoje, a nutricionista ensina hoje truques para ajudar você a ficar super hidratado, sem fome e ainda ativar o metabolismo.

ABUSE DA ÁGUA ANTES DAS REFEIÇÕES

A água gelada ou quente, seja pura ou nos chás (quentes/gelados), proporciona sensação de saciedade e garante uma menor ingestão de calorias nas refeições.

Uma teoria, testada pelos pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, mostrou que quem toma água (600ml = 2 copos grandes), 30 minutos antes do almoço, consegue ingerir 408 calorias a menos na refeição. Logo, se você ingerir só água antes das principais refeições já vai funcionar, agora imagine beber as opções abaixo que ainda contêm ingredientes termogênicos, que vão acelerar o seu metabolismo.

foto-14
Foto: Aline Mendes

Chá emagrecedor de abacaxi
Ingredientes
½ abacaxi (cortado em cubos pequenos)
Cascas de ½ abacaxi (cortadas em pedaços menores)
1,2 litro de água
1 sachê de chá preto (leve)
Adoçante sucralose a gosto

Modo de preparo
Lavar muito bem o abacaxi. Descascar a fruta, cortar em cubos pequenos e reservar. Cortar as cascas em pedaços menores. As cascas (de ½ abacaxi) devem ser fervidas em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos. Esperar esfriar para descartar as cascas (opção mais leve) ou bater no liquidificador e coar (opção mais forte e mais nutritiva e eficiente).
Enquanto isso faça o chá preto em 200ml de água fervente e espere esfriar (cuidado para não exagerar no chá preto). Misture essas duas preparações somente quando ambas estiverem na temperatura ambiente. Depois disso, acrescente abacaxi cortado e adoçante a gosto. Colocar para gelar.

Recomendação
Tome 1 copo (300ml) com 1 colher de sopa de abacaxi cortado.
Contém aproximadamente 40 calorias por copo.

Benefícios
A casca do abacaxi contém mais nutrientes (proteínas, cálcio, fibras…) do que sua parte comestível. Esse chá estimula sistema nervoso, é termogênico, antioxidante, diurético, digestivo, desintoxicante. Fruta rica em vitamina C, contém bromelina, ponderosa enzima que ajuda na redução de inflamações e facilita digestão, logo ajuda deixar a barriga chapada. Como é digestivo pode também ser combinado com refeições mais pesadas e/ou gordurosas.

As fibras presentes no chá ajudam reduzir colesterol, melhoram cicatrização e anemias. Ideal para reduzir o peso corporal, uma vez que diminui a retenção de líquidos. Esse chá tem ação anorexígena, ou seja, reduz apetite e proporciona saciedade. A fruta apresenta composição de aproximadamente 80-90% de água, o que reafirma sua propriedade diurética.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

foto-16
Foto: Aline Mendes

 

Chá termogênico de erva-mate
Ingredientes
1 colher de sopa de erva-mate do chimarrão sem açúcar ou tostada
300ml de água
1 pedaço micro de gengibre s/ casca
Opcional: adoçante sucralose

Modo de preparo
Coloque a água e o gengibre para ferver. Desligue o fogão e acrescente a erva-mate e abafe por 5 minutos. Após, coe e tome quente ou bem gelado (para isso coloque gelo).
Tomar, no mínimo, 2 receitas dessas por dia.

Benefícios
A combinação emagrece em função da gengibre, que é termogênico, e da erva-mate. A ingestão da infusão da erva-mate pode ser uma importante fonte de minerais e vitaminas, uma vez que a erva possui muitos componentes, como os derivados de cafeiol, flavonoides, metilxantinas, taninos e numerosas saponinas triterpênicas. A infusão da erva-mate também contém minerais, como fósforo, ferro, cálcio e várias vitaminas, como tiamina e niacina, riboflavina, ácido pantotênico, C, E e betacaroteno.

A cafeína estimula o sistema nervoso central e tem efeito lipolítico. Os derivados de cafeiol são indicados como os responsáveis pela capacidade antioxidante da bebida. As saponinas são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e hipocolesterolêmicas. Em relação aos flavonoídes, é considerado um potente inibidor de radicais livres.

Vários estudos têm apontado Ilex paraguariensis (erva-mate) como coadjuvante no manejo da obesidade e da perda de peso. Em um dos estudos, da Universidade de Lausanne (Suíça), que investigaram essa proposta, encontrou-se que obesos que consumiram erva-mate apresentaram um aumento da oxidação de gorduras.

foto-19
Luiz Armando Vaz, Agência RBS

A ERVA-MATE AJUDA A REDUZIR GORDURA ABDOMINAL
Um estudo de 2010, da Universidade Federal do Rio Grande do sul, com ratos machos, testou a erva-mate e utilizou a seguinte mistura: 1 litro de água aquecida à 80oC e 70g de erva-mate (15 minutos infusão e depois coado). Ele mostrou que a quantidade de gordura abdominal, assim como os níveis de colesterol, foram significativamente menores nos animais tratados com a mistura em comparação com o grupo que não utilizou a mesma.

Outro estudo mostrou que o uso da erva desacelera do esvaziamento gástrico, assim como uma antecipação da sensação de plenitude gástrica e, consequentemente, uma saciedade precoce, associando-se a redução de peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

O mate apresentou-se como uma potente atividade anti-obesidade em camundongos tratados com dieta hiperlipídica, que ganharam menos peso do que os animais do grupo-controle, segundo estudo de 2009, da Universidade de São Francisco (Bragrança Paulista).
Alguns estudos sugerem que erva-mate pode aumentar a sensibilidade à insulina, assim facilita o ganho de massa magra e aumenta o metabolismo.

Outros efeitos da erva-mate: hepatoprotetor, colerético, diurético, hipocolesterolêmico, antireumático, anti-trombótico, antiinflamatório, anti-obesidade.

 Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (9)

  • Silvana diz: 5 de fevereiro de 2014

    Eu gostaria de saber quantas vezes por dia é recomendado tomar o chá de abacaxi e qual o momento ideal (horário, antes, durante ou após as refeições). Outra coisa, é possível bater o abacaxi também no liquidificador para incluir na receita ou deve ser somente cortado em pedaços mesmo..

  • Luciana diz: 5 de fevereiro de 2014

    Acho que a chamada “Abuse da água NAS refeições” não está correta, na verdade NÃO se deve tomar liquidos NAS refeições, todos os nutricionistas disseram e dizem isso até os dias de hoje, o correto é tomar água antes das mesmas, cfme a informação passada ao longo da matéria.

  • Catiuciak diz: 6 de fevereiro de 2014

    Vou fazer…

  • Indiara diz: 6 de fevereiro de 2014

    Fiquei com as mesmas duvidas da Silvana, poderiam enviar a resposta para o meu e-mail por favor?
    Obrigada!!

  • valdecir aparecido de lima diz: 6 de fevereiro de 2014

    bom dia , gostei muito das dicas de carnarval e vou usar no meu dia-dia , nas caminhadas e no trabalho , um grande abraço , obrigado .

  • Giceli diz: 6 de fevereiro de 2014

    Boa tarde. Tenho as mesmas dúvidas acima, porém gostaria de saber também se pode ser tomado o chá de abacaxi e o chá de erva-mate ou se é indicado optar por somente um. Obrigada!

  • viviane diz: 6 de fevereiro de 2014

    boa tarde!

    também fiquei com dúvida em relação as quantidades diárias e horários das duas receitas, ja fiz o de abacaxi e nao precisei colocar adocante; obrigada!

  • Vanessa Leite (nutricionista da matéria) diz: 10 de fevereiro de 2014

    RESPOSTAS DAS PERGUNTAS

    chá de abacaxi –> ideal 4 vezes por dia, nos lanches e 1 copo no almoço e no jantar. Não bater no liquidificador, fica mais calórico e não vai proporcionar tanta saciedade.

    durante as refeições –> ideal 1 copo de água/suco natural, nem mais e nem menos… abuse água nos intervalos sim, para saciedade.

    pode tomar todos os chás diariamente, não precisa tomar um e eliminar o outro… pode intercalar, assim terá mais efeito ainda.

    chá de erva-mate é indicado entre as refeições e não junto, pois ESSE (em especial) pode diminuir a absorção dos nutrientes do almoço ou da janta. Pode 20-30 minutos antes ou depois.

Envie seu Comentário