Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Projeto carnaval: conheça os alimentos “amigos" do biquíni e da sunga

12 de fevereiro de 2014 9

foto-20
Foto: Charles Guerra

O Barra de Cereal lançou na semana passada o Projeto Carnaval. Trata-se de um programa de quatro semanas para ajudá-los a perder aqueles quilinhos indesejados. O blog escalou a nutricionista Vanessa Leite para dar dicas quentíssimas para vocês.

Leia a coluna da semana passada
Nutricionista dá dicas para reduzir a gordura abdominal

Vamos lá, então?

1 – Ficar sem comer não é a melhor forma de emagrecer
Diminui o metabolismo. E o que você comer após essas horas sem ingerir nada, o corpo armazena em forma de gordura para que o organisno tenha reservas. Em resumo, desse jeito, você não queimará gordura. Ao contrário, poderá acumular gordura corporal.
Ficar sem comer pode também provocar catabolismo, ou seja, queima/perda de massa muscular.
O verdadeiro emagrecimento é aquele que diminui somente gordura corporal e não massa muscular ou líquido corporal.

2 – Que tal investir em alimentos aliados do emagrecimento?

foto-21

a) Fibras (presentes nas frutas, saladas, verduras e alimentos integrais) - Diminuem a absorção de gordura e de açúcar presente nos alimentos. Facilitam o bom funcionamento do intestino, fundamental para evitar barriga inchada e/ou dilatada. Não esqueçer da hidratação, fundamental para os benefícios das fibras. Devem ser consumidas no café da manhã, no almoço e na janta obrigatoriamente. Nos lanches também são bem-vindas.

foto-22

b) Alimentos termogênicos (pimenta, canela, curry, chá verde, erva-mate, gengibre…) - Ativam o metabolismo, fazendo o organismo gastar mais calorias e queimar gordura corporal. Estimula o sistema nervosa central, dando mais motivação, energia, além de liberar endorfina que proporciona prazer, ânimo e motivação. Devem ser consumidos diariamente, e se possível, em todas as refeições.

c) Gorduras magras e essenciais (nozes, azeite de oliva, semente de linhaça, castanha do Pará…) - Contêm ácidos graxos essenciais, que ajudam a redistribuir a gordura corporal, diminuindo os adipócitos (células de gordura) da barriga. Devem ser consumidas diariamente, no café da manhã, do almoço e da janta. Se não consumirmos essas gorduras essenciais, por mais que você reduza calorias da dieta, não verá efeito redutor no corpo.

foto-23

d) Whey protein isolado - Proteína de alto valor biológico, que ajuda a ativar o metabolismo, manter e/ou aumentar massa muscular. Ajuda também na saúde da pele, do cabelo e da unha. Consumir, no mínimo, 1 scoop por dia, seja depois do treino anaeróbico ou em alguma refeição.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

e) Proteínas magras (peru, frango, ovos, peixe, carne vermelha e iogurte) - Ativam metabolismo. A cada 100 calorias que comemos desses alimentos, absorvemos somente 75-80, pois elas apresentam uma digestão mais difícil, colocando o organismo a funcionar para digerir. Esse processo emagrece, ou seja, acelera metabolismo. Consumir diariamente e não pode faltar no café da manhã, no almoço, no lanche e na janta.

foto-24

f) Salmão/atum light/sardinha light - Contêm ômega 3, por isso, são anti-inflamatórios e têm ação anti-estrogênica. Consumir, no mínimo, 3 vezes por semana.

g) Brócolis, aspargos, couve-flor, espinafre e repolho - São vegetais crucíferos, que ajudam na desintoxicação, e contêm indol-3-carbinol, um fitonutriente que ajuda a reduzir os níveis de estrogênio ruim (que causam o acúmulo de gordura), fazendo um equilíbrio. Consumir diariamente no almoço e na janta.

foto-26

h) Frutas vermelhas (morango, cereja, mirtilo, framboesa) - Apresentam muitos antioxidantes (fenólicos, antocianinas, carotenoides…) que previnem danos moleculares causados pelos radicais livres. Atuam como tratamento e prevenção de várias doenças e do envelhecimento precoce. Sem esquecer da riqueza de vitaminas, sais minerais e fibras presentes nessas frutas. Consumir 5 vezes na semana. Pode ser nos lanchinos.

i) Água - Se não estivermos bem hidratados, não conseguimos fazer o organismo funcionar direito, logo não conseguimos queimar gordura e/ou aumentar músculo. Água gelada emagrece mais ainda, pois acelera o metabolismo em função da temperatura. Às vezes confundimos fome com sede, quando sentimos fome pode ser falta de hidratação. Consumir ao longo do dia, no mínimo, 2 litros por dia.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

3 – Invista nos sucos verdes nos lanchinhos, pois eles são ricos em fibras, proporcionam saciedade e são desintoxicaste - O gosto agrada e, além disso, ajuda a hidratar. Eles são fontes de vitaminas, nutrientes que garantem saúde, desintoxicação, energia e disposição. Estamos falando de sucos naturais e integrais feitos com frutas e/ou vegetais e sem açúcar refinado.

foto-27

RECEITAS

1) Suco desintoxicante
(aumenta metabolismo)

Ingredientes
1 laranja sem casca
1 pedaço (pequeno) de gengibre sem casca
1 folha de couve sem talo
1 copo de água filtrada
2 pedras de gelo

Modo de preparo
Bata, no liquidificador, todos os ingredientes e tome imediatamente. Calorias: 62

2) Suco expresso verde
(superdesintoxicante, estimula o fígado e protege contra doenças)

Ingredientes
150 g de brócolis
2 maçãs médias
150 de espinafre

Modo de preparo
Alterne o espinafre com o brócolis e as maçãs, para garantir que seu aparelho não fique entupido com as folhas. Extraia o suco de todos os ingredientes. Esse suco tem um sabor forte. Por isso, você pode bater com alguns cubos de gelo, se desejar. Isso vai deixá-lo com um sabor mais agradável. Calorias: 230

Já seguiu o blog no Facebook? Corre lá e fique por dentro das últimas notícias saudáveis de Aline Mendes

Comentários (9)

  • Rafael diz: 12 de fevereiro de 2014

    Olá Aline, acompanho seu blog diariamente e acho todos os posts interessantes, parabéns!! Estou apenas com um problema e não sei se ocorre apenas comigo, sempre ao acessar a primeira vez do dia a página meu navegador abre uma segunda aba com um site fake (http://dietaja-uol.com/br/reportagem.html?t202id=6175&t202kw=), que nada mais é uma copia do Dieta Já do UOL(http://dietaja.uol.com.br/). Trata-se de um site falso, que orienta e tem relatos de pessoas que perderam peso utilizando o produto anunciado.

    Abraços!!

  • Vitor diz: 12 de fevereiro de 2014

    A idéia “comer muito pouco reduz o metabolismo” é um mito. Não sei se vc lê inglês, mas acompanhe no seguinte link: http://www.reddit.com/r/Fitness/wiki/faq#wiki_general_fitness_myths

    Procure na parte “Myth: Eating too little puts you in Starvation Mode”

  • Luciano diz: 12 de fevereiro de 2014

    Olha mais essa!

  • marcelo diz: 12 de fevereiro de 2014

    o texto não fala em “comer pouco” e sim em passar muitas horas sem comer, o que é sabidamente prejudicial, conforme está descrito logo em seguida.

  • Fernanda diz: 12 de fevereiro de 2014

    Desde quando whey é alimento? Parem de ouvir conselhos de uma jornalista e vão consultar uma nuticionista e fazer exercícios. Não existe milagre para emagrecer…

  • EDUARDO RODRIGO PEREIRA diz: 12 de fevereiro de 2014

    Estou fazendo jejum intermitente (12 hrs de jejum), e os resultados estão ótimos, diminui a medida abdominal e sub escapular, estava com 18% ao todo, baixei para 16% em 1 mês, e perdi quase nada de massa magra, o catabolismo demora muito para acontecer, os AA´s não são tão fácil assim de serem utilizados como fonte de energia.
    No mais o blog é excelente! Parabéns.

Envie seu Comentário