Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Descubra os suplementos recomendados para cada objetivo

06 de março de 2014 0

albumina
Foto: Aline Mendes

Ao entrarmos em lojas de suplementos alimentares, é comum depararmos com uma série de opções e marcas. Mas para que servem todos aqueles potes? Esse foi o tema ontem da minha coluna no TVCOM Tudo +.

Com a ajuda da nutricionista Danielle Milhão, vamos explicar os benefícios, os cuidados e algumas estratégias que podem ajudar você a conquistar os objetivos desejados.

Leia mais
Confira os suplementos indicados para cada modalidade


Quais os suplementos mais comuns?
Os suplementos mais conhecidos são: whey protein e maltodextrina. Mas, atenção, não é porque são os mais populares que sejam os mais compatíveis com seus objetivos.

whey2-1024x1024
Foto: Aline Mendes

Quando os suplementos alimentares são recomendados?
Quando, mesmo com uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes ficam insuficientes na dieta. É por este motivo que um número considerável de pessoas passam meses se exercitando e ainda assim não veem
grandes resultados, pode ser devido uma alimentação incompleta.

Quais benefícios eles podem proporcionar?
Utilizando-os da forma apropriada, eles podem auxiliar no processo de emagrecimento, definição ou aumento de massa muscular, tonificar a musculatura e aumentar o rendimento e desempenho em modalidades esportivas.

Quem pratica atividade física deve tomar algum suplemento? Ou é possível alcançar os objetivos somente com uma alimentação adequada?
Os suplementos são grandes aliados, cabe ao nutricionista avaliar se o que você está consumindo através da alimentação é adequado ou é necessário incluir suplementos. Tem pessoas que mesmo não praticando exercício se torna de extrema importância a inclusão de algum suplemento, porque passam horas sem
comer, em reunião, viagens. A suplementação poderá entrar na forma de um lanche saciando o apetite e contribuindo para o emagrecimento. O profissional irá conseguir avaliar isto.

00882c92
Foto:  Adriana Franciosi

É verdade que eles podem engordar e provocar espinha?
O suplemento não possui nenhuma propriedade que faça engordar ou provocar espinhas. Bem pelo contrário, seu uso bem feito em conjunto com uma alimentação equilibrada resolve tudo isto. O que acontece é que algumas pessoas apenas tomam o suplemento, e não cuidam o restante das coisas que comem, o treino, e o sono. Daí engorda, dá espinhas, mas não é o suplemento, é o estilo de vida inapropriado. A causa e a solução destes problemas está na alimentação.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Confira cinco alimentos que ajudam na conquista da barriga sarada
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta

Saiba como eliminar os quilinhos extras com a dieta detox
Nutricionista ensina nove cardápios detox para turbinar a sua dieta
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento

Quais tipos de suplementos podem ser indicados para quem tem como objetivo o emagrecimento?

Proteínas de absorção lenta (time release) - Algumas dietas de emagrecimento tem como base o aporte elevado de proteínas, as dietas proteicas, e muitas vezes é difícil consumir a quantidade necessária de
proteína através de carnes, frango, peixes, clara de ovo, etc. Neste caso, os blends proteicos podem ser muito bem empregados, e tudo que tem absorção lenta é interessante para perder gordura, além disso, eles tem uma quantidade bem pequena de gorduras.

970373_10151683881257361_2037024576_n1
Foto: Aline Mendes

Glutamina - É outro suplemento interessante para este objetivo, já que dietas hipocalóricas aumentam o risco do catabolismo (perda muscular) e baixam a imunidade. A glutamina evita este catabolismo e faz parte dos mecanismos de defesa do corpo.

Multivitamínico - Complementa vitaminas e minerais, que são fundamentais para tornar um ambiente metabólico favorável para a queima de gorduras.

Leia mais
PROJETO VERÃO: confira dicas para perder os quilinhos indesejados

E para quem está focando na definição muscular?

Quando se pensa em musculatura definida ou tonificada, considere duas coisas:
1) Diminuir gordura corporal
2) Aumentar massa muscular

Além das proteínas time release, um suplemento bem importante e elementar na construção muscular, para desenvolver a definição é:

- BCAA - Eles são aminoácidos essenciais, que o organismo não produz. E, principalmente aquelas pessoas que consomem poucas carnes, e mais ainda quem não come carne, percebe muita diferença no tônus da pele quando inicia a utilização do BCAA, isto é a prova mais clara da deficiência que esta pessoa tinha.

1625763_10151903093372361_1783011233_n
Foto: Aline Mendes

E para quem busca hipertrofia, qual é a recomendação?
Para hipertrofiar, aumentar volume muscular, a pessoa deve COMER MUITO BEM, me refiro a qualidade, mas também a quantidade. O anabolismo nunca irá ocorrer se o indivíduo continuar comendo a mesma quantidade de alimentos, mas o limite é tênue, tendo em vista que se comer muito além do ideal, correrá o risco de engordar.

Suplementos que ajudam a pessoa a recuperar rapidamente a fibra muscular, para estar bem para treinar novamente no dia seguinte, são bem-vindos. Agora sim, estou falando do famoso whey protein, mas não é só isto. Às vezes, multivitamínico e carboidratos como malto, dextrose, ribose ou waximaize são
necessários. Lembre-se que cada pessoa deve consultar um profissional para avaliar o mais adequado.

whey1-1024x1024
Foto: Aline Mendes

Qual é a importância de o suplemento ser indicado por um nutricionista?
Ele irá elaborar um plano, uma estratégia para chegar no seu objetivo final.

Quais cuidados devemos tomar?
Além do que já foi dito, tem um ponto a respeito da suplementação que eu não posso deixar de mencionar, é sobre a procedência. A matéria-prima dos suplementos é cara já que existem poucos fornecedores no mundo, portanto as indústrias que fabricam suplementos compram esta matéria prima e colocam no
mercado por um valor que também é mais elevado. Então, desconfie se você ver suplementos muito baratos, fora do padrão, porque isto é ilógico e pode atrapalhar seriamente seus resultados.
Suplemento é um investimento, você deve entender o benefício dele na sua vida antes de começar a consumir.

Uma superdica da Danielle?
A superdica é sobre o shaker (garrafa) com divisórias para tornar os lanches práticos. Para aquelas pessoas que passam o dia fora de casa, no escritório, em viagens e reuniões, ele permite que você leve até três lanches com suplementos proteicos e farinhas de aveia, linhaça e chia, quando estiver na hora
da refeição, basta acrescentar a água e está pronto. Em 1 minuto você já está alimentado e não fica muitas horas sem comer. Pode ser encontrado em lojas especializadas de suplementos alimentares.

 1981773_10151975674187361_1567404251_n
Foto: Aline Mendes

VÍDEO
Assista à coluna Barra de Cereal desta semana sobre suplementos

 

_______________________________________________

>> PASSO A PASSO 
Como receber as atualizações do Barra de Cereal no seu e-mail


>> REDES SOCIAIS DO BARRA DE CEREAL
(basta clicar nos links abaixo para acessá-las e curti-las)


FACEBOOK: /blogbarradecereal

INSTAGRAM – @blogbarradecereal

PINTEREST – /barradecereal

TWITTER – @barra_de_cereal

Envie seu Comentário