Os chás termogênicos podem desempenhar um papel bem interessante em dietas de emagrecimento. Eles têm o poder e acelerar o metabolismo, o que favorece a queima de gordura. A seguir, confira as dicas da nutricionista Gisele Silveira.
Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Descubra os 10 benefícios da batata doce
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os sete benefícios da aveia, que ajuda na perda de peso
Nutricionista ensina três receitas com batata doce
Qual o significado do termo termogênico?
Termogênico é o nome dado a toda substância capaz de elevar o metabolismo, podendo assim auxiliar na mobilização de gordura e perda de peso.
Para que servem os chás termogênicos?
Podem auxiliar a perda de peso, se associados a dietas de emagrecimento e/ou à atividade física.
Eles potencializam a queima de gordura?
Pelo fato de aumentarem o metabolismo, acabam evitando que haja acúmulo de gordura.
Quais são os principais chás termogênicos?
Chá verde - Tem a capacidade de aumentar em até 10% o metabolismo basal (quantidade de calorias que gastamos para nos mantermos vivos). Os chás verde, branco, vermelho e preto são provenientes da mesma planta, a diferença está no processamento de cada um deles.
Casca de laranja amarga - A casca da laranja amarga contém sinefrina, substância que ajuda na queima de gordura corporal.
Chá de hibisco - Também apresenta a propriedade de aumento do metabolismo. Rico em bioflavonoides, pode ser usado como um antioxidante na dieta. Combate os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo.
Chá de gengibre - Por conter agentes termogênicos, também auxilia na redução do peso. Além disso apresenta propriedades de manutenção de glucose sanguinea.
Qual a variação mais recomendada?
No mercado, o chá pode ser encontrado em folha, saquinho, cápsulas ou em pó. A melhor versão para o uso de chás é em folhas, desde que saibamos a procedência. Os chás de saquinhos também são uma excelente opção quando são de boa qualidade. Alguns fitoterápicos como a casca da laranja amarga, terão melhor resultados na apresentação de capsulas, pois é possível obter maior quantidade do principio ativo.
Como preparar o chá adequadamente?
Alguns detalhes devem ser seguidos para que o chá mantenha os princípios ativos e possa proporcionar o resultado esperado. Por isso, quando colocar a água para ferver no fogo, desligue-o assim que as primeiras bolhas começarem a se formar.
Acrescente as folhas da erva e deixe descansar por 2 ou 3 minutos. É aconselhado coar para que não amargue. Qualquer chá deve ser ingerido ainda morno, logo após ficar pronto. Isso evita que o ar destrua os componentes ativos. Mas, de forma geral, as propriedades do chá permanecem preservadas até 24 horas após a preparação.
Qual é a quantidade recomendada por dia?
Para cada planta/fitoterápico existe uma quantidade recomendada. De modo geral, 500 ml de chá já costumam ter o efeito termogênico desejado.
Qual é a hora correta de tomarmos os chás?
Os termogênicos, por conterem cafeína ou outro composto que acelera o metabolismo, são contraindicados à noite, por apresentarem como efeito colateral a perda de sono.
Quais os cuidados?
Não devem ser consumidos por pessoas com doenças digestivas, como gastrites e úlceras, gestantes ou nutrizes. Embora não tenham contraindicações, nenhuma erva deve ser consumida por um período muito prolongado.
___________________________________________________
>> PASSO A PASSO
Como receber as atualizações do Barra de Cereal no seu e-mail
>> REDES SOCIAIS DO BARRA DE CEREAL
(basta clicar nos links abaixo para acessá-las e curti-las)
Comentários