Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira cinco mitos e cinco verdades sobre os chocolates

17 de abril de 2014 0

00029f86
Foto: Tadeu Vilani

Páscoa é a época do ano em que aumenta o consumo de chocolate e sempre surgem algumas dúvidas. Chocolate dá espinha? Por que o chocolate vicia? A seguir, a nutricionista Fabiola Andriola devenda cinco mitos e cinco verdades sobre a guloseima.

NÃO PERCA!
Conheça os tipos de chocolate e descubra a opção mais saudável para a Páscoa
Páscoa magrinha: descubra o poder dos chocolates funcionais
De dieta? Nutricionista dá dicas para você não engordar na Páscoa
Você sabia que comer chocolate com frutas reduz a absorção de gordura? Veja dicas
Confira 10 dicas para não exagerar e eliminar excessos durante o feriadão

 

1 – MITO – Chocolate causa acne - A acne está relacionada principalmente a um desequilíbrio hormonal. Nenhum estudo científico comprovou essa relação até o momento. Como o chocolate é um alimento rico em gorduras, quem consome em excesso, pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer a obstrução dos poros, o que pode originar as espinhas

2 – VERDADE – Quanto maior o teor de cacau, mais benefícios o chocolate terá - Quando ele possui, por exemplo, 70% de cacau, quer dizer que apenas 30% seria composto por açúcar e gordura, o que torna ele mais saudável.

000566ff
Foto: Acervo Nestlé Food Service

3 – MITO – Chocolate diet é melhor opção - Ele tipo foi desenvolvido para pacientes com diabetes ou com restrições ao açúcar. Não tem açúcar, mas, para manter seu sabor agradável, há um aumento de gordura na composição. Além disso, pode conter mais calorias do a versão tradicional.

4 – VERDADE - Chocolate ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse - O cacau é rico em triptofano, um nutriente (aminoácido) precursor de alguns neurotransmissores importantes para o relaxamento e a sensação de bem-estar. Mas deve ser consumido com moderação.

5 – MITO – O chocolate ao leite é o mais saudável por ser rico em cálcio - Um chocolate ao leite tradicional possui somente 25% de cacau em sua composição. O restante é açúcar, gordura e leite. Como os grandes benefícios do chocolate estão no cacau, esse não seria a melhor opção. Além disso, a quantidade de cálcio não é significativa.

6 – VERDADE – É possível comer chocolate diariamente - Um chocolate de boa qualidade, com alto teor de cacau, pouco açúcar e gorduras, pode ser consumido diariamente. O que devemos observar é a quantidade máxima a ser ingerida, aproximadamente 20 gramas (o equivalente a 2 quadradinhos).

00613bcc
Foto: Nestlé

7 – MITO - Todo mundo deveria comer chocolate diariamente - Algumas pessoas possuem restrições quanto ao consumo do chocolate: quem tem alterações no colesterol LDL (ruim) e no consumo de cafeína não devem comer a guloseima diariamente.

8 – VERDADE - O chocolate é estimulante - Assim como o café e alguns chás, ele contém cafeína, que naturalmente possui um efeito estimulante.

9 – MITO - Chocolate amargo ajuda no emagrecimento – Não há nenhum estudo que comprove esta relação, mas o chocolate amargo sempre será mais saudável do que as opções ao leite ou o branco.

10 – VERDADE - Chocolate melhora o humor – Pelo menos motivo que o chocolate ajuda no relaxamento. Há um aumento na liberação de serotonina, que ajuda na sensação de bem-estar e felicidade. Por este mesmo motivo, ele pode causar a sensação de vício.

Leia mais
10 alimentos recomendados para quem quer ganhar massa magra
Descubra 10 motivos para incluir a goji berry na sua dieta
Descubra os 10 benefícios da batata doce
Conheça os benefícios do chá de hibisco, que auxilia no emagrecimento
Personal trainer ensina 12 exercícios para definir o abdômen
Nutricionista tira dúvidas sobre a chia e a linhaça, grãos que ajudam a emagrecer
Conheça os sete benefícios da aveia, que ajuda na perda de peso
Nutricionista ensina três receitas com batata doce

___________________________________________________

>> PASSO A PASSO 
Como receber as atualizações do Barra de Cereal no seu e-mail

>> REDES SOCIAIS DO BARRA DE CEREAL
(basta clicar nos links abaixo para acessá-las e curti-las)

FACEBOOK: /blogbarradecereal

INSTAGRAM – @blogbarradecereal

PINTEREST – /barradecereal

TWITTER – @barra_de_cereal

Envie seu Comentário