Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2010

Contos no Palavra Escrita

30 de outubro de 2010 0


Já falei aqui no blog da editora-assistente de Variedades, Maristela Scheuer Deves. Recentemente, , ela lançou o romance ‘A Culpa é dos Teus Pais’.

Agora, Maris está se aventurando nos contos. Neste sábado, ela publica o segundo no blog Palavra Escrita, que assina no pioneiro.com desde julho de 2009. Eles serão publicados sempre aos finais de semana.

Para conferir o conto deste sábado ou conhecer o blog da Maris, acesse www.pioneiro.com/palavraescrita.

A trabalho, mas na praia!

12 de outubro de 2010 0


Tradicionalmente, em feriados prolongados, uma parte da redação do Pioneiro folga. E a outra parte, lógico, trabalha. Mas isso não significa que quem está trabalhando não possa ir pra praia. Em se tratando de vida de jornalista, um dia é sempre diferente do outro e nunca se sabe onde estará a próxima história a ser contada.

Neste feriadão de Nossa Senhora Aparecida, o repórter Vagner Benites (à esquerda na foto), a fotógrafa Tatiana Cavagnolli e o motorista Valmir Ritta foram escalados para conferir a infraestrutura das praias mais frequentadas pelos caxienses: Arroio do Sal, Curumim e Areias Brancas. Foram na manhã de domingo e retornaram no início da tarde de ontem. Aproveitaram para informar aos nossos leitores também como está a situação da Rota do Sol.

A matéria você confere na edição de hoje. E a foto acima é pra mostrar que trabalhar no feriadão pode reservar a um jornalista uma das coisas que ele mais gosta de fazer: viajar!

Repórter do Pioneiro conta histórias e ministra oficina na Feira do Livro

07 de outubro de 2010 0

Pietro Carlucci de Campos, divulgação
A repórter de Economia do Pioneiro, Vania Espeiorin, está desde o fim de semana engajada em ações da Feira do Livro destinadas ao público infantil.

Hoje, amanhã e sábado, ela participa da 17ª edição do Encontro Estadual de Leitura (Proler). Na sexta, ministrará a oficina Linguagem poética: palavras, imagens e sensações que estimulam a interação social e o autoconhecimento infantil.

– É uma oficina com sugestões de leituras que têm como foco principal subsidiar professores, pais e demais interessados a estimular crianças a ler poesia, textos visuais e outras narrativas de uma forma diferente – explica Vania, que além de jornalista, é mestre em educação e especialista em literatura infanto-juvenil pela UCS.

A repórter também está participando das sessões de contação de histórias. A foto acima foi feita na tarde do último sábado. Ela lerá para crianças ainda no domingo à tarde e na manhã de segunda-feira.

A tradição do livro dos estagiários. Sabe o que é?

06 de outubro de 2010 0

ReproduçãoNa noite de segunda-feira, descobri pelo twitter que existe uma tradição entre os estagiários do Pioneiro. As primeiras informações dela são de 2004, quando Diego Adami fazia estágio. Mas pode ter começado antes. Hoje, ele é repórter da editoria de Cidades.

Enfim, Diego conta que, em tom de brincadeira, recebeu da então repórter do Almanaque Janaína Silva a obra ‘Seja o Estagiário de Sucesso’. A partir daí, ela passou a circular entre os estagiários que passavam aqui pela redação do jornal. Como já contei neste post, muitos deles foram contratados.

Na segunda-feira, Carolina Klóss, uma ex-estagiária que hoje é repórter de Variedades, twittou:

@RafaelPoletto ô, Poletto, td bem? por acaso, tu ficou com o livro dos estagiários lá do Pio? (Rafael é ex-estagiário do Kzuka) Diante da minha pergunta: ‘o que é livro dos estagiários, God?’, muitos outros ex-estagiários entraram na conversa no twitter e me explicaram. E o que concluímos na noite de segunda? Que a última ex-estagiária que teria recebido o livro era Louise Pierosan, que está estudando em Madri.

Na manhã de ontem, a Lou se manifestou lá da Espanha, e twittou que havia entregue para a Francine Ghiggi, hoje estagiária na editoria de Cidades. A próxima a receber será Camila Ruzzarin (estagiária do Kzuka).

Livro recuperado, tradição mantida e a história valeu um post. Além da seriedade, da concentração e do comprometimento necessários para fazer jornalismo de credibilidade há mais de 60 anos, também tem muita diversão na redação do Pioneiro.

Os bastidores da produção de moda

02 de outubro de 2010 0

Fotos Roberta Rech
A chuva mudou o cenário da produção de moda da revista Almanaque deste fim de semana. A ideia da equipe era fotografar a modelo Greice Leite, da Cast One Models, na Rota do Sol. Mas o tempo feio acabou levando a turma para um ringue de boxe.

– Assim mostramos como a renda, um tecido antes restrito a eventos especiais, agora está nas mais variadas peças e indo aos mais variados lugares, do lazer à balada – explica a editora-assistente de Temáticos do Pioneiro, Roberta Rech, que produziu o editorial junto com Daiane Vanzin e Carolina Michelon.

As imagens abaixo mostram um pouco mais dos bastidores da produção. A modelo foi fotografada por Ricardo Wolffenbüttel, e o resultado, publicado em cinco páginas. Para conferir, clique nos links a seguir.

Página 12
Página 13
Página 14
Página 15
Página 16




Aperitivo da revista Nordeste Gaúcho

01 de outubro de 2010 0

Almir Dupont, divulgação
Diversos jornalistas do Pioneiro estão envolvidos na produção da revista Nordeste Gaúcho, que circulará no dia 4 de novembro. Hoje, o blog oferece um aperitivo da publicação.

Na foto acima, o repórter Diego Adami está em Bento Gonçalves entrevistando a desempregada Marinês da Silva Rodrigues, 36 anos. Ela mora no bairro Municipal, que passará por uma revitalização. Para produzir as reportagens de Bento, Diego também visitou uma associação de recicladores de lixo e apurou informações sobre a implantação do tratamento de esgoto na cidade.

– Foi legal porque conheci outra realidade de Bento, uma realidade que vai além do turismo, da uva e do vinho – conta Diego.

Para conhecer outros rostos que estamparão as páginas da publicação e ter um raio x completo das 64 cidades de abrangência do Pioneiro, tem que esperar a revista. Neste ano, ela terá um formato diferenciado. Aguarde!