Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Borghetti encontra o sol da meia-noite.

06 de julho de 2010 0

A aventura continua… A turnê de Renato Borghetti na Europa esteve, nesses dias, pela Finlândia e Áustria, agora a equipe está na Itália. Rene Goya Filho dirige a série BORGHETTI NA ESTRADA que será exibida no início de 2011 na RBS TV (sábados, depois do Jornal do Almoço) e envia um pequeno diário de bordo. As fotos são de Pablo Chassereaux.

Ikaalinen- Finlândia
Dias ensolarados e cheios de água nos aguardavam na Finlândia. Fomos direto de Londres para Helsinki num vôo que atrasou oito horas. Pra aguentar: paciência, cerveja e alongamentos no aeroporto de Heathrow. Chegamos em Helsinki às 2 da manhã e a primeira surpresa: a madrugada estava tão iluminada pelo sol que parecia dia. Fomos da capital até a cidade de Ikaalinen, onde se realizaria o Festival Internacioal Sata.Häme Soi. Renato Borghetti era uma das atrações deste tradicional festival do acordeon. A cidade de sete mil habitantes recebe quase 50 mil visitantes durante os dias desse festival, onde o acordeon é o grande protagonista. Em cada esquina vemos um músico tocando, pois o Sata.Häme Soi tem uma programação além dos shows: tem concurso de instrumentistas transmitido ao vivo pela televisão finlandesa; feira de instrumentos musicais e shows ao ar livre com pista de dança. Ou seja, o festival se movimenta ao som da gaita. A cidade tem também uma fábrica estatal de gaitas e um museu do acordeon.
O show de Renato Borghetti foi um sucesso. A maneira de Renato tocar o acordeon diatônico- a gaita ponto- e a performance do quarteto deixou os finlandeses impressionados. Algumas pessoas depois do show me falaram que nunca tinha visto uma mistura musical tão quente . E agradeciam na lingua local: kitos, kitos, kitos.

Depois, tivemos ainda fôlego para gravar um musical na beira do lago onde ficava o hotel. Eram quase 3 da madrugada quando tocamos o tema “Vitoria”, de Daniel Sá, enchendo de música o silêncio da noite iliuminada. Inesquecível. (Vejam a foto acima, eram três da manhã!!!)

Ah, a gravação da série foi notícia no jornal da cidade finlandesa. Veja a reprodução abaixo.

Waidhofen- Áustria
Voamos da Finlândia para Viena, de onde saímos para a cidade de Waidhofen. No aeroporto, encontramos o guitarrista gaucho Alegre Correa, radicado na Áustria, que convidado para fazer uma participação no show. Alegre é muito conhecido na Áustria e tem um trabalho sólido como compositor e instrumentista na área do jazz. O festival que fomos se chama MusikFest, e é promovido por um clube de música local, chamado FolkClub.  O MusikFest é montado ao lado de um rio que cruza a cidade, e várias barracas de camping, jovens com dreadlocks, rodinhas de música e fogueiras davam um clima meio Woodstock pro evento. O show confirmou a universalidade da música do quarteto. Foram quase duas horas de show, com o público dançando e curtindo os vanerões sinuosos do quarteto. Algumas meninas naquele estilo hippie-chic clássico dançavam de olhos fechados. A participação de Alegre Correa deu mais peso ainda a performance – e o segundo bis explodiu o público aplaudindo um pout-pourri improvisado de forró. Foi uma energia incrível.

E pra finalizar, Renato Borghetti descansando na van, viajando pela Áustria. Abraços,
Estamos a caminho da Itália.

Envie seu Comentário