Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sábado, Dia da Consciência Negra, "O Sabiá" encerra HISTÓRIAS CURTAS.

17 de novembro de 2010 4

Um menino decide que não quer mais falar depois que é abandonado pela mãe. Seus avós são quilombolas, descendentes de escravos, e tentam transmitir a ele a sua herança cultural na localidade de Rincão do Inferno, interior da cidade de Bagé (RS).

No Dia da Consciência Negra, as belezas naturais e as relações humanas se encontram em “O Sabiá”, programa que encerra o HISTÓRIAS CURTAS 2010, neste sábado (20 de novembro), na RBS TV, logo após o Jornal do Almoço. O curta é exibido também pela TVCOM (sábados, às 23 horas; e domingos, às 8h15min e à meia-noite) e pelo Canal Brasil (às terças, às 20h30min e quartas às 15h30min).

“O Sabiá” tem no elenco Juvêncio de Assis, Onélia Franco e Alcíbio Franco. Alcíbio e Onélia são os únicos moradores de Rincão do Inferno, são descendentes dos quilombolas, não são atores, mas foram escolhidos pelo diretor e roteirista Zeca Brito para interpretação essa ficção. A equipe ficou cinco dias acampada na locação para conseguir retratar a beleza e a emoção dos próprios quilombolas reinterpretarem a emoção da sua história.

Fotografia de Bruno Polidoro, arte de Edison Larronda, direção de produção de Eliane Pacheco e Taty Behar, e produção executiva da Manga Rosa Filmes. Clique AQUI para assistir ao trailer.

Comentários (4)

  • Maria dos Navegantes diz: 20 de novembro de 2010

    Me encantei com a linda história. E mais ainda por ver que eram uma família quilombola. Foi uma bela homenagem. Fiquei encantada com Juvência, lembra minha vó.

  • Trizzia Munhoz diz: 20 de novembro de 2010

    Sem sombras de duvida o melhor Histórias Curtas que ja assisti!! Parabéns a todos os Colaboradores!!!

  • Neida Rosemeri D.Fontoura diz: 20 de novembro de 2010

    Sou professora de história e geografia, no município de Sant´Ana do Livramento e sou supervisors das disciplinas na Secretaria de Educação do muinicípio. Estamos desde 2009, implantando a história local e regional no ensino fundamental, bem como a obrigatoriedade da Lei 10.639. Hoje em minha escola tivemos uma paletra sobre preconceito racial, todos os tipos, mas especialmente o racial, pelo dia de hoje, foi muito gratificante e rica esta palestra que será continuada após com discução sobre o tema.
    Já trabalhamos sobre os quilombolas e esta história, gostaria de ter mais informações, para incluir em nossos estudos na região. Solicira que mande-me o que acharem interessante ser abordado da historia dos quilombolas em Bagé.
    Só irá enriquecer nossos estudo, aguardo por email.

  • alda maria dworakowski dallagnol diz: 20 de novembro de 2010

    Para mim, sem comparação, a melhor história da temporada. Muito emocionante! Parabéns, a todos que contribuiram com este espetáculo maravilhoso, que nos proporcionou momentos de grande emoção.

Envie seu Comentário