Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Histórias Extraordinárias: fotos das gravações.

25 de janeiro de 2011 0

As gravações do programa sobre Francisco Lorenz para HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS 2011 encerraram na última sexta, em Dom Feliciano (RS). A realização do programa movimentou o município, que fica a 133 quilômetros de Porto Alegre.

O documentário conta a trajetória de Francisco Waldomiro Lorenz e sua família. Nascido na Boêmia, na antiga Tchecoslováquia, Lorenz chegou ao Brasil em 1872 e morou em Dom Feliciano até 1950, quando se mudou para Porto Alegre. Médium, patrono de uma Loja Maçônica, escritor de 71 obras, ele se dedicou à promoção do Espiritismo no Rio Grande do Sul e realizou obras de caridade.

– A comunidade participou na figuração durante as gravações. Quando se fala em HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS – destaca a diretora Cláudia Dreyer – todos conhecem, todo mundo gosta pois valoriza as regiões do Estado onde os fatos aconteceram. Além disso, a figura de Francisco Lorenz  é muito importante para os moradores locais.

– O apoio da prefeitura de Dom Feliciano foi excepcional e aproximou a equipe com a comunidade – completa o diretor de produção Geraldo Borowski.

O ator Marcos Verza, que interpreta Francisco Lorenz nas reconstituições, teve contato com os familiares do médium:
– Foi muito legal o contato do Verza com a família, com os descendentes do Lorenz – diz a diretora do documentário. Ele conseguiu aprender um pouco mais do gestual e de como era ele ao conversar com os netos de Lorenz.

O último dia de gravações foi em Porto Alegre na Policlínica Militar de Porto Alegre onde foram feitas diversas de reconstituição.
– O local era perfeito para aquilo que precisávamos – diz o diretor de produção Geraldo Borowsky – e contamos com a colaboração da direção e equipe da Policlínica Militar. Aí fizemos uma das cenas mais importantes do documentário que é quando as sementes de feijão germinam nas mãos de Lorenz.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS, realização da RBS TV, vai ao ar em abril, em Curtas Gaúchos, aos sábados, logo depois do Jornal do Almoço.

Fotos de Luciana Novinski e Geraldo Borowski

Envie seu Comentário