Praticamente todas as pessoas que viajam para fora do Brasil voltam falando maravilhas das viagens de trem, dizendo que é confortável, rápido, mais barato; enfim, que trem é o grande transporte coletivo. E pensar que a gente já teve uma estrutura ferroviária muito melhor do que hoje… Frequentemente, surgem notícias que trazem novas esperanças para o transporte ferroviário, tanto de passageiros como de cargas. A mais recente é um projeto de construção de uma estrada de ferro que ligaria o Uruguai ao Rio Grande do Sul.
Neste sábado (19 de fevereiro), Curtas Gaúchos – Exibição Especial apresenta o documentário “Gigante de Ferro”, logo depois do Jornal do Almoço na RBS TV. É a história da Ferrovia do Trigo, que interliga Roca Sales com Passo Fundo, com os longos anos de construção, os personagens envolvidos e o sucateamento que a linha férrea sofreu durante esse tempo. Inaugurada na década de 1970, a ferrovia está praticamente abandonada.
Equipe gravando o documentário (foto Isaac Merlo)
Com depoimentos emocionantes e imagens raras, “Gigante de Ferro” tem roteiro de Fernando Menegatti e Matheus Butzke Piccoli, que também dirige o documentário. Fotografia de Jeferson Bonatto e direção de produção de Maísa Marson. Realização da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (RS). Não perca!