Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entrevista - Ana Kuhnen

15 de fevereiro de 2010 34

O que dizer dessa menina mulher, super talentosa com uma mão fantástica para o trabalho.

Convido vocês a se encantarem com o trabalho da Ana.


Nome: Ana Kuhnen

Cidade: Florianópolis/SC

Marca: Marmelinha

Onde encontrar: http://www.flickr.com/photos/marmelinhas/

http://www.marmelinhas.com.br/index.html


-

1. Como vc começou, como se interessou pelo biscuit?

Sempre gostei de artesanato, as primeiras lembranças que tenho, são das aulas de artes da escola – elas eram minhas preferidas! Lembro dos vidros de conserva onde se guardava anilina, lindos vidros transparentes e coloridos. Ficava fascinada com aquelas cores!

Desde então, sempre estive rodeada de materiais artísticos e “invenções”. Casinhas de bonecas, bichinhos feitos com pompons de lã, caixinhas decoradas, papel marmorizado, ponto cruz… minha mãe conta que eu inventava palavras para denominar certas coisas – até hoje não sabemos ao certo, se eu confundia ou imaginava - mas o fato, é que “Marmelinha” é uma destas palavras!

Segundo minha mãe, eu chamava de “Marmelinha” a mistura de açúcar e canela que ela fazia para colocar em cima do pastel de banana.

A primeira vez que vi uma peça de biscuit foi em uma revista. Era um porta- retrato cheio de flores – pequenas rosinhas de várias cores. Fiquei encantada com a possibilidade de trabalhar com aquela massinha colorida. Tentei fazer algumas massas, mas sem sucesso.

Quando conheci meu namorado – que depois passou a ser meu marido – soube que ele fazia biscuit. Ele me ensinou a fazer a massa e me deu muitas dicas de modelagem. Com o tempo ele parou de modelar e eu continuei, e nunca mais parei, isso já faz 10 anos.

Quando quis escolher um nome para minha marca, não pensei duas vezes, e assim surgiu “Marmelinhas”, homenagem à criança que habita em mim e que até hoje, adora brincar de massinha.




2. Vc busca inspiração, onde?

Gosto muito das revistas e encontro trabalhos lindos na internet também. Tudo isso vai formando um repertório diversificado que contribui em meu processo criativo. Mas a inspiração vem também de filmes, desenhos animados, de um dia de sol, ou de chuva, ou até mesmo das imagens que surgem em minha mente quando estou prestes a pegar no sono. Quando isso acontece, anoto correndo a idéia para elaborar no dia seguinte.

3. E os materiais, vc encontra onde?
Em geral, compro meus materiais em lojas de artesanato do centro da cidade de Florianópolis. Às vezes preciso recorrer à internet e realizo minhas compras em lojas virtuais.

4. Como é a sua rotina?
Na verdade não tenho uma rotina definida. Sempre estou fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, então nem sempre consigo estabelecer horários para o trabalho. Durante alguns anos fiz faculdade de Naturologia Aplicada na Unisul onde me formei, e ao mesmo tempo estudava Artes Plásticas na Udesc, atualmente estou indo para o último semestre deste curso e me formo este ano. Assim, nem sempre dá para conciliar tudo e a rotina de trabalho acaba dependendo da rotina das aulas. Às vezes acontece de ter alguns trabalhos incompletos, secando em meu ateliê, e quando sobra um tempinho volto e termino. Quando as peças são encomendas, me organizo para cumprir os prazos.

5. Qual peça significa/significou mais pra você?
Existem algumas peças significativas, seja pela dificuldade em fazer, pelo resultado final que me agradou, ou outros motivos. Mas uma, com certeza têm um significado maior. Foi um papai noel que fiz para um concurso da comunidade do orkut: “Eu Amo Biscuit”. Com esta peça ganhei o primeiro lugar do concurso, e dentre tantos prêmios, recebi um que sou muito grata até hoje: fazer um passo a passo na Revista de biscuit da Anna Modugno. Na ocasião, tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, ela que é pioneira do biscuit no Brasil, e cujas revistas sempre me serviram de inspiração. Além disso participei, neste mesmo ano – 2008 – da feira de artesanato Mega Artesanal, em São Paulo, fazendo demonstrações em seu estande. Foi uma experiência incrível, e tudo aconteceu por causa do Papai Noel de pijamas com cabelos de suspiros, que é meu “xodó”.

Papai Noel que ganhou 1º lugar (foto à esquerda). Anna Modugno e eu, em seu ateliê em São Paulo – maio de 2008 (foto à direita)

Fazendo o passo a passo da peça que saiu na revista Arte em Biscuit (foto à esquerda). Mega Artesanal 2008 – São Paulo – Estande Anna Modugno (foto ao centro). Revista Arte em Biscuit Anna Modugno – agosto de 2008 (foto à direita).

6. No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?
Em geral, as criações de peças são bem agradáveis. Eu procuro planejar as etapas antes de começar, a fim de tornar o trabalho mais prático e ordenado. Mas às vezes, nem tudo sai como planejado, então, neste momento, é que ocorrem as etapas mais trabalhosas, pois é preciso refazer a peça, e pensar numa nova solução. Tendo feito este planejamento, e principalmente criando um modelo anterior, o restante é bem prazeroso, pois o trabalho flui. Tingir a massa é um pouco cansativo e demorado. Alguns detalhes de algumas peças, como colar os granulados de um brigadeiro, por exemplo, são bem demorados, pois são colados um a um. Fotografar as peças, colocar as fotos no flickr, responder aos recadinhos e emails, são etapas muito gostosas e gratificantes.

7. Já teve algum dia, em que não teve inspiração? O que vc fez?
Já tive momentos de falta de inspiração sim. Quando isso acontece procuro realizar outra atividade, e depois volto. Mas normalmente, tenho uma lista de idéias novas esperando para serem realizadas, por isso, momentos de falta de inspiração são mais raros de acontecer.

8. Quando esta desenvolvendo uma peça, vc costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?
Gosto muito de cinema, então estou sempre assistindo filmes enquanto estou trabalhando. É uma ótima maneira de aliar duas atividades que adoro, e conciliar o tempo para colocar em dia filmes que quero assistir.

9. o que te motiva?
As cores da massinha me motivam! As possibilidades que ela oferece; o desafio de criar uma peça; o resultado final; as fotografias que faço; o reconhecimento dos amigos e familiares; tudo me motiva. O material é bastante maleável e permite realizar diversas formas, de diferentes tamanhos, cores e texturas. É um exercício dinâmico e divertido, é como brincar de massinha. O biscuit é um dos melhores meios que encontrei de dar forma a minha imaginação. De contar minhas histórias e de inventar outras.

 

Comentários (34)

  • Édna Antunes diz: 15 de fevereiro de 2010

    Oi Ana, que entrevista maravilhosa, sabes quanto admiro teu trabalho!!!

    Bjokão!

    Édna

  • Ana Tuyama diz: 15 de fevereiro de 2010

    Ahhhh eu já tive o prazer de conhecer pessoalmente a Ana e seus lindos trabalhos!
    Uma pessoa doce e de um talento enorme!
    Sou fan!

  • Léla Galvão diz: 16 de fevereiro de 2010

    Simplesmente… GOSTOSOS!!!

  • Liliane diz: 17 de fevereiro de 2010

    Nossa ana que legal esta tua entrevista, a gente fica sabendo mais um pouco dessa pessoinha talentosa!
    Adorei, e todas as revistas que voce saiu eu tenho.
    Gostaría tanto que voce viesse na Mega este ano, sería um presentão pra muita gente.

    beijos

  • misa amorim diz: 17 de fevereiro de 2010

    oi querida ana! mesmo sem conhecer seu trabalho ja te adimirava! quando vi a revista da ana modugno na banca me encantei, comprei claro e sua peça nela e maravilhosa seu trabalho e unico e incofundivel! a primeira vez q entrei no seu site e vi a foto da maquina de costura me lembrei da toalhinha com coraçoes e pontinhos de costura da revista!! Q Deus continue te abençoando bjs!!!!

  • Libélula diz: 17 de fevereiro de 2010

    Oiê!!!
    Que delicia de leitura..pensei que não ia ler tudo, pois estou com pressa, e qdo percebí, cheguei ao final!
    Kuhnen, foi um prazer te conhecer melhor!!!!!!
    Parabéns pelas fotos escolhidas, nossa, dá água na boca esses docinhos….
    Um abração!!!!
    Libélula.

  • Márcia diz: 17 de fevereiro de 2010

    Que entrevista gostosa!! Parabéns pelo seu talento!! Bjs.

  • Gi diz: 17 de fevereiro de 2010

    A Ana é um show!
    Muito legal conhecê-la mais um pouquinho! =)

    Parabéns, Ana!
    Parabéns, Michele!

  • Fernanda Lameira diz: 17 de fevereiro de 2010

    A Ana é incrível!!! Tive o prazer de conhecê-la ao vivo e ver de perto as maravilhas que ela faz!!

  • Fabi Sehnem diz: 17 de fevereiro de 2010

    Amooo as coisas da Ana!
    O biscuit pra mim é dividido em duas fases, antes e depois de conhecer o trabalho dela. Ainda não tenho nenhum, mas não vou resistir muito tempo…

  • Lidia Signorelli diz: 17 de fevereiro de 2010

    Aprendi a gostar de biscuit assistindo você, Ana pela tv. parabéns pelo seus trabalhos que são lindos. um grande abraço. Lidia de Santo André SP.

  • Dayse diz: 18 de fevereiro de 2010

    A Ana é show!!!!
    Tudo o que ela faz é MARAVILHOSO, um capricho só!!!!
    Parabéns pela matéria e parabéns pela Ana por colorir nossas vidas com seus lindos trabalhos!
    Beijos
    Dayse

  • Karina Concilio diz: 18 de fevereiro de 2010

    Quie delícia de entrevista!!!!!
    O seu trabalho realmente é maravilhoso!!!!!
    Parabéns por seu talento… sou sua fã!!!!
    Beijos

    Kari – Santa Joana

  • Jaque diz: 18 de fevereiro de 2010

    Eu amei a entrevista…
    Mas vc sabe que os toys brigadeiros são meus favoritos…
    Vou querer te conhecer na Mega Artesanal 2010.
    Bjos Jaque.

  • Margarete diz: 18 de fevereiro de 2010

    Parabens,uma grande artesa que pelas suas peças transmite paz,carinhos e muito…muito amor e o que sinto e me inspiro a criar,pena que moro longe mas amaria conhece-la,fique com Deus,beijos

  • Sofia Melo diz: 18 de fevereiro de 2010

    Olá Ana!!
    Adorei a sua entrevista!
    É bom saber um pouco mais e você!!
    Tudo de bom!!
    Jocas,

  • Ge diz: 18 de fevereiro de 2010

    Oi Ana, olha eu aqui outra vez, amei a entrevista,é bom conhecer um pouquinho das nossas “amigas”, muito lindo seu noel…bjks

  • YONÁ diz: 19 de fevereiro de 2010

    OLÁ ANA!DESDE QUE CONHECI SEUS TRABALHOS FIQUEI FASCINADA POIS ADORO MISTURA DE CORES E CORES ALEGRES .ADOREI SUA ENTREVISTA,É SEMPRE MUITO BOM CONHECER HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE DESCOBREM DENTRO DE SI UM DOM QUE ANTES NÃO SABIAM.MEUS PARABÉNS CONTINUE ASSIM.COM CARINHO E ADMIRAÇÃO YONÁ

  • YONÁ diz: 19 de fevereiro de 2010

    OLÁ ANA!DESDE QUE CONHECI SEUS TRABALHOS FIQUEI FASCINADA POIS ADORO MISTURA DE CORES E CORES ALEGRES .ADOREI SUA ENTREVISTA,É SEMPRE MUITO BOM CONHECER HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE DESCOBREM DENTRO DE SI UM DOM QUE ANTES NÃO SABIAM.CONTINUE ASSIM.COM CARINHO E ADMIRAÇÃO .

  • Ana Claudia diz: 20 de fevereiro de 2010

    oi Ana,
    Parabéns, a entrevista foi otima…
    Sucesso, admiro muito vc,

    Ana Claudia.

  • angelica diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ana sou super admiradora do seu trabalho. Quando comecei a frequentar fotologs o seu me encantou.Dai sumiu! Encontrei voce de novo por acaso no Fliker.Que alegria! Agora voce com força total.Fico muito feliz.Sua criatividade é muito especial:criatividade de quem é artista mesmo. Até no nome de sua marca, está evidente esse detalhe. Amei sua entrevista.Sucesso cada vez maior para voce.
    Abrcs

  • Denise Pimpão diz: 1 de março de 2010

    Perfeitossssssss……agradáveis de olhar….

  • Sabrina Filgueira diz: 4 de março de 2010

    Amei!
    Me emocionei!
    Me inspirei!
    Me identifiquei!
    Tudo de bom!
    Devinitivamente, sou sua fã, menina!

    Biscuibeijos! ^^

  • Renata diz: 12 de março de 2010

    Adorei a entrevista! A Ana é mesmo um talento!
    Tenho uma grande admiração pelo trabalho dela…impecável!
    Fora que é sempre muito simpática! Parabéns, Ana! Parabéns, Baú!

  • Alline Link diz: 24 de março de 2010

    Amooo os trabalhos dela. Minha filha com 10 anos começou a fazer biscuit e se inspira muito nos toys que ela faz. Ela fica louca com tantas coisas lindas, e eu tambem e claro. Quero dar parabens pelo trabalho lindo que vc desenvolve e dizer que sou sua fa. bjs

  • julie diz: 6 de julho de 2010

    Hola , me encantaron todos sus trabajos son preciosos,que Dios te bendiga por tener tanta creatividad,me gustaria que me diera contesta ya que estoy empezando hacer algunas cosas en porcelanafria. Me gustaria tener amistad con usted para que me pudiese orientar como hacer los imanes porque me gustaron mucho. con carino Julie

  • Ana Paula Sloboda diz: 7 de setembro de 2010

    Que coisa mais maravilhosa!!, trabalho muito lindo e muito gostoso de se ver!!
    Parabéns!!

  • Maria de Fatima esteves da Silva diz: 9 de outubro de 2010

    Nossa!!!! Parabens!!!! Que maravilha ver todos esses trabalhos.
    Que massa perfeita.Como eu gostaria de conseguir fazer as peças ficarem tão lizinhas rsrsr .
    Ah!!! como foi bom ter visto tanta beleza!!!
    bjs.

  • norma suely diz: 3 de janeiro de 2011

    MINHA QUERIDA VC ESTA DE PARABÈNS VC TRABALHA MUITO BEM QUERO SER SUA AMIGA POIS ESTOU INISIANDO E PRECISO DA SUA AJUDA MINHA AMIGA BJSSSSS ENTRA NO MEU E-MAIL SIM AMIGA

  • denise diz: 25 de maio de 2011

    Ana adorei a entrevista não conhecia mas agora conheço seu trabalho e pode ter certeza ganhou mais uma admiradora, que papai do céu te abençoe sempre sempre e parabens pelos trabalhos lindos que fico horas olhando e que serve como fonte inspiradora
    bjs flor fik com Deus

  • marcia tonin diz: 26 de maio de 2011

    Olá, adorei o seu trabalho, vou até copiar o seu palhacinho, posso? Vc realmente tem muito bom gosto
    parabéns

  • amelia diz: 30 de setembro de 2011

    Parabens, nunca, nem em sites estrangeiros vi tanta criatividade e bom gosto.

  • Simone diz: 2 de dezembro de 2011

    Bom dia, Ana. Não tenho tantas palavras para dizer de seu trabalho….. mas posso resumir em 4! Talento , magnífico, caprichado e sem palavras!! Amei seu trabalho. Parabéns mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • liliana diz: 20 de junho de 2015

    Están hermosos los trabajos solo que seria bueno que todas las paginas tenga para traducir al idioma del que esta mirando,es algo que completaría estas hermosas paginas,gracias por compartir tantas cosas bellas.

Envie seu Comentário