Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrevista com Micheline Matos

03 de maio de 2010 42

Bom Dia meninas, como foi o findi??? O meu foi de folga e foi maravilhoso…

*
E aqui estou para mais uma semana e hj com uma entrevista encantadora, um trabalho super delicado, mimoso, cuidadoso, cheio de cores, formas e que contagia.
Convido todas para conhecerem o talento de Micheline.

*

**

*

Nome: Micheline Matos
Cidade: São Paulo
Marca: Samariquinha
Onde encontrar: http://www.flickr.com/photos/samariquinha

*

*

Como você começou?
Na verdade eu comecei no artesanato fazendo bijouterias com pedras, depois pintando luminárias de vidro para velas, até que o bordado entrou na minha vida e não saiu mais. Minha mãe e minha avó foram as maiores incentivadoras desse caso com as linhas. Depois fiz uma oficina com Marta Dumont, depois de ver uma exposição de quadros da família Dumont, conhecida por ilustrar livros de escritores famosos com seus bordados. Como eu não costurava, comecei a costumizar camisetas com bordado. Logo em seguida minha vida deu uma guinada e terminei vindo morar em São Paulo e aqui aprendi a costurar também numa oficina entre amigas do Flickr. Aí, posso afirmar que a Samariquinha se divide em dois pontos. Antes de depois da costura. Eu tinha um verdadeiro pavor de furar meu dedo na maquina! Minha família é de grandes costureiras e artesãs, mas eu nunca havia me interessado.Até que minha mestra, Jô Rodrigues http://www.flickr.com/photos/jorodrigues/ apareceu para plantar sementes que hoje me rendem lindos frutos.

*

*

Você busca inspiração onde?
Adoro viajar e é nas minhas viagens que garimpo os tesouros que uso no meu trabalho: As rendas de diversos tipos. Sou cearense e faço questão de misturar a renda a outros materiais que dão vida as minhas peças.Também não posso deixar de comentar que no flickr existem trabalhos incríveis e inspiradores. Mas a inspiração pode vir de qualquer canto, de um detalhe na roupa de alguém, de um quadro que vejo, adoro exposições de arte.

*

*

Você acha facil encontrar os materiais que usa?
Eu uso materiais nacionais, pois tenho pouquisssimos tecidos importados. Não que eu não goste. É uma questão de preço mesmo, os importados chegam a custar quatro vezes mais. Acho que o Brasil tem um mercado têxtil e de aviamentos bacana. Minha mãe confecciona todos os fuxicos, flores, e aplicações de crochê e me manda lá do Ceará.

*

*

No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?
Na criação o que mais dá trabalho para mim é a parte de desenhar a peça, ou seja, colocar no papel a minha idéia, mas como estou cursando moda e nesse momento aprendendo desenho, isso tem facilitado um pouco a minha vida. Como trabalho demais com peças únicas, os travesseiros, por exemplo, são peças personalizadas.Tento transformar um questionário respondido pela cliente numa peça. A parte que mais me envolve é quando eu já montei e costurei e tenho que aplicar as texturas, bordados, botões, aviamentos. É o que mais curto fazer.

*

*

O que te motiva a ser crafter?
Ser craft nunca foi meu sonho. Eu como jornalista, sempre fui muito prática e meus sonhos passavam por essa profissão, mas durante uma temporada na Espanha eu senti que a arte ia fazer parte da minha vida. Desde que voltei para o Brasil em 1998, fui trilhando um novo caminho, virei jornalista artesã. Diga-se de passagem que faz um ano e meio que meu trabalho tem sido somente no atelier Samariquinha.

*


Eu com uma rendeira em Fortaleza

*

Já teve algum dia, em que não teve inspiração? O que procura fazer?
Acho que todo mundo já passou não só um, mas vários dias em que acorda sem  inspiração alguma, mas quando isso acontece vira um desafio e eu adoro desafios. Deixo por um momento aquele trabalho de lado e vou ver uma revista, dar uma volta, fazer outra coisa, escrever nos meus blogs, brincar com meus cachorros…Depois volto e sigo.

*

*

Onde costuma vender seus produtos? A internet pra vc é fundamental, pq?
Eu já participei de feiras, mas nunca tive um retorno muito satisfatório, pois o meu forte são as peças personalizadas e essas só por encomenda, mas estou revendo isso também. Não tenho loja e no momento nada para pronta entrega, pois, trabalho sozinha. A Internet é o meu melhor canal sim e ando amadurecendo a idéia de montar uma lojinha virtual.

*

*

Como é a sua rotina?
Minha rotina é simples, como o ateliêr fica na minha casa é preciso ter disciplina, coisa que ainda estou aprendendo, pois misturamos muito as coisas de casa com o trabalho e muitas vezes por falta de organização deixamos de atender mais clientes. Agora como estou estudando tenho que ter tempo para me dedicar também ao curso. Mas não reclamo, muito pelo contrario, trabalhar em casa hoje em dia é mesmo um luxo.

*

* 

Gostaria de dar uma dica para iniciantes
Para quem está começando eu não tenho muito o que dizer pois ainda tenho demais o que aprender , mas acho que perseverança, dedicação, estudo e curiosidade são imprescindíveis nessa área. Mas posso afirmar uma coisa, fácil não é!

*

*

Comentários (42)

  • Mari Lopes diz: 3 de maio de 2010

    Amei a entrevista Mi….. nossa que talento Micheline, PARABÉNS.

  • Mari diz: 3 de maio de 2010

    Bom dia Michele. amei essa matéria tudo de bom…me anima muito em continuar aprendendo e tentando fazer minhas artes…rsrsr bjão a todos.,

  • Carla Pianchão diz: 3 de maio de 2010

    Conheço a Micheline, apenas pela net, mas é como se a conhecesse pessoalmente.
    O trabalho que ela faz transborda sensações, e mostra para quem quiser ver, o carinho que ela tem com cada peça.
    Sempre carinhosa e atenciosa com todas que passam para literalmente admirar seu trabalho.
    Fiquei muito feliz em vê-la por aqui contando pra gente, com esse sorriso contagiante, o que é ser uma artesã de verdade.
    Parabens Mi…
    bjs…♥

  • Fernanda Sellan diz: 3 de maio de 2010

    Amei a entrevista e as peças! Uma mais fofa que a outra!!!

    Parabéns as duas!!!

    Bjss

  • Édna Antunes diz: 3 de maio de 2010

    Amei a entrevista, muito bom conhecer mais um pouquinho da Mi =D

    O trabalho dela é mesmo sensacional!!!

    bjokas p vcs duas =))

    Édna

  • Alexandre Heberte diz: 3 de maio de 2010

    Eu sou apaixonado pelos trabalhos da Micheline Matos, Samariquinha é: riqueza de detalhes, sutileza, leveza, primor que reler os clientes. Vê-los ao vivo ou aqui virtualmente é sempre inspirador. Parabéns pela entrevista. Adorei.

    Alexandre Heberte.

  • Vânia diz: 3 de maio de 2010

    Parabéns Micheline…adorei a entrevista e seu trabalho é lindo!!!
    bjs
    Vânia

  • Léla diz: 3 de maio de 2010

    Esses bordados pecam pelo excesso de delicadeza e criatividade… rsrs!!! Ou seja, são simplesmente “gostosos”!!!
    Michele, tuas entrevistas estão me deixando com mais e mais vontade de me aposentar logo, só para poder brincar de artesã. Beijos.

  • Silvana Matos diz: 3 de maio de 2010

    O trabalho da Micheline é como ela, muito delicado, original e alegre. As peças são lindas. Parabéns e muita prosperidade em seu trabalho. bjs
    Silvana Matos.

  • Kátia Volkmer diz: 3 de maio de 2010

    Ela consegue expressar através de seu trabalho toda sua delicadeza, e o principal, usando produtos do nosso país, que são maravilhosos e fazem toda a diferença em suas peças.
    As rendas são um encanto, o crochê outra maravilha, as frases…enfim, a mistura de tudo isto, aliada ao grande talento da Mi só podiam ser suceso.
    Sou fã desta menina, que além de linda é humilde, atenciosa e muito talentosa!!!!!!!
    Katia Volkmer ( Fkickr )

  • Josefa do Carmo Rodrigues diz: 3 de maio de 2010

    O trabalho da Mi é encantador e é impossivel não se apaixonar por “ele”.
    Em seus trabalhos ela deixa a mostra toda a sua meiguiçe e delicadeza e isso qualquer um pode notar.
    Conhecer a Micheline, pra mim foi mesmo um presente de Deus e eu agradeço sempre por isso. Na verdade pra mim ela é quase uma filha e eu tenho muito orgulho dela.
    À Michele quero dar os parabéns pela escolha da entrevistada. Não podia começar a semana de maneira mais apropriada.
    Portanto meninas, sigam em frente, e continuem nos presenteando com segundas feiras tão agradáveis
    Beijos coloridos

  • Déda Wickert diz: 3 de maio de 2010

    A Mi é tudo de bom!!
    Criativa, inspiradora e sempre pronta para uma palavra de incentivo e carinho!
    Parabéns Mi, sou fã do seu trabalho!

  • Fernanda diz: 3 de maio de 2010

    Parabéns à Micheline pelo lindo trabalho. Podemos observar nas peças toda sua delizadeza, capricho e criatividade!!! E parabéns ao site pela divulgação!! Abraço e muito sucesso!!!! E só posso mesmo concordar com os comentários sobre a Mi… ela é TUDO DE BOM!!!!!! Linda por dentro e por fora!
    Fer!!!

  • micheline matos diz: 3 de maio de 2010

    Michelle s´´o tenho a agradecer pela entrevista, ficou linda!Obrigada mesmo pela oportunidade!Obrigada a todos que deixarem seus comentarios e os convido a ir até o meu flickr e ver todas as fotos das minhas peças!Micheline

  • Letícia diz: 3 de maio de 2010

    Oi Michele,
    tem um selinho pra vc no meu blog ^^ … bjos
    http://www.questaodebomgosto.blogspot.com

  • Nadia Starikoff diz: 3 de maio de 2010

    Micheline, que alegria ver teu trabalho lindo e maravilhoso sendo reconhecido! Parabéns! Esta energia que vem de ti é cheio de energia e contagia a todos…; )
    bjokas
    ; )

  • Cláudia diz: 3 de maio de 2010

    Miiiiiii!!!!

    Que bom! Minha amiga está ficando famosa! :-)))
    Querida, vc sabe o quanto admiro seus trabalhos e, em especial, sua coragem de se dedicar ao que realmente ama fazer. Isso é para poucos! Parece que nossa profissão (jornalismo) anda sofrendo “baixas” significativas…rs Em compensação, o mundo da arte, da cultura e da espiritualidade está se desenvolvendo bem com novos talentos! ;-)

    grande beijo!

    Cláudia (Bicho Fofo)

  • Regina ferretti diz: 3 de maio de 2010

    Mi parabéns, seu trabalho é realmente um mimo.

  • Lu Jordão diz: 3 de maio de 2010

    Não conhecia o trabalho de Micheline nem o Baú de Idéias! Lindo encontro. Lindo o espaço e a entrevista foi um luxo. Os trabalhos da artesã chamam nossos olhos e nosso coração pela delicadeza e força! Só a arte tem esse poder de unir delicadeza e força. Parabéns às duas! Beijos – Lu Jordão

  • Isabelle Vieira diz: 3 de maio de 2010

    Já conheço o trabalho da Mi desde quando ela pintava em vidro. Tenho, inclusive, uma peça linda. Ela sempre foi supertalentosa, com bom gosto e delicadeza. Tá de parabéns! Beijos.

  • Valéria diz: 3 de maio de 2010

    Olá Michele!!!!, a entrevista tá super gostosa ,leve……. e os trabalhos de M. Matos são simplesmente celestiais!!!! , obrigada por nos apresentar tantas coisas lindas, e tantas pessoas mais lindas ainda.

    Besitos
    Valéria

  • Mileide diz: 3 de maio de 2010

    Parabéns Mi, pela entrevista. Além de admirar o seu trabalho a um certo tempo. Também passei a admirá-la quando nos conhecemos. Hoje tenho um lindo trabalho seu enfeitando o meu quarto e me inspirando nos momentos necessários. É acordar, ver aqueles passarinhos voando, cantando e uma janela musical com uma linda canção. O dia já começa melhor!!!
    Bjs,
    Mi.

  • Sidnea Cunha diz: 3 de maio de 2010

    Micheline, parabéns pela entrevista!
    Cada dia que passa fico mais encantada com seus trabalhos, a delicadeza de cada um. Sempre passo pelo seu flickr para apreciar suas peças.
    É um orgulho para mim ser sua conterrânea.
    Beijos!!!

  • MariBR diz: 4 de maio de 2010

    Meninas,
    Conheço o trabalho da Mi desde que entrei no Flickr. E tenho orgulho em dizer que, de longe, ‘presenciei’ o crescimento e desenvolvimento dela como crafter.
    Ela tem muita criatividade e força.
    Tanto que o trabalho dela é reconhecível aonde quer que ele esteja.
    Todos são trabalhos únicos, incríveis, que transparecem romantismo, carinho e cuidado.
    A Mi, assim como o seu trabalho , é mesmo muito especial.
    Parabéns, Mi.
    MariBR

  • Milene diz: 4 de maio de 2010

    Adorei a entrevista com a Mi, lembrei que quando éramos crianças em Brejo Santo, lá no Sul do Ceará, tivemos uma professora do primário que não elogiava nossos desenhos. Mais tarde a Mi se referia a isso como uma coisa a ser superada. E como superoooou!!!!! Fico sempre emocionada quando vejo seu trabalho tão primoroso e delicado. E hoje sinto uma pontinha de tristeza porque aquela professora que não sabia ver nossos talentos artísticos pode ter feito adormecer tantos outros/as artistas por aí. Que bom que você foi teimosa e acreditou no seu dom. Acho que isso é um ensinamento maravilhoso da vida – é importante acreditarmos nos nossos dons. Beijos Mi!!! E parabéns à Michele também por seu trabalho (e vi que vc tb buscou inspiração para aproveitar bem a sua criatividade!)

  • magda morais diz: 4 de maio de 2010

    Parabéns Micheline pela entrevista e ao Baú de Ideias pela divulgação do trabalho cheio de originalidade que essa minha querida amiga faz. Fico muito feliz ao ver seu nome ecoando e sei que ainda irá muito mais longe com toda a boa energia que atrai amigos e a garra que lhe impulsiona a seguir sempre em frente. Muito sucesso pra você, o universo está sempre retribuindo aquilo que plantamos, sentimentos e ações boas retornam sempre.

  • Suzane diz: 5 de maio de 2010

    Mi!! Parabéns pela entrevista!! Vc merece todo esse carinho!! Quando conheci a Micheline ela era a namorada do “Alemão” irmão do Carlos, amigo de infância do meu marido, ela chegou em casa viu o trabalho em Patchwork da minha sogra e se apaixonou, disse que morria de medo da agulha, mas que iria aprender a técnica, daí por diante não parou mais, suas criações são lindas e muito criativas, cheias de detalhes!! Adoroooo o seu trabalho!! É uma pessoa muito talentosa!! Parabéns!!! Beijos. Su.

  • Patricia diz: 5 de maio de 2010

    Lindo teu trabalho, super delicado, único.
    Parabéns.

  • Janice Matos diz: 5 de maio de 2010

    Olha a Samariquinha ai gt!!!!!
    Mi Parabéns! Como te disse a Samariquinha já nasceu sucesso e será mt mais. Seu trabalho é lindo e essa ideia da lojinha é ótima. Vai fundo pq tem td p/ dar certo. Q Deus ilumine ainda mais teus caminhos.
    Sucesso minha irmã querida.
    Bjão!

  • Danielle Huebra diz: 6 de maio de 2010

    Mi, parabéns pelo teu trabalho !!!!!!
    A Samariquinha é criativa e original, como você !!
    Desejo muito sucesso e energias positivas sempre em tudo o que vc fizer !
    Beijos !!!

  • ana christello diz: 7 de maio de 2010

    Parabens Micheline
    Seu trabalho é muito lindo..!!!
    Sucesso sempre..!
    bjoooo

  • Laura diz: 8 de maio de 2010

    O trabalho da Mi é de uma criatividade, delicadeza e capricho incríveis !
    E tb um reflexo da pessoa linda que ela é.
    E tudo isso merece muito sucesso !
    Bjs e parabéns pela matéria. Ficou ótima!!

  • Luiza Franco (PB) diz: 8 de maio de 2010

    Adorei a entrevista. As peças da Samariquinha retratam toda a sensibilidade, beleza, delicadeza e o talento da sua criadora, uma mulher especial, além de amiga queridíssima.

    Parabéns! Amiga!!!!!!!!!

    Saudades.

  • Mônica de Godoi diz: 12 de maio de 2010

    Mi, querida, você sabe que sou sua fã! Parabéns!! Por tudo!
    Beijo grande
    Mônica

  • Zacharias Bezerra de Oliveira diz: 1 de junho de 2010

    Mi,

    Que bom vê-la brilhar profissionalmente naquilo que mais lhe encanta fazer. É com orgulho que recordo nosso trabalho na Adital. Idas e vindas suas e depois idas de nós dois, cada um para o seu canto e encanto. Bom, muito bom saber que você encontrou o se caminho, sempre nas artes, sim, porque escrever e fazê-lo bem também é uma arte.

    Sorte. Beijos

    Zacka

  • CRAW diz: 13 de junho de 2010

    explicado!!!!
    Uma artista das agulhas e tecidos com formação em jornalismo. Uma contadora de historias!!!

    Escreve um livro assim, eu quero!!!!!

    Tudo lindo, de cair o queixo
    Tua estrela nasceu pra brilhar, sou afã desde que vi o primeiro trabalho, e isso tem uns 15 minutos atras, rs.

    Beijos

  • Paloma diz: 9 de janeiro de 2012

    Olá…
    Vocês uniram minhas 2 Paixões… Corujas e Engenheiros do Hawaii,

    Bjoks

  • Regiane Santos Sodré diz: 23 de março de 2012

    Gostaria de ter o contato da Micheline, pois quero fazer uma encomenda e nem sei seu telefone e não acho o seu e-mail em lugar nenhum…. Obrigada pela atenção. Regiane Sodré

  • Paloma Luci Peixoto Azevedo de Mendonça diz: 29 de maio de 2012

    Linda sua arte,o continue sempre,que Deus te abençoe.

  • Denise dos Santos Manochio Cavalcante diz: 5 de agosto de 2012

    Olá Michele
    Procurando umas almofadas diferentes para minha nova casa achei seu site e simplesmente fiquei encantada com tantas coisas bonitas e diferentes, parabéns!
    Fiquei interessada em obter o produto, como faço para ter essas lindas almofadas?
    Moro no Rio de Janeiro se pder envie para meu email como procedo para obtê-las,ok?
    Que você crie mais e mais coisinhas lindas…
    bjO
    Denise

  • Gilmeiry salviano diz: 18 de setembro de 2013

    Adorei seu trabalho!!! Já pensou em fazer um livro infantil? Que tal falar um pouco de sua terrinha?Bjs

Envie seu Comentário