Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrevista com Cristina Tronco

15 de junho de 2010 6

Eu era daquelas pré adolescentes
que todo ano tinha uma “agenda” (e a cada
ano ela ficava mais gordinha). Colava fotos,
adesivos, papel de bala e enfeitava
com canetas coloridas. Também sempre fiz
artesanato (passei pelo ponto cruz, folk art,}
cartonagem, patchwork, etc). Um dia, olhando
livros de artesanato, me deparei com um de
scrap e fui pesquisar mais sobre esta técnica.
Na internet encontrei o site www.scrapbookbrasil.com,
onde aprendi muito e hoje sou do Time de Design
deste fórum. Desde que descobri o scrap, me
tornei fiel a este hobbie, que integra minhas
maiores paixões: artesanato, fotografia e memórias.

Cristina Tronco (Tininha)

*

Você busca inspiração, onde?
Na internet, principalmente. Hoje em dia tem muitos blogs e foruns (nacionais e internacionais) com trabalhos lindos e dicas bem explicadinhas.

*

E os materiais, tem dificuldade para encontrar?
Moro em Porto Alegre, e aqui temos várias lojas especializadas em scrapbooking. Digo várias (são em torno de 3) pois sei de regiões do Brasil que não tem nenhuma! Mesmo com facilidade para encontrar os materiais, não é tão fácil adquirí-los, pois o preço é bem salgado! A maioria do material é importado, e as taxas e o lucro das lojas faz com que o produto chegue aqui (no mínimo) 4X mais caro do que se comprássemos nos EUA.

*

*

Como é a sua rotina?
Enlouquecida! rsrsr. Eu faço mestrado em psicologia pela UFRGS. Isso por sí só já me demanda uma dedicação quase exclusiva. Além disso recebo várias encomendas de scrapbooking de todo o Brasil, faço parte do Time de Design do maior site de scrapbooking aqui do Brasil (www.scrapbookbrasil.com) e administro meu blog (http://atelierdatininha.blogspot.com) produzindo novo trabalhos, dicas e passo a passos para manter sempre atualizado. Estou ainda me inserindo no mundo da fotografia, fazendo cursos, investindo em equipamento, mas com muita calma, pois quase não sobra tempo! Ainda tenho meu namorado, minha família e meus amigos para conviver, e minhas atividades de lazer (leitura e seriados). Resumindo, não tenho uma rotina muito programada, pois estou sempre fazendo “tudo ao mesmo tempo”.

*

*

Qual peça significa/significou mais pra você?
Que difícil isso hein? acredito que esse mini album “com cheirinho de café” (foto acima). Pois planejava fazer um trabalho dedicado a minha paixão pelo café ha muito tempo, até que veio a ideia desse mini e fez bastante sucesso (eu disponibilizei o passo a passo do mini e da flor e muita gente me escreve elogiando e agradecendo até hoje). É o meu xodó!

*

*

No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?
Pra mim, é escrever o journaling. O journaling no scrapbooking é o texto da página ou do mini album!
Eu gosto de relacionar bem este texto aos sentimentos e lembranças, mas colocar isso em palavras parece sempre muito dificil!

*

Já teve algum dia, em que não teve inspiração? O que você fez?
Sim! As vezes esgota! daí eu vou ver um seriado, folhear um livro, olhar os materiais antigos… sempre surge uma ideia nova! Mas normalmente, inspiração transborda, o que falta é tempo!

*

Quando está desenvolvendo uma peça, você costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?
Gosto de ouvir música ou ver seriados. Deixo rodando no meu note enquanto trabalho.

*

*

O que te motiva a ser crafter?
A possibilidade de criar. De ter ideias e transformá-las em algo concreto! De poder dividir com os outros e aproveitar inspiração dos outros também! De colorir, e deixar tudo mais bonito (sem tirar os pés do chão, claro)… Especialmente, de registrar memórias.

*

Qual o tipo de peça que costuma fazer mais?
Mini-Albuns, é o que mais gosto de fazer, tanto para mim, quanto encomendas e presentes. Mas também faço muitos diários de viagem e livros de assinatura (para encomendas)

*

*

Como costuma divulgar seu trabalho?
No meu blog, principalmente.

*

Dica para quem está começando
Não saia comprando tudo, nem fazendo mil cursos. Comece com o material básico, faça um curso básico e aos poucos você vai percebendo no que sente necessidade de investir e aprofundar! Use e abuse do que tem disponível na internet! Tem verdadeiras aulas gratuitas. Ao longo do tempo você “se acha” e descobre no que realmente vale a pena investir!

 

E ai gostou? Quer conhecer os outros trabalhos ou encomendar alguma das lindas criações da Tininha? Basta acessar o blog pessoal dela http://atelierdatininha.blogspot.com/.

 

E pra você que gostou da técnica não pode perder na edição de quarta-feira do Jornal A Notícia (caderno Morar) o passo a passo que Cristina estará ensinando. Corra já pras bancas e adquira o seu exemplar!!!!

 

Comentários (6)

  • Deizi diz: 15 de junho de 2010

    Nossa que fofo esse trabalho da Cristina!. Tudo muito bem feito! Parabens para ela.!

  • cristina tronco diz: 15 de junho de 2010

    querida!
    obrigada pela entrevista!
    beijao

  • Micheli diz: 16 de junho de 2010

    Gostaria de entender o que é scrap, porque na entrevista não ficou muito claro.
    Um grande abraço pois adoro esse espaço Baú de Idéias.

    Resposta do blog Baú de Ideias
    Scrapbooking é a tendência mais quente e vibrante de artesanato em papel. Scrapbooking é a arte de criar álbums da memória com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas, entre outros itens

  • Elaine diz: 18 de junho de 2010

    Sou super fã da Tininha, há muito tempo… e realmente, o trabalho dela que me chamou atenção a princípio foi esse mini fofo de café. Faço muitas flores inspiradas nessa, sempre. Tininha, parabéns pelo sucesso!!! Que venha muito mais, sempre! Bjs!

  • Dani Toscano diz: 18 de junho de 2010

    Sou uma admiradora do trabalho da Tininha.
    Na verdade, o blog dela foi que me despertou para o scrapbooking.
    Os trabalhos dela são maravilhosos e ela é uma fofa quando compartilha tudo que aprende com àqueles que acompanham seus trabalhos.
    Parabéns Tininha e parabéns ao Baú de ideias.
    Bjus

  • Ione Juce diz: 26 de maio de 2011

    Tininha,
    Adorei seu Blog, sou cearense, moro em Juazeiro do Norte-Ce, tenho uma loja que o pessoal adora procurar novidades
    e para o dia dos namorados nem se fala, tenho que me desdobrar, me virar para arranjar novidades, novidades, e novidades, é um sufoco, estou em tempo de enloquecer para arrumar muitas novidades que façam o diferencial, adoro
    scrap, mas nunca fiz nem um álbum, apesar de adorar fotografia, gostaria muito de umas dicas para iniciar nesta arte,
    tenho algumas revistas mas acho que se pudesse fazer um curso ou coisa parecida seria de grande valia. E sobre as novidades para o dia dos namorados o que vc teria? Posso copiar alguma coisa do seu blog?Se vc tiver algum modelo de cartões com chocolates, ou caixas, mini álbuns com algumas dicas, se puder me enviar ficarei muito agradecida.

    Abraços,

    Ione Juce

Envie seu Comentário