Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrevista com Gracinda Araujo

17 de agosto de 2010 6
Esta história vem de longe, fiz um curso bem simples de corte e costura muito novinha, aos 13 anos, porque sempre quis fazer minhas próprias roupas, mas na verdade aprendi mesmo com revistas do ramo e muita curiosidade. A Marca Flor do Céu surgiu em 2007 quando comecei a fazer bijuterias e criei o blog “Flor do Céu Acessórios” www.flordoceuartes.blogspot.com no ano seguinte minha irmã e incentivadora Jane – Meninna Rosa (www.flickr.com/meninnarosa; www.meninnarosa.blogspot.com), quando em férias em minha casa na Bahia, me presenteou com uma placa, uma régua, um cortador, alguns tecidinhos, termocolante e três revistas de patchwork, me fez uma explicação “super básica” sobre patchwork, e desde então me apaixonei por todo este mundo craft de tecidinhos, mimos e coisinhas fofas.

Na foto Gracinda (blusa vermelha) e Jane (sua irmã)

*

*

Você busca inspiração?
Em tudo que vejo no meu dia a dia, principalmente nas coisas que mais gosto de fazer, como cuidar de minhas orquídeas, jardim, gatos … e claro, na internet.

*

E os materiais, você encontra com facilidade?
Como moro em Porto Seguro/BA praticamente todo o material que utilizo é comprado por minha irmã Jane que mora em São Paulo/SP e envia para mim.

*

*

Como é a sua rotina?
Sou funcionária pública e trabalho de segunda a sexta-feira, até as 17:00 horas, tento atualizar diariamente um blog que tenho sobre decoração www.sonharmaisumsonho.blogspot.com, e somente aos finais de semana é que me dedico as costuras.

*

Qual peça significa e/ou significou mais pra você?
Tenho um carinho especial à primeira carteira que fiz utilizando os materiais de patchwork que ganhei (cortador, placa, termocolante, e etc..) e que na época, nem sabia manusear ainda, mas o resultado me agradou muito e me proporcionou a confiança necessária para querer fazer muito mais.

*

*

No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?
A parte mais complicada pra mim é combinar as estampas e cores, acho sempre que um outro tecido ficaria melhor que o primeiro, depois, na máquina de costura, que é minha parte preferida e onde tudo acontece.

*

Já teve algum dia, em que não teve inspiração? O que fez?
Sim, mas na maioria das vezes o que mais me atrapalha é o cansaço, não diria falta de inspiração. Como trabalho diariamente, só sobra os finais de semana para dedicar-me às costurinhas.

*

*

 

Quando está desenvolvendo uma peça, você costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?
Prefiro o silêncio, assim consigo organizar as idéias.

*

O que te motiva a ser crafter?
Sem dúvida o que me motiva é a satisfação de ver meu trabalho prontinho e lindo, já que sou a maior fã do que faço. É meu momento em que o efeito torna-se como uma terapia pra mim, é ótimo ter a liberdade em fazer o que der na cabeça, no meu tempo, na minha hora e só ter tecidinhos lindos ao meu redor.

*

*

Dica para iniciantes
Tentar, tentar sempre, com perseverança e dedicação. Uma boa dose de curiosidade também é sempre muito bem vinda e a palavra “desistir”, humm…exclua de sua mente, verá que a cada dia fará as coisas com mais perfeição e muito melhor que a primeira.

 

*

E ai adorou? Eu adorei essa menina, talentosa e super querida. E para quem quiser conhecer outros trabalhos dela basta acessar www.flickr.com/flordoceu.

*

E para você que acompanha a coluna impressa no Jornal A Notícia, se prepare para correr as bancas, pois a edição de amanhã vem com um pap muito lindo que a Gracinda nos ensina. Por enquanto curtam a foto abaixo, mas não esqueça de adquirir um exemplar para aprender. (Jornal A Notícia, caderno morar, edição de quarta-feira)

Comentários (6)

  • Patricia Santos Silva (PatFazArte) diz: 17 de agosto de 2010

    Queridaaaaaa!!!! Que legal vê-la aqui!!!! Amei sua entrevista!!! Seus trabalhos são lindos e merecem todo reconhecimento do mundo!!!
    Conhecendo você de algum tempo, acompanhei muitos dos seus trabalhos que sempre foram muito caprichados…assim como seu jardim que sempre foi um exemplo e em tudo que fazia sempre com muito carinho e dedicação!!!
    Agradeço por ter montado meu blog e por todo incentivo que me dá também no meus trabalhos artesanais!!! Pretendo fazer dele, se Deus quiser, o meu meio de vida definitivamente e sei que com dedicação e força de vontade irei conseguir fazer desse sonho uma realidade!!!
    Desejo que tenhas suce$$o sempre e que tenha muita realização mexendo com o que gosta e sabe fazer com perfeição!!! Parabéns!!!
    Um beijo grande da amiga
    Patricia (PatFazArte)

  • Jane Melo diz: 17 de agosto de 2010

    Cinda, parabéns!!

    Fiquei muito feliz com a grata surpresa de ver o seu trabalho reconhecido!! Você merece isso e muito mais!!!

    Obrigada por me incluir neste momento, mas tudo isso é fruto da sua dedicação e talento.

    Espero que seja apenas o início de uma trajetória de muito sucesso.

    Bjs de sua irmaã , Jane Melo.

  • Amanda diz: 18 de agosto de 2010

    Oi Michele, parabéns pela seção de entrevistas, adoooro.
    Amei os trabalhos da entrevistada da semana, simplemente lindo!!
    bjo

  • Geisa diz: 18 de agosto de 2010

    Um encato…

    Cada entrevista traz uma nova inspiração para meus trabalhos, este é um espaço encantador!
    Parabéns e sucesso.

  • Eliana Lima diz: 2 de outubro de 2012

    Seu trabalho é muito lindo, fique encantada parabéns e muito sucesso p/ vc.
    Gostaria muito de aprender a fazer essa necessaire de aplique cupcake.Se vc poder me enviar o video eu irei ficar muito feliz .Que Deus continue lhe abençoando sempre aguardo retorno Obrigada!!

  • tania solange diz: 6 de março de 2014

    ola boa noite, gostaria de saber se vc. vende seus moldes , tenho muitas perguntas

Envie seu Comentário